ESTUDE NA UNIT
MENU

Treinador de ginástica formado pela Unit relembra intercâmbio na Espanha

Danillo Reis fez a licenciatura e o bacharelado em Educação Física na Unit, com mobilidade acadêmica na Universidade de Sevilha, na Espanha; hoje ele treina os atletas de base de um dos principais clubes do país, em Porto Alegre (RS)

às 21h26
Compartilhe:

Passar um tempo estudando no exterior é uma experiência que marca para sempre a vida de uma pessoa, e que a faz colher muitos frutos na carreira profissional e na vida pessoal. Um dos que passaram por esta experiência foi o sergipano Danillo Reis dos Santos, egresso do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit) e atual técnico de ginástica artística do clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), onde treina as atletas das categorias de base. Entre os anos de 2013 e 2014, ele fez um período de mobilidade acadêmica na Universidad de Sevilla, em Sevilha (Espanha), onde cursou algumas disciplinas, em regime de mobilidade acadêmica.

Na época, Danillo cursava o terceiro ano do curso e soube da possibilidade de fazer intercâmbio através de um professor que chamava a atenção para a importância de tirar boas notas nas disciplinas ao longo do curso, pois a média geral ponderada já era um dos critérios de seleção para o processo seletivo interno. “Ele falava sobre a coisa da Educação Física não ser um curso para ‘passeio’, que existia uma responsabilidade quanto a se formar um profissional e ele falou dessa possibilidade de intercâmbio. Isso realmente foi um divisor de águas que me fez entender, a partir do primeiro período, que tudo o que eu estava fazendo tinha como objetivo ser aprovado no intercâmbio”, lembra ele. 

A aprovação veio a partir de etapas que envolveram provas, entrevistas e análises de histórico escolar, levando em conta a participação em atividades extracurriculares. Em seguida, ele teve que enfrentar um longo processo para a emissão de um visto para permanência, pois havia naquela época uma crise diplomática entre Brasil e Espanha, devido a reclamações de deportações e maus-tratos das autoridades policiais contra brasileiros que passavam pelo Aeroporto de Barajas, em Madri. Até a aquisição do visto, o então estudante chegou a viajar cinco vezes até o consulado da Espanha no Recife (PE). 

Superado o processo burocrático, Danillo seguiu para Sevilha e conseguiu ser aprovado para cursar quatro disciplinas. Uma delas foi a de Ginástica Artística, que ele já tinha cursado na Unit. “É um esporte que eu sempre tive afinidade e muito interesse em seguir trabalhando. Solicitei essa disciplina para que eu pudesse viver dentro do ambiente das oportunidades da construção da perspectiva de ginástica artística de outro país. Sabia que não ia conseguir equivalência, mas que teria um retorno muito mais produtivo para mim, adquirindo mais conhecimento sobre essa modalidade, e hoje eu trabalho com ela”, afirma. 

Entre os aspectos que mais o impressionaram na experiência, está a cobrança em relação ao conteúdo e à avaliação das disciplinas nas universidades espanholas, que seguem uma metodologia diferente das brasileiras. Nela, são avaliados diversos pontos e formas de atuação do profissional, o que exigia do estudante um domínio total do conteúdo de cada disciplina. O período de mobilidade também exigiu a realização de uma disciplina de Espanhol Profissional, no Instituto de Idiomas da própria universidade, na qual o sergipano pôde se aprofundar no idioma local. “No meio acadêmico de produção de artigos científicos de pesquisa, a Universidade de Sevilha é atuante, muito engajada dentro do cenário acadêmico, e produz material voltado para modalidades esportivas”, destacou Danillo. 

Para o egresso, a experiência de estudar no exterior superou muito as expectativas criadas pelos professores no início do curso. “Esse intercâmbio transformou a minha vida, mudou a minha ótica e minha perspectiva de trabalho, e a estrutura de lá [Sevilha] é maravilhosa”, elogia, destacando também o alto nível de preparo e engajamento proporcionado pela Unit aos alunos. “No tempo que estudei aí, no curso de Educação Física, tivemos professores engajados em realmente fazer com que os alunos saíssem dali com orgulho do curso que estava fazendo e com domínio do conteúdo, para que a gente pudesse ser referência dentro do mercado de trabalho. A Unit me ajudou em todos esses processos, não só indo para intercâmbio, mas também preparando o antes e o depois”, destacou. 

Treinador no Sul

Após concluir o curso de Licenciatura em Educação Física, em 2014, Danillo emendou o Bacharelado em Educação Física, na própria Unit, onde se formou em 2017. Em seguida, ele se aprofundou em outros cursos voltados à área de Ginástica Artística, incluindo duas pós-graduações em Treinamento Esportivo e Fisiologia do Exercício. Ao mesmo tempo, como técnico em projetos sociais em Aracaju e nos centros de excelência Arthur Zanetti  e Jovens Promessas CAIXA, além de ser árbitro oficial da Federação Sergipana e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). 

O trabalho de Danillo chamou a atenção e lhe rendeu um convite para treinar as categorias de base no Grêmio Náutico União, um dos clubes esportivos mais tradicionais de Porto Alegre e considerado referência na formação de atletas da modalidade. Entre os talentos formados na instituição gaúcha, estão Daiane dos Santos (primeira brasileira campeã mundial da modalidade, em 2003, e cinco medalhas em Jogos Panamericanos), e Mosiah Rodrigues (também com cinco medalhas em Panamericanos). O convite veio primeiro através de um intercâmbio, em 2019, e depois com a contratação definitiva, em 2020. 

Segundo ele, a capacidade de preparar os jovens dos projetos sociais, mesmo com equipamentos adaptados, e o desempenho deles nas competições nacionais foram fatores que levaram o União a contratá-lo para reformular suas categorias de base. “Já estou há quatro anos aqui (em Porto Alegre) e estou muito feliz, bem realizado em relação à construção da minha carreira profissional. Quando voltei, eu não imaginava que poderia ter a oportunidade de estar em um dos melhores clubes do Brasil, dentro da modalidade em que eu trabalho”, diz o egresso da Unit, que voltará a Aracaju em outubro deste ano com a equipe do Náutico União, participando de um campeonato nacional de ginástica artística. “Eu trabalhava como voluntário nas competições nacionais, e agora estarei aí com os meus atletas, para competir. Estou muito feliz. vai ser um momento bem legal”, comemora.

Leia mais: 
Aluna de Direito da Unit é selecionada para período de intercâmbio na Espanha
Alunos de Medicina do Peru e da Rússia fazem mobilidade acadêmica na Unit

Compartilhe: