ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto “Camisinha Nota 10” é lançado no Campus Estância

Iniciativa, que foi aberta com uma palestra do professor Almir Santana busca incentivar o uso do preservativo nas relações sexuais e a feitura de testes rápidos contra o vírus HIV e as outras ISTs

às 18h57
Compartilhe:

Um projeto lançado no Campus Estância da Universidade Tiradentes (Unit) volta a chamar a atenção do público para a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, como forma de prevenção contra o vírus HIV (causador da Aids) e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Trata-se do projeto Camisinha Nota 10, iniciado nesta segunda-feira, 11, com uma palestra para estudantes, professores e colaboradores do Campus Estância. Ela foi ministrada pelo médico Almir Santana, professor do curso de Medicina da Unit e gerente do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

Além da realização de palestras, a iniciativa colocou caixas com preservativos masculinos e femininos à disposição do público, em pontos estratégicos. “É um projeto que visa expandir a oferta dos preservativos, tanto nos serviços da Unit, no Ambulatório e também nos sanitários do campus. É uma ideia que eu tive para facilitar o acesso aos preservativos e estimular a prevenção, começando pelos próprios estudantes”, explica Almir. O fornecimento dos preservativos será feito a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Estância. 

A palestra inicial da campanha, realizada no Bloco da Saúde, também trouxe informações e esclarecimentos sobre o que são as ISTs e o vírus HIV, as formas de prevenção e, principalmente, as formas de detecção destas infecções, através de testes e exames rápidos. “Existem duas novas profilaxias: a PEP, que é Pós-exposição ao HIV, e tem a PrEP, que é a Pré-exposição ao HIV. Então, a gente passou essa informação para tanto os colaboradores como para os estudantes, no sentido de que possamos divulgar que existem essas formas de prevenção ao HIV”, ressaltou o professor.

Alguns destes testes já estão sendo aplicados na rede pública de saúde da cidade de Estância e alguns alunos dos cursos de Saúde, incluindo os de Enfermagem e de Medicina, vão realizar projetos de extensão destinados à testagem do HIV. Ainda segundo o professor Almir Santana, existe ainda a possibilidade de uma parceria com apoio da Unit para que, em 2025, seja aberto um Ambulatório de Infectologia em Estância, o que permitirá o atendimento para moradores da cidade e da região que convivem com o HIV. 

Sem preconceitos

A palestra do projeto Camisinha Nota 10 teve a participação do coordenador do curso de Medicina em Estância, professor Jerocílio Maciel de Oliveira Júnior, e foi acompanhada por estudantes e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem e Direito, além de colaboradores do campus Estância. 

A estudante Ellen Amanda Gama Soares, do quarto período de Medicina, já conhecia o professor Almir Santana desde o Ensino Médio e se impressionou com a dedicação e coragem dele ao enfrentar o preconceito ainda existente na sociedade em relação ao vírus HIV. “A palestra foi um verdadeiro sucesso, conduzida de forma didática e educativa, proporcionando um espaço para desmistificar tabus, medos e preconceitos. O doutor Almir, com sua vasta experiência e compromisso com a saúde pública, ressaltou a importância crucial da prevenção como meio de reduzir os casos de AIDS na população”, diz Ellen, que será uma das participantes do projeto “Camisinha Nota 10”. “Certamente, ele agregará valor ao conhecimento dos alunos, colaboradores e de toda a população de Estância. O objetivo é claro: começar dentro da universidade e, eventualmente, alcançar todos os cidadãos estancianos, promovendo a conscientização e a saúde coletiva”, completa ela.

Para a secretária Leiliana Santos Cruz, que trabalha junto à diretoria do Campus, destacou que a palestra abriu um leque de possibilidades para os alunos criarem projetos de extensão e colocarem em prática as orientações passadas. “A palestra do professor Almir trouxe uma realidade triste, o aumento de casos de portadores de ISTs,  que acontece no Brasil e principalmente em nosso estado. Demonstrou a importância da conscientização das pessoas em relação ao uso de preservativo como forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis”, disse ela. 

Leia mais:
Alunos de Medicina participam de ação de conscientização contra ISTs e HIV
Pesquisa sobre saúde mental de pessoas com HIV é publicada em revista científica espanhola

Compartilhe: