Salamanca, situada a 210 quilômetros de Madri, é conhecida como “Cidade Dourada da Espanha” e figura entre as mais antigas da Europa, com mais de 2.700 anos de história e traços arquitetônicos e culturais que remetem às civilizações romanas, celtas e árabes. O município tem hoje mais de 140 mil habitantes e boa parte deles é de estudantes e professores universitários, vinculados principalmente à tradicional Universidad de Salamanca (USal), existente em 1218 e uma das mais conceituadas do continente. Foi nesse universo que a estudante Adrielly Fernanda Sá de Melo, do 2º período do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), fez uma imersão de três semanas, entre os dias 28 de junho e 17 de julho, dentro do programa Top Espanha 2024.
A ação, promovida em parceria com o Banco Santander, proporciona aos selecionados uma mobilidade acadêmica de três semanas, na qual cada estudante estuda algumas disciplinas da grade curricular e mais um aprimoramento na língua espanhola, dentro dos chamados “cursos de verão”. “Eu participei de várias atividades, tanto práticas quanto teóricas, incluindo workshops e seminários no campus da USal, que me permitiram explorar novos temas e trabalhar em equipe com pessoas de várias partes do Brasil e do mundo”, diz Adrielly, descreve a experiência como “fantástica” e cheia de aprendizados.
Durante a imersão, ela manteve contato com professores da USal, estudantes espanhois e outros intercambistas vindos do exterior, inclusive brasileiros. Ela conta que aprendeu sobre a importância de ser flexível e de se adaptar a novas situações. “Pude explorar diferentes formas de pensar e me conectar com pessoas de várias partes do mundo. Também tive a oportunidade de aprimorar habilidades de comunicação intercultural e expandir minha visão de mundo, conhecendo novas perspectivas”, afirma, acrescentando que os conhecimentos adquiridos na Unit até o momento foram essenciais para navegar esse novo ambiente cultural. “Eles me ajudaram a interagir com confiança e a participar ativamente de discussões e atividades em grupo”, lembra.
Os aprendizados não se limitaram apenas a temas acadêmicos e profissionais do direito, nem apenas ao aperfeiçoamento do espanhol. A aluna da Unit ainda conheceu um pouco mais da cidade de Salamanca, de seu centro histórico e de seus principais pontos turísticos, como a Plaza Mayor, a Plaza de Anaya, a Torre del Marque del Villena, os próprios campi da USal e a La Rana, junto à Catedral local. “A cidade tem uma atmosfera única, misturando história e modernidade de forma harmoniosa. A vida acadêmica é bastante intensa e dinâmica, com uma diversidade cultural fascinante, o que proporciona um ambiente de aprendizado muito rico. Além do grande acolhimento dos salamantinos, sempre muito bem receptivos”, descreve Adrielly.
Com o seu retorno ao Brasil, a estudante de Direito avalia que a imersão em Salamanca lhe fez adquirir habilidades de comunicação e adaptação, as quais ela pretende aplicar nos seus estudos cotidianos, nos seus trabalhos em equipe, nas discussões em sala de aula, no enriquecimento do pensamento crítico e na busca por outras oportunidades de crescimento acadêmico e profissional, incluindo a realização de outros intercâmbios. “A Unit oferece uma base sólida e incentiva experiências práticas e interculturais, como o intercâmbio, que ajudam a desenvolver habilidades essenciais para a carreira, ampliando minha visão de mundo e minha capacidade de adaptação”, conclui Adrielly.
Leia mais:
Aluna de Direito da Unit é selecionada para período de intercâmbio na Espanha
Aluna de Medicina da Indonésia faz intercâmbio na Unit e participa do Masterfitts