ESTUDE NA UNIT
MENU

Avaliação na Pós-graduação brasileira é discutida entre pesquisadores da Unit

O diretor de avaliação da CAPES, professor doutor Antônio Gomes de Souza Filho, foi o condutor deste bate-papo que levantou reflexões importantes.

às 20h11
Compartilhe:

O diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professor doutor Antônio Gomes de Souza Filho, foi o convidado de um bate-papo promovido pela Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes (Unit) na manhã desta sexta-feira, 16. 

Na ocasião, docentes e pesquisadores dos cinco programas de pós-graduação stricto sensu, bem como dos cursos de lato sensu da Unit, se reuniram para discutir questões referentes à avaliação da pós no Brasil que inicia seu próximo ciclo avaliativo em 2025.

Como a CAPES é o órgão que regulamenta a pós-graduação institucional no país, nada mais natural que a Unit esteja próxima para entender exatamente as políticas e os planos estratégicos que o órgão vem desenvolvendo. “Ficamos muito felizes com este momento, pois Dr. Antônio trouxe diversas discussões, reflexões para nós, dentre elas a questão da necessidade de aproximação dos Programas de stricto sensu com a sociedade. Isso é uma mensagem clara para que a Universidade não fique restrita aos seus muros, sendo eles os laboratórios, salas de estudos, e afins. Precisamos transformar as dissertações e teses em algo que seja efetivo e importante para a sociedade, senão não faz sentido, se torna puramente uma pesquisa”, pondera o vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa Junior.

Outro ponto que chamou a atenção é que a pós também deve se aproximar do setor produtivo, isto é, das empresas. “E a gente já faz isso a partir do Inova, na graduação, por meio de uma aprendizagem baseada em projetos. A partir dessa discussão, provocaremos também os pesquisadores para que as empresas que já são parceiras dos nossos cursos da graduação, que também se aproximem dos programas de stricto sensu. Essa provocação nos deixa muito felizes porque mostra que a CAPES tem a visão exatamente de abrir os programas e não deixar restritos aos nossos laboratórios”, completa o professor Junior.

No centro desse bate-papo, o responsável por toda a política de avaliação dos cursos de pós-graduação no país, o diretor da CAPES, professor doutor Antônio Gomes de Souza Filho. “Quando a comunidade nos convida para falar sobre avaliação, sempre tivemos essa disponibilidade porque construímos junto com a comunidade todos os processos relacionados à pós-graduação brasileira. Então é sempre uma satisfação conhecer de perto o perfil das instituições, porque uma coisa é a gente olhar para as notas, a distribuição dos Programas de Pós-Graduação na frieza dos dados e planilhas. Outra coisa é vir in loco, perceber a instituição, a infraestrutura e principalmente a energia e o entusiasmo das pessoas que fazem a pós-graduação”, avalia.

“De forma bastante positiva, surpreendido pela qualidade da instituição, pela qualidade da comunidade e da pós-graduação que é feita aqui e, digamos assim, pelas atitudes e pelos conceitos que a têm norteado; pelo que eu escutei dos membros da administração e dos colegas que fazem a pós-graduação, do papel que a Unit tem em ofertar a pós-graduação de qualidade aqui em Sergipe e também no Brasil”, completa o professor doutor Antônio Filho.

Junto aos docentes e coordenadores dos Programas de Pós-graduação do stricto sensu e lato sensu da Unit, parceiros importantes também fizeram parte da plateia. Dentre eles, estava a diretora técnica da FAPTEC SE, Carla Patricia Xavier. “A gente sai com uma impressão muito boa desse momento rico que tivemos. E nós, enquanto Agência de Fomento, já entendemos desse movimento, dessa flexibilização por parte da pós-graduação dentro dos programas de fomento, trabalhando integralmente com academia, sociedade e empresas. É a forma que a gente já vem atuando enquanto sistema. Ficamos muito felizes por estarmos aqui neste momento integrados com a CAPES e a Universidade Tiradentes, parceira nossa”, finaliza Carla Xavier.

Leia mais: Egresso da Unit desenvolve tese de doutorado em universidade da Espanha 

Compartilhe: