O curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) foi recentemente acreditado pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG) e agora faz parte do World Directory of Medical Schools (WDOMS). Esse reconhecimento internacional permite que os egressos da instituição concorram a programas de residência médica nos Estados Unidos, além de facilitar oportunidades em outros países, como Canadá, Austrália e Reino Unido.
A inclusão no WDOMS representa um importante passo para a Unit, que agora figura entre as instituições de ensino médico que atendem aos rigorosos padrões internacionais, permitindo que seus formados sigam os trâmites necessários para a validação do diploma fora do Brasil. “Estamos certos de que a acreditação pela ECFMG impacta positivamente, pois se trata de um reconhecimento internacional da qualidade acadêmica da Unit, facilitando para nossos egressos o cumprimento dos requisitos exigidos por instituições internacionais”, afirma o coordenador do curso de Medicina da Unit, Dalmo Correia.
Dalmo ressalta o impacto dessa conquista no sistema de saúde, tanto local quanto nacional, com a formação de médicos altamente qualificados e preparados para lidar com desafios globais. “De um modo geral, ao realizar estágio em instituições de ensino no exterior, o discente vivencia uma experiência transformadora, não apenas na aquisição de conhecimentos e processos inovadores que nortearão suas futuras ações e decisões como profissionais na área da saúde, mas também em seu crescimento pessoal. Isso contribuirá decisivamente para uma atenção médica proficiente e humanizada”, detalha.
Oportunidades internacionais
A Universidade Tiradentes oferece diversas oportunidades internacionais para os estudantes de Medicina, especialmente focadas nos EUA. “Temos o programa de professor visitante internacional, que traz médicos vinculados ao Cambridge Health Alliance para ministrarem palestras, simpósios e capacitações presencialmente em nosso campus. Por diversas vezes, esses profissionais dedicaram suas falas a temas como: as diferenças entre a formação médica nos EUA e no Brasil; as diferenças entre os sistemas de saúde dos dois países; e as diferenças entre a prática médica nos dois países”, destaca a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert.
O programa Clerkship for Medical Students, também é um grande diferencial, ele possibilita que os estudantes de Medicina da Universidade Tiradentes cursem quatro semanas de internato opcional nas clínicas e hospitais do Cambridge Health Alliance, em Boston. Através deste programa, os estudantes podem conhecer o sistema de saúde americano na prática e construir uma rede de contatos internacional. “Por último, temos a oferta do Curso Internacional em Saúde, também realizado em parceria com o Cambridge Health Alliance, que trabalha temas emergentes da área da saúde com aulas completamente ministradas por professores e médicos de instituições estadunidenses”, elenca Júlia.
“Os estudantes interessados em realizar residência médica nos EUA devem passar pelo United States Medical Licensing Examination (USMLE), composto por três etapas que avaliam desde conhecimentos básicos até práticas clínicas avançadas. Outra exigência dos programas de residência médica nos EUA é a apresentação de uma carta de recomendação. Para os alunos da Unit, é possível fazer contato com médicos e provedores de saúde dos EUA através do Programa Clerkship for Medical Students o que pode resultar na construção de uma rede de contatos internacionais e, a depender do desempenho do estudante, na possibilidade de receber uma carta de referência de um destes profissionais, que poderá auxiliar no processo de aplicação”, pontua a assessora.
O curso de Medicina da Unit não apenas garante uma educação de qualidade, mas também proporciona aos seus alunos as ferramentas necessárias para alcançar voos mais altos em suas carreiras, seja no Brasil ou no exterior. “A partir dessa acreditação pela ECFMG, a Unit, enquanto instituição de ensino, assume o compromisso de manter seus indicadores de formação acadêmica nos mais elevados padrões internacionais, o que possibilitará aos nossos egressos pleitear cursos de formação complementar (Lato e Stricto Sensu) em diversas instituições de ensino internacionais”, finaliza Dalmo Correia.
Leia também: Congresso de Inovação e Tecnologia em Medicina acontece entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro