ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos e professores de cursos da Unit participam do VII FNNIC

Evento regional foi realizado em Aracaju e discutiu uma série de temas relacionados ao setor imobiliário e às obras públicas na região e no Brasil

às 12h52
O fórum regional contou com um total de 13 paineis de exposição e palestras sobre temas relacionados à indústria de construção (Reprodução/YouTube FNNIC Brasil)
O fórum regional contou com um total de 13 paineis de exposição e palestras sobre temas relacionados à indústria de construção (Reprodução/YouTube FNNIC Brasil)
Os alunos da Unit apresentaram um resumo dos conteúdos discutidos no evento aos professores e coordenadores dos cursos (Divulgação)
Compartilhe:

Professores e estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) participaram da recente edição do Fórum Norte-Nordeste da Indústria da Construção (VII FNNIC), realizada nos dias 19 e 20 de setembro em Aracaju. Durante dois dias, eles se juntaram a autoridades, representantes de instituições e especialistas de diversas áreas que atuam no setor de construção civil, participando de uma série de apresentações para a discussão de temas relacionados ao setor imobiliário e às obras públicas na região e no Brasil. 

Durante o evento regional, que esteve em sua sétima edição, alunos e docentes dos cursos e áreas de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharias e TI (Tecnologia da Informação) participaram como ouvintes em um total de 13 paineis de exposição e palestras. “Nossos alunos, como ouvintes, puderam se inteirar das discussões e tendências mais atuais da indústria da construção. A participação deles foi focada em absorver conhecimentos e experiências compartilhados por profissionais renomados do setor”, destacou a professora Claudia Arcieri Miranda, coordenadora operacional dos cursos de Engenharia da Unit.

Segundo ela, a oportunidade de participar do FNNIC surgiu através de uma parceria entre a Unit e a organização do evento, proporcionando aos alunos a chance de acompanhá-lo como parte das atividades complementares dos cursos relacionados ao setor. “A participação foi extremamente enriquecedora, pois permitiu que os alunos tivessem contato com o que há de mais moderno e inovador na área da construção civil. Essa experiência ampliou o conhecimento deles sobre o mercado e suas tendências, além de proporcionar uma visão prática dos desafios e soluções do setor, o que é fundamental para sua formação como engenheiros”, diz Cláudia.

Os alunos inscritos no Fórum também participaram de uma reunião no último dia 9 de outubro, na qual puderam apresentar aos professores e coordenadores de curso um resumo das palestras realizadas e dos conteúdos que foram discutidos ao longo do evento. 

Paineis de interesse

Uma das participantes foi a estudante Thaís Alves Santos, do quinto período de Engenharia Civil, que também é técnica em edificações. Ela conta que demonstrou interesse pelos paineis de tecnologia, que apresentou robôs de automação para a divulgação de vendas de apartamentos, obras e incorporações; e os de energia, que mostraram a diversidade do estado de Sergipe em relação às fontes de energia eólica, solar e fotovoltaica. “As palestras foram interessantes para atualização no mercado atual”, disse. 

A aluna também se interessou especialmente pelo painel de Normas Técnicas, que tratou da relação entre a Perícia Judicial de Engenharia e as Normas de Garantias das Edificações, ditadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Hoje esse ramo é muito ambíguo, porque tem a norma de garantia que é aplicada, mas quando os processos vão para a Justiça, muitos juízes acatam o Código de Defesa do Consumidor. E aí, as construtoras estão tentando regulamentar uma norma que fique global para tudo, e não fica essa ambiguidade de informações”, resumiu Thais.

Outra aluna participante foi Vivian Ribeiro Panta, do quinto período de Arquitetura e Urbanismo, que atendeu a um convite da coordenação do curso. Na apresentação dos resumos, ela elaborou um trabalho sobre as discussões travadas no painel de Tecnologia e em dois sobre Obras Públicas, que trataram sobre dois grandes programas públicos de incentivo à construção civil: o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); e o Minha Casa Minha Vida (PMCMV). 

“A apresentação dos resultados foi um momento de aprendizagem e integração entre alunos e gestão acadêmica, proporcionando essa valiosa e produtiva experiência, pois permitiu ampliar meus conhecimentos sobre a área. Os temas refletem a importância da inovação e da gestão eficiente para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no setor da construção”, considera Vivian.

O Fórum

Criado em 1988, o FNNIC reúne construtores e incorporadores de 16 estados das regiões Norte e Nordeste, contando ainda com a participação de autoridades, instituições de ensino e profissionais de destaque nos setores imobiliário e de construção civil, entre outros. O objetivo é discutir temas relevantes relacionados à atividade econômica, com foco em aspectos financeiros, geração de empregos e renda. 

Entre os participantes da edição realizada em Aracaju, estiveram o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macedo; e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira; além dos governadores e vice-governadores de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Acre e Amapá. Na oportunidade, também foi assinado um convênio de parceria entre a FNNIC e a ABNT. 

com informações da FNNIC

Leia mais: 
Empresa júnior promove aprendizado prático a alunos de Engenharia e Arquitetura
A história de uma cidade contada pelas ruas e imóveis de um centro
Circuito Tecnológico 2024 promove imersão de estudantes na área de computação

Compartilhe: