ESTUDE NA UNIT
MENU



Congressos nacionais de Enfermagem e Fisioterapia são abertos na Unit

Eventos acontecem de forma conjunta com várias atividades no Campus Farolândia; mais de 600 participantes discutem temas relacionados ao cuidado interdisciplinar em saúde

às 18h59
Compartilhe:

Foram abertos oficialmente nesta quinta-feira, 12, o III Congresso Nacional de Enfermagem (Conenf) e I Congresso Nacional de Fisioterapia (Confisio), promovidos pelo respectivos cursos da Universidade Tiradentes (Unit). A abertura aconteceu no espaço Porto Farol Eventos e Negócios, em Aracaju, reunindo estudantes, professores e autoridades das áreas acadêmica e de saúde. Até este sábado, as atividades dos dois congressos acontecerão em conjunto no Campus Farolândia da Unit e vão discutir diversos assuntos em torno do tema principal “A Transcendência do Cuidado Interdisciplinar em Saúde”. 

Os eventos tiveram um total de mais de 600 inscritos, 70 trabalhos científicos e 60 convidados como palestrantes e ministrantes de cursos. Eles terão acesso a uma programação que, segundo a professora Geisa Carla de Brito Lima, coordenadora de Enfermagem no Inova Tiradentes, superou todas as expectativas. “Vieram palestrantes além do que a gente planejou no início, pessoas renomadas que a gente contactou em todo o país, que indicaram e deram nomes significativos para trabalhar a interdisciplinaridade e a transcendência do cuidado em saúde. A gente espera que cada participante consiga aprender, sugar saberes, trocar ideias e conhecimentos com os palestrantes, para que eles possam cuidar das pessoas utilizando esses saberes”, disse ela. 

Os participantes foram saudados pelo professor Lucas Andrade de Sá, presidente do Conenf e do Confisio, que destacou ambos como um importante momento de reflexão sobre as duas carreiras profissionais. “Esse momento não é apenas uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e inovações, mas também de refletir sobre a importância de nossas profissões e sobre a forma como a colaboração entre os diversos saberes da saúde pode transformar e salvar vidas. A complexidade do ser humano exige um olhar que vai além da especialidade individual e é aqui que a integração entre as diversas áreas da saúde se torna essencial, para oferecer uma assistência que abrange o paciente em todas as suas dimensões”, destacou.

A integração entre enfermagem e fisioterapia também foi ressaltada como fundamental pelo gerente de qualidade da Pró-Reitoria de Graduação da Unit, Antônio Minoru Suzuki. “É fundamental que o aluno, ou até mesmo o profissional que já está no mercado, saiba que a formação dele tem que ser continuada. Para o estudante é uma oportunidade de agregar mais conhecimento e para aquele profissional que está presente também neste evento, é fundamental para que ele possa complementar mais ainda a sua profissão. E quando você tem aqui estudantes e profissionais, trocando conhecimento, compartilhando saberes e de forma interdisciplinar, o ganho é fantástico, tanto para a Enfermagem como também para a Fisioterapia. E a sociedade também ganha demais com essa conexão.

A palestra magna de abertura, sobre “Cuidados Integrados e Continuados em Saúde”, foi dada pelo médico Stephan Sperling, especialista em Medicina de Família e coordenador médico em Projetos de Filantropia e Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). Ele destacou que o cuidado em saúde já deveria ter, há muito tempo, superado a centralidade na pauta médica e entendido que as equipes multiprofissionais são capazes de produzir cuidado integral em saúde. “Para mim, como médico de família, poder abrir esse espaço multiprofissional e ter dividido o cuidado de pessoas com outros saberes em saúde é uma honra muito grande. Esse ponto específico de finalmente superar uma agenda centrada na figura do médico para olhar para outros profissionais é muito cativante. Fora o fato de a gente estar no Nordeste, que é um território muito precioso para a saúde no país de uma forma geral”, elogia o palestrante.

A solenidade de abertura também teve as participações do pró-reitor de Pos-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professor Ronaldo Linhares; do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 17ª Região (Crefito-17), Jader Pereira de Farias Neto, e do professor Conrado Marques de Souza Neto, que representou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)

Aprendizados

A programação dos dois congressos segue até sábado, 14, com uma série de apresentações e discussões em mesas redondas, conferências, fóruns, talk shows, reuniões científicas e rodas de conversa. Entre os outros temas que serão abordados, estão o atendimento a vítimas de violência, o gerenciamento de desastres e catástrofes, a reabilitação e tratamento de lesões no esporte, e o acesso à saúde para mulheres e pessoas LGBTQIA+. A programação completa pode ser conferida aqui.

“O evento traz todas essas áreas em um só local e dentro do nosso estado, dando reconhecimento tanto à enfermagem quanto à fisioterapia nesse momento. Os profissionais que estão fazendo parte do congresso trazem uma bagagem muito grande, têm muita experiência dentro da área. Cientificamente, eles agregam muito ao nosso conhecimento. E quando a gente vai para a prática, seja no hospital ou fora, a gente consegue conectar tanto a parte científica quanto a parte prática. Aqui, a gente exercita tanto a ciência quanto a prática dentro da nossa área, diz o estudante Alex Luiz Rezende dos Santos, do sexto período de Enfermagem. 

Esta oportunidade se estende ainda aos alunos e alunas que trabalham nos congressos como monitores, ajudando na organização das atividades. Uma delas é Clara Ellen Carvalho Santos, do terceiro período de Fisioterapia, que foi movida pela curiosidade de participar de um evento acadêmico de grande porte. “Eu acredito que ele gera muito conhecimento, é uma forma de a gente poder entender mais um pouco o que está rolando na fisioterapia, e de trabalhar também interagindo com a enfermagem também. A gente precisa entender que nós também precisamos trabalhar em conjunto a partir de agora”, afirma Clara. 

Leia mais: 
Unit promoverá congressos de Enfermagem e Fisioterapia em evento conjunto

Compartilhe: