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Projeto de moda sustentável avança na etapa estadual do Desafio Liga Jovem do Sebrae

Com o aplicativo “Troka o Look”, alunos de Publicidade e Propaganda da Unit se destacam como a única equipe de uma instituição privada a ser selecionada na categoria do ensino superior.

às 20h33
Os estudantes Luísa Morais, James Cardoso e Gabriela Amorim
Os estudantes Luísa Morais, James Cardoso e Gabriela Amorim
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O Desafio Liga Jovem do Sebrae é uma competição nacional que tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo entre jovens estudantes. Participar dessa competição significa muito mais do que desenvolver um projeto: é uma oportunidade de transformar ideias criativas em soluções reais que impactam a sociedade. O desafio exige que as equipes apresentem propostas viáveis, escaláveis e que tragam benefícios significativos para a comunidade. 

Neste ano, a Universidade Tiradentes (Unit) foi a única Instituição de Ensino Superior privada selecionada para a etapa estadual do desafio, destacando-se com o projeto “Troka o Look”, desenvolvido por alunos do curso de Publicidade e Propaganda. O aplicativo, coordenado pelo professor da Unit, Mário Eugênio e criado pelos estudantes Gabriela Amorim, James Gabriel Cardoso e Luísa Morais, propõe uma solução inovadora para promover a moda sustentável, integrando a prática do consumo consciente com a tecnologia. 

“O projeto oferece um guia com um mapa e uma lista dos brechós da cidade. Além de contemplar áreas onde as empresas podem localizar fornecedores e manter um ciclo de moda circular. O app também disponibiliza dicas de customização e uma ferramenta que cria um guarda-roupa digital, ajudando o usuário a fazer escolhas mais inteligentes na hora de ‘trokar o look’. A ideia surgiu através do desafio lançado na disciplina que lecionei com a turma no semestre passado, instigando-os e motivando-os a participarem do Desafio Liga Jovem do Sebrae”, explica o professor Mário Eugênio.

Desenvolvimento acadêmico e profissional

A equipe “Luminosos”, como se autodenominam, é formada por alunos que já trabalham juntos há algum tempo e possuem uma grande afinidade. Um dos estudantes envolvidos, James Cardoso, conta que apesar da ansiedade inicial e do desânimo causado pela grandeza do desafio, rapidamente eles se envolveram no projeto de forma natural e empolgada.

“Graças ao apoio do nosso professor Mário, que transformou tudo em uma experiência prazerosa. Embora o trabalho parecesse inicialmente assustador, sua natureza divertida logo nos motivou, e encaramos como se fosse uma tarefa comum da faculdade. Agora, mesmo ainda desacreditados, estamos extremamente felizes e satisfeitos por levar esse título, especialmente porque o projeto está profundamente ligado ao nosso curso”, ressalta o estudante.

Participar do Desafio Liga Jovem do Sebrae é um marco significativo tanto para os estudantes quanto para a instituição. A estudante de Publicidade, Gabriela Amorim, ressalta que o fato de a Unit ser a única instituição privada selecionada na categoria de ensino superior mostra o nível de incentivo e suporte oferecido pelos professores para que os alunos transformem conhecimento teórico em prática.

“Nossa classificação na etapa regional pode inspirar outros alunos a pensar: ‘Uau, então é possível, eu também posso conseguir!’ e, quem sabe, isso acabe se tornando uma tradição na Unit, com uma boa parte dos alunos sendo classificados. Além disso, serve como um sinal para a instituição de que alguns estudantes têm projetos e ideias com grande potencial positivo para a sociedade, o que pode levar a um maior incentivo e divulgação desses projetos”, elenca Gabriela.

O desafio não só coloca os alunos em contato com questões reais de mercado, como também estimula a criatividade e o pensamento crítico. Para a estudante Luísa Morais, o apoio contínuo do professor Mário Eugênio foi crucial para o desenvolvimento do projeto. “Esse desafio nos foi apresentado pelo professor Mário Eugênio como uma atividade, e desde o início ele nos deu todo o suporte e apoio necessários para que pudéssemos explorar nossas ideias, testar diferentes abordagens e levar o projeto adiante até chegarmos ao aplicativo final, o Troka o Look. Ver que todo o esforço investido resultou na nossa classificação para a etapa regional é uma satisfação tanto pessoal quanto para o grupo”, declara.

Impacto e planos futuros

Independentemente do resultado do desafio, os alunos já planejam o futuro do “Troka o Look”.  “O projeto segue nossa ideia inicial de facilitar a moda sustentável e educar sobre o tema. Acreditamos muito no potencial do app e queremos torná-lo realidade, por isso estamos buscando investimento. No âmbito profissional, Luísa, que vive e respira moda sustentável, sonha em expandir seu brechó intitulado (Amei). Eu, formada em design e apaixonada por pesquisa, e James, um redator incrivelmente criativo, estamos trabalhando na criação de uma agência criativa, junto com alguns colegas, para ganhar experiência prática e construir um portfólio sólido para o futuro”, pontua Gabriela Amorim.

Até agora, a caminhada já é uma vitória para os estudantes, que mostram que é possível criar soluções inovadoras e sustentáveis, mesmo diante dos maiores desafios. “Acredito que o app não apenas facilitará o consumo consciente, mas também incentivará as pessoas a repensarem como consomem moda e os impactos que isso gera no meio ambiente. Além disso, o projeto tem sido enriquecedor para nós academicamente, pois estamos aplicando nossa criatividade em pesquisas de mercado, design, roteiros, e outros aspectos, colocando em prática o que aprendemos em sala de aula e construindo um portfólio valioso”, elenca Luísa Morais.

O caminho para a etapa nacional

A equipe agora se prepara para a etapa estadual, que acontecerá no dia 10 de setembro, às 8 horas, em uma banca virtual. Se vencerem, avançam para a etapa regional, com a possibilidade de, eventualmente, competir na fase nacional. A expectativa é alta, e os estudantes estão determinados a levar a causa da moda sustentável adiante. Para se destacar, a equipe decidiu abordar os impactos reais da indústria da moda no meio ambiente, como o lixão de roupas no deserto do Atacama, uma situação crítica que ilustra os problemas que o “Troka o Look” busca combater.

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