A parceria entre a Universidade Tiradentes (Unit) e o Porto Digital está gerando frutos no campo da tecnologia em Sergipe, facilitando a contratação de estudantes em grandes empresas do setor. O estudante do 4º período de Ciência da Computação da Unit, Franck Patrick Hora é um dos exemplos de sucesso dessa colaboração. Graças à sua participação no projeto de residência em software promovido pela universidade em conjunto com o Porto Digital, Franck garantiu uma vaga de estagiário na Infox, uma das maiores empresas de tecnologia do estado.
Participando do projeto de residência em software II, oferecido como parte da formação acadêmica, Franck teve a chance de aplicar seus conhecimentos diretamente em projetos práticos. “Desenvolvemos uma funcionalidade nova que, na teoria, seria adicionada ao Magister. Meu mentor, Bruno, gostou da nossa dedicação e agilidade na criação de software. Quando surgiu a vaga na Infox, pediram indicações, e eu fui uma delas”, conta o estudante.
A Infox, onde Franck atualmente trabalha como estagiário de desenvolvimento de software, é reconhecida por desenvolver o PJE (Processo Judicial Eletrônico), um dos sistemas mais rentáveis no ramo do judiciário. O estudante destaca o valor dessa experiência para seu crescimento profissional. “Me sinto valorizado e seguro fazendo parte da Infox. A empresa tem um dos produtos mais rentáveis no setor, e estar envolvido em projetos tão importantes é um grande passo na minha carreira”, elenca.
Desafios e aprendizados
A vaga na Infox foi disputada por estudantes de diversas universidades, mas Franck Patrick se destacou por sua proatividade e vontade de aprender. “Passei por um processo seletivo com outros estudantes de até outras universidades, com currículo, depois entrevista com o que seria nosso atual mentor”, contou. O jovem desenvolvedor ressaltou que a empresa buscava profissionais jovens, interessados e dispostos a aprender, características que ele demonstrou durante o processo seletivo.
Franck ocupa o cargo de estagiário em desenvolvimento de software, onde atua em projetos desafiadores e com grande impacto no mercado. “Meu papel é sustentar um sistema legado utilizando meu conhecimento de tecnologia para resolver bugs novos ou já existentes. A solução que estamos trabalhando no momento é a criação de um procurador federal. É bem difícil porque eu atuo em uma área a qual conheço no dia a dia que é o direito, mas tem sido um desafio incrível”, disse.
Preparação e planos futuros
Sua preparação acadêmica e a experiência prática adquirida durante o curso da Unit foram fundamentais para se destacar entre os concorrentes. “Na Unit, aprendi desenvolvimento front-end e back-end no 2º e 3º períodos, o que me deu uma vantagem muito grande na frente dos meus adversários na entrevista e nas minhas demandas diárias”, reforça.
Com o foco no futuro, Franck pretende continuar se dedicando às demandas da empresa e absorvendo o máximo de conhecimento. “Meu próximo passo é continuar entregando demandas, para que ao fim do meu contrato eu tenha a felicidade de ser contratado. Tento absorver diariamente o conhecimento daqueles que estão há mais tempo na área e, consequentemente, sabem mais do que eu. Isso é essencial para o meu desenvolvimento profissional”, finaliza.
Leia também: Pesquisa desenvolvida em IC visa explorar o potencial terapêutico do veneno de abelha