Foi aberta nesta segunda-feira, 28, a 24ª Semana de Fisioterapia, promovida pelo curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes (Unit). Com um total de 477 inscritos, 10 minicursos e 20 palestrantes convidados, acontece no Campus Farolândia até a terça, 29, com as palestras acontecendo nos auditórios Padre Arnóbio e Padre Melo (bloco D), e os minicursos nos laboratórios dos blocos C, E e F. O evento reúne os alunos e professores do curso, tendo neste ano o tema Fisioterapia em perspectiva: explorando a diversidade e a integração das áreas de atuação.
Através das palestras e das oficinas, a Semana tem o objetivo de ampliar os aprendizados, conhecimentos e experiências sobre a Fisioterapia, mostrando como suas diferentes especialidades se conectam e oferecem novos caminhos para a prática. Segundo a professora Juliana de Góes Jorge, coordenadora operacional do curso na Unit, essa perspectiva está sendo explorada sob a ótica da diversidade, uma qualidade que vem sendo muito valorizada e levada em conta pela sociedade e pelo mercado.
“A gente vai abordar como as diversas áreas de atuação estão influenciando ou interagindo com a diversidade. Aqui é o momento de fazer networking e conhecer novas pessoas, mas também é momento de aprendizado, aprofundar-se e buscar novas temáticas que são discutidas em sala de aula, mas que aqui vão ser abordadas por especialistas na área. Nós somos profissionais que trabalhamos diretamente, com vários tipos de diversidade, limitações e comprometimentos. É muito importante para o nosso aluno, desde cedo, ter esse contato”, destaca Juliana.
A Semana de Fisioterapia é realizada há 24 anos e considerada um marco no calendário acadêmico do curso de Fisioterapia da Unit, que existe desde 1995 e foi o primeiro da área em Sergipe. A coordenadora relata que o momento é muito esperado pelos alunos, tanto pelo momento de troca nas palestras como também pelos minicursos. “Eles se concentram em práticas voltadas para temas que os alunos solicitaram, que são bem relevantes em todas as áreas. O curso de Fisioterapia já é muito prático e nesses momentos de minicursos, o aluno aprofunda ainda mais o que eles aprendem na faculdade”, afirma.
Entre as alunas inscritas, estava Emily Quirino Salles, do terceiro período, que também trabalha no evento como monitora, ajudando na organização. Enquanto recebia os participantes e passava uma lista para colher suas assinaturas, ela aguardava com ansiedade pelos minicursos que se programou para fazer na terça: uma sobre abordagens da Fisioterapia em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e outra sobre reabilitação ortopédica e esportiva. “Eu gosto de me entrosar nas coisas. É algo que eu gosto de trabalhar, quero conhecer mais sobre o meu curso, conhecer também mais gente e também ver uma palestra boa. Eu não sei porque me interessei nesses temas, mas eu sempre gostei de trabalhar em hospital, de mexer… Não sei, é meio que sonho de menina”, diz ela.
Muito interesse
Já entre as participantes da Semana de Fisioterapia, está também a aluna Cristiane do Sacramento, que se disse interessada em praticamente todos os temas da semana. Eu só me inscrevi em alguns minicursos, mas todas as áreas me interessam bastante. É algo que eu gosto muito. Espero levar dessa semana muito conhecimento e aprendizagem para meu desempenho profissional futuramente. A Fisioterapia é uma profissão que eu quero seguir para a minha carreira e foi o sonho de mais de 15 anos que eu queria. Depois de muitos anos,eu consegui realizar esse sonho”, relembra.
A palestra de abertura do evento foi dada pela fisioterapeuta Luciana Garcez Barreto Teixeira, que é egressa da Unit, doutora em Ciências da Saúde e especialista em saúde da mulher. Ela falou sobre os “Benefícios da fisioterapia na gestação e no trabalho de parto”, compartilhando as experiências que adquiriu ao lidar com pacientes gestantes, com incontinência urinária, e com disfunções do assoalho pélvico. A área, segundo ela, tem despertado um interesse cada vez maior nos alunos.
“Eu me sinto uma referência e sinto essa responsabilidade em relação a eles; o exemplo que eu venho, como profissional, trazer aqui para esses meninos que sonham em ter um consultório como eu tenho hoje. Então, eu sinto essa satisfação em relação a minha profissão”, diz Luciana, que concluiu seu curso na Unit em 2008. “Eu vi a evolução do curso de Fisioterapia com o passar dos anos. Cada vez que participo de um evento aqui, eu vejo mais qualidade científica, mais interesse e mais participação dos alunos. Eles buscam realmente por mais conhecimento, pelo profissional que está na prática clínica, pela nossa opinião. Me sinto realmente privilegiada por ter sido convidada e estar aqui”, elogia.
Leia mais:
Egressa de Fisioterapia destaca vivência acadêmica em projetos de extensão e iniciação científica
Congressos nacionais de Enfermagem e Fisioterapia são abertos na Unit