ESTUDE NA UNIT
MENU



Entenda como a psicologia aplicada ao esporte pode transformar o desempenho dos atletas 

Psicólogo do Esporte conta como a paixão pela área e a dedicação aos estudos o levaram a construir uma carreira de sucesso e transformar a vida de atletas de alta performance.

às 20h44
Compartilhe:

A psicologia do esporte é uma vertente que vem ganhando destaque por sua importância no desenvolvimento e na manutenção do desempenho e bem-estar dos atletas. Essa área não apenas ajuda os esportistas a atingirem seu máximo potencial, mas também cuida da saúde mental deles, tratando-os como indivíduos completos e não apenas como competidores. Ao compreender os aspectos psicológicos que influenciam esse desempenho, é possível otimizar o potencial dos atletas e promover um bem-estar duradouro 

Foi com essa perspectiva que Franklyn Jeferson Costa de Oliveira, psicólogo do esporte e egresso da Universidade Tiradentes (Unit), decidiu seguir essa carreira, fundando uma empresa de consultoria para atletas de alta performance e se tornando uma referência na área. Desde o início da graduação, ele se destacou por sua participação em diversas atividades extracurriculares, como a fundação de uma atlética, participação em ligas acadêmicas e congressos, além de bolsista de iniciação científica. “Todas essas experiências e oportunidades que tive na Unit formaram o profissional que sou hoje”, afirma Franklyn.

A paixão pela psicologia do esporte surgiu durante o segundo período da graduação, em um evento que o apresentou a essa área. “A psicologia do esporte me mostrou uma nova forma de enxergar o potencial de uma pessoa. De como através da psicologia eu posso não somente ajudar as pessoas a cuidarem da sua saúde mental e ter bem-estar, mas ir ‘além’, a alcançar todo seu potencial na alta performance”, explica.

Áreas de atuação

Hoje, Franklyn divide seu trabalho em cinco áreas principais:

  • Acompanhamento Individual: Atende atletas de diversas modalidades de todas as regiões do Brasil e de mais de 15 países, de forma 100% online.
  • Trabalho com Equipes: Acompanha três equipes em Sergipe: CTC Team (basquete), Falcon FC (futebol) e Judô Ciclo.
  • Rede Naurú: Como sócio-fundador e coordenador de marketing, lidera uma equipe de 10 psicólogos do esporte que atendem atletas de todo o país.
  • Criação de Conteúdo: Mantém o maior perfil de psicologia do esporte do Brasil no Instagram e produz o podcast “Mente de Atleta”.
  • Mentorias, Treinamentos e Palestras: Oferece mentorias em grupo para atletas e realiza palestras e treinamentos em diversas instituições.

A Rede Naurú, cofundada por Franklyn, oferece suporte a psicólogos do esporte com treinamentos, supervisão clínica e encaminhamento de clientes. Para os atletas, a rede proporciona acompanhamento psicológico individual. “O meu principal papel é coordenar toda a estratégia de marketing, produção de conteúdo e captação de novos clientes. Também realizo o acompanhamento da triagem dos novos atletas para serem direcionados ao profissional ideal”, detalha Franklyn.

O papel da Unit e o impacto da área

A Universidade Tiradentes desempenhou um papel fundamental na formação de Franklyn. O professor Cleberson Costa foi uma grande inspiração, apresentando a área da psicologia do esporte no segundo período. “Todas as oportunidades em projetos de pesquisas e extensão foram essenciais para minha formação. Desenvolvi habilidades que foram além da teoria de sala de aula”, afirma. 

Ao destacar a importância da psicologia do esporte no desempenho e bem-estar dos atletas, Franklyn cita o exemplo de um atleta de vôlei que, após um trabalho de oito meses, conseguiu superar desafios e se destacar na Superliga, sendo contratado pela melhor equipe do país. “Seu desempenho tinha caído devido a problemas com o ambiente e o treinador, fazendo-o se sentir desvalorizado e infeliz. Apesar de querer desistir várias vezes, trabalhamos para ajudá-lo a lidar com os desafios com mais resiliência. Ele me enviou uma mensagem agradecendo, dizendo que aquela conquista também era minha”, relembra.

Projetos e futuro

Para os próximos anos, Franklyn tem grandes planos. Ele deseja se tornar uma referência nacional na área, principalmente como comunicador da psicologia do esporte, fazendo com que mais pessoas e atletas conheçam a área e valorizem o trabalho da especialidade. Além do desejo de que sua empresa se torne referência de qualidade de trabalho no Brasil.

Um dos seus projetos mais recentes é o “TIME MENTE DE ATLETA”, uma plataforma de mentorias que tem o propósito de tornar acessível o acompanhamento psicológico para atletas. “Infelizmente, nem todos os atletas podem investir em um trabalho individualizado. Por isso, decidi criar o TIME, uma plataforma que oferece acesso a um psicólogo do esporte e conteúdo de qualidade, por menos de um real por dia. Ainda estamos no começo, mas espero que em breve tenhamos um verdadeiro time de atletas utilizando a plataforma”, projeta.

Para quem deseja seguir carreira em psicologia do esporte, Franklyn aconselha buscar conhecimento além da graduação. “É necessário estudar muito por conta própria, pois, infelizmente, a especialidade é pouco abordada durante a formação. Para quem quer atuar na área, não há desculpas: é preciso se esforçar e ser sempre proativo. Também é importante não ter medo de receber alguns ‘nãos’ ao longo do caminho e entender que, às vezes, será necessário criar sua própria vaga dentro das instituições, em vez de apenas esperar que elas surjam”, orienta.

Leia também: Projeto de moda sustentável avança na etapa estadual do Desafio Liga Jovem do Sebrae

Compartilhe: