ESTUDE NA UNIT
MENU

Semana da Saúde da Polícia Federal traz uma abordagem integral para o bem-estar dos agentes

Iniciativa em parceria com a Universidade Tiradentes promove cuidados físicos e mentais, destacando a importância da prevenção e do autocuidado em um ambiente de alta pressão.

às 20h56
Compartilhe:

Com índices alarmantes de estresse entre policiais, ações voltadas ao cuidado com a saúde integral são mais do que necessárias: são urgentes. Na Polícia Federal, o risco de problemas de saúde mental é significativamente elevado devido à natureza exigente do trabalho, que envolve altos níveis de pressão e risco. Nesse contexto, a Semana da Saúde da Polícia Federal, organizada em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), se destaca como uma iniciativa fundamental para a promoção do bem-estar dos agentes, abordando não apenas a saúde física, mas também o cuidado com a saúde mental, uma das maiores demandas da corporação.

A coordenadora dos cursos da área de saúde da Unit, Juliana Dantas, explicou a importância da colaboração entre a universidade e a PF. “A Polícia Federal é um campo parceiro na realização dos componentes curriculares de extensão dos cursos de Psicologia e Educação Física. Assim, nos unimos para realizar a Semana da Saúde dos servidores da PF, envolvendo também os cursos de Estética, Biomedicina e Farmácia”, destaca Juliana.

O evento, que contou com mais de 50 alunos e 10 professores, ofereceu uma série de atividades práticas e serviços de saúde aos policiais, incluindo avaliação nutricional, esportes, cuidados estéticos e terapias integrativas. Além disso, o impacto positivo foi perceptível, com uma média de 40 a 50 participantes diários entre os servidores da Polícia Federal. A escrivã da Polícia Federal, Wilkia Rodrigues de Santana Costa, reforça a necessidade de eventos como esse para o bem-estar dos agentes.

“Ações como a Semana da Saúde têm grande potencial de se tornarem práticas recorrentes na Polícia Federal, especialmente pelo impacto positivo observado em eventos anteriores e a necessidade constante de promoção da saúde no ambiente de trabalho. Os benefícios a longo prazo incluem a melhoria contínua da qualidade de vida dos agentes, prevenção de doenças relacionadas ao estresse ocupacional, aumento da produtividade, e fortalecimento do bem-estar físico e emocional. Além disso, programas recorrentes podem reforçar a cultura de autocuidado entre os servidores”, elenca a escrivã.

Parceria e diferenciais 

A parceria com a Unit foi fundamental para viabilizar o evento, oferecendo equipes especializadas e estrutura para atender às diversas demandas dos servidores. “A universidade trouxe equipes especializadas e estrutura para oferecer um amplo conjunto de serviços, desde avaliação física e psicológica até atendimentos estéticos e nutricionais. Além disso, a Unit providenciou espaços adequados e profissionais capacitados, o que ampliou o alcance e a qualidade do evento. Sem essa parceria, seria difícil oferecer um leque tão abrangente de cuidados especializados”, afirma Wikia.

Segundo Juliana Dantas, o principal diferencial da Semana da Saúde, em comparação com eventos semelhantes realizados anteriormente, foi a inclusão de atividades interdisciplinares e integrativas, como terapias holísticas e oficinas de manejo da ansiedade. “A parceria ampliada com a Unit, que trouxe uma gama de especialistas e recursos, também foi um fator que elevou a qualidade e diversidade das atividades. Além disso, a continuidade das avaliações físicas e médicas ao longo da semana proporcionou um atendimento mais detalhado e personalizado para os agentes”, pontua a coordenadora.

Participação acadêmica e formação disciplinar

O evento rendeu bons frutos não só para os agentes como também para os alunos que puderam colocar em prática o que aprendem diariamente em sala de aula. Para a estudante de Biomedicina da Unit, Rianna Ornella, a participação no evento foi uma experiência enriquecedora. 

“A ação foi extremamente proveitosa e enriquecedora, marcada por um intenso aprendizado enquanto realizávamos coletas de glicemia capilar. Este serviço ao próximo me permitiu demonstrar minha contribuição como profissional da saúde, incentivando a realização de exames laboratoriais essenciais. Acredito que o contato com profissionais de diferentes áreas é sempre valioso, pois possibilita a troca de conhecimentos e a exploração de novos horizontes”, destaca Rianna.

Embora sua atuação tenha se limitado à aferição da glicemia capilar, ela observou que havia pessoas em jejum quanto outras que não estavam. “É fundamental reconhecer que o trabalho do biomédico vai além do laboratório, com muitas áreas oferecendo oportunidades para um contato mais direto com o paciente. Fiquei muito satisfeita com a participação de todos, que, apesar do desconforto de uma picada no dedo, demonstraram interesse e comprometimento com nosso trabalho e a importância do exame”, elenca a estudante.

Ao oferecer um conjunto de atividades que abrangem diferentes aspectos da saúde, o evento contribui para a prevenção de doenças, o aumento da qualidade de vida e o fortalecimento da equipe da Polícia Federal. “A Semana da Saúde ajudou a identificar necessidades individuais e coletivas de cuidados preventivos. Além disso, trouxe conscientização sobre a importância de manter um equilíbrio entre o trabalho intenso e a saúde integral, ajudando a reduzir o risco de adoecimento mental e físico”, finaliza Wilkia.

Leia também: Aluno de Ciência da Computação consegue estágio após atividades com o Porto Digital

Compartilhe: