A metodologia Inova Tiradentes, implementada desde 2023 na Universidade Tiradentes (Unit) busca não apenas formar profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho, mas também aprimorar a consciência crítica e o sentimento de cidadania dos jovens estudantes. Este objetivo é alcançado através de projetos e iniciativas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe a melhoria de indicadores e políticas públicas e qualidade de vida em todos os países.
Um destes projetos é o Eco Cajueiros, desenvolvido por 56 alunos do quarto período do curso de Educação Física, que realizou uma série de atividades relacionadas ao Parque dos Cajueiros, espaço de lazer e preservação ambiental criado em 1990 e revitalizado em 2010 numa área de manguezal junto ao Rio Poxim, na zona sul de Aracaju. Ele surgiu no primeiro semestre deste ano, dentro do componente curricular Formação Cidadã, que faz parte da metodologia Inova e aborda a formação cidadã através dos eixos temáticos principais: Justiça e Cidadania, Saúde e Bem-Estar, e Consumo e Produção Consciente.
Os alunos se dividiram em equipes e desenvolveram atividades no local, como limpeza e conscientização ambiental, pesquisas de campo para documentação histórica e fotográfica sobre o parque, gravação de um videocast e criação de um perfil temático no Instagram. “A experiência foi extremamente enriquecedora. Os alunos não apenas aprenderam na prática a importância da preservação ambiental, mas também desenvolveram um senso de pertencimento e responsabilidade social. Ver a transformação dos alunos ao longo do projeto, desde a conscientização até a execução de atividades, foi inspirador e demonstrou o potencial da educação para gerar mudanças positivas”, atesta o professor Antenor de Oliveira Silva Neto, coordenador operacional do curso de Educação Física.
Entre os diferenciais do Eco Cajueiros, ele cita que um dos principais foi a abordagem interdisciplinar, que uniu teoria e prática de maneira eficaz para trabalhar a questão da conscientização ambiental. “Além disso, o envolvimento da comunidade local e a promoção de ações que impactaram diretamente o ambiente foram fundamentais. Outro diferencial importante foi o protagonismo dos alunos, que tiveram a oportunidade de liderar iniciativas e tomar decisões, desenvolvendo habilidades essenciais para sua formação profissional”, completa Antenor.
Elisa Alves da Silva Lima foi uma das alunas que participaram do Eco Cajueiros. Ela atuou na aplicação prática do conteúdo discutido e na organização do perfil do projeto no Instagram, reunindo todo o conteúdo coletado pelos colegas nas pesquisas e entrevistas. “Decidi participar porque o tema de formação cidadã sempre me interessou, e percebi que o projeto oferecia uma oportunidade de desenvolver uma visão crítica e participativa sobre nosso papel como cidadãos, além de conectar esses princípios com a prática da Educação Física e a nossa atuação profissional. O projeto me ensinou que, como profissionais da Educação Física, podemos promover o bem-estar social não só no campo da saúde e do esporte, mas também incentivando práticas inclusivas e transformadoras dentro das comunidades”, afirmou.
Já a estudante Luísa Leite Lopes participou diretamente nas pesquisas e entrevistas de campo com frequentadores, pessoas e conteúdos relacionados ao parque. Ela diz que começou a entender o projeto de formação cidadã como projeto de vida, desenvolvendo a criatividade e a empatia. “A importância dos temas abordados que nos complementa não só como cidadão, mas nos diferencia como profissionais em um mercado de trabalho que mantém um padrão médio. A maior importância do projeto para mim, foi a expansão do nosso repertório sociocultural, o entendimento de conceitos relacionados à cidadania e a habilidade de resolução de problemas”, ressalta.
Formando cidadania
A professora Ana Cláudia de Ataíde Mota, assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Unit, explica que a ideia de desenvolver os projetos no Parque dos Cajueiros foi capacitar os estudantes para compreender e aplicar conceitos relacionados aos ODS, promovendo práticas cidadãs que visem a equidade, sustentabilidade e bem-estar social. “O objetivo desse componente curricular é desenvolver nos estudantes uma consciência crítica e ativa sobre questões sociais, ambientais e econômicas, capacitando-os a atuar como cidadãos responsáveis e agentes de transformação em suas comunidades e além. Queremos fornecer a eles uma compreensão profunda dos desafios globais contemporâneos e das soluções sustentáveis”, detalha.
Ana acrescenta que o Eco Cajueiros funciona de modo interdisciplinar e busca compreender as causas e consequências da pobreza e desigualdade, bem como promover a justiça social e avaliar políticas públicas relacionadas à educação, igualdade de gênero e trabalho decente; além de explorar a interconexão entre saúde humana e os ecossistemas, incluindo vida aquática e terrestre; entender a importância da energia limpa e acessível e da inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável; e discutir práticas de consumo responsável e ações para mitigação das mudanças climáticas, entre outras metas.
O componente Formação Cidadã será implementado gradativamente em todos os outros cursos do Inova, ao longo dos próximos períodos acadêmicos.
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