Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 6, no Bloco C do Campus Farolândia, a Trilha de Formação em Petróleo e Gás, jornada de capacitação elaborada a partir da parceria entre a Universidade Tiradentes (Unit), o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Escola de Governo de Sergipe (Esapgese). O curso de extensão, ofertado para uma primeira turma formada por 50 servidores de 17 repartições públicas estaduais, terá um total de 5 módulos, que se estenderão até maio de 2025, com carga horária total de 200 horas.
A primeira atividade foi o Workshop em Petróleo, Gás e Energia, que reuniu os servidores participantes do curso, alunos da Unit e pesquisadores do ITP, além de representantes das instituições parceiras. Eles assistiram à palestra de abertura sobre o cenário do mercado de óleo e gás em Sergipe, que foi ministrada por Marcelo da Silva Guimarães, consultor da empresa Brainmarket e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em seguida, houve uma apresentação das pesquisas que a Unit e o ITP desenvolvem em temas relacionados a área de Petróleo, Gás e Energias, além de uma mesa-redonda sobre as perspectivas do setor em Sergipe.
O curso foi criado para capacitar os servidores que vão trabalhar diretamente com atividades e integrantes da cadeia produtiva de petróleo, gás natural e energias instalada em Sergipe, que se prepara para uma nova onda de investimentos e incrementos, a partir do projeto Sergipe Águas Profundas e da possibilidade de retomada das atividades da Petrobras no estado.
“É um momento muito importante a Unit poder contribuir para essa formação, porque a questão do óleo e gás é um tema bastante relevante no Estado atualmente. A gente se sente muito honrado em poder passar um pouco do nosso conhecimento para esses servidores, que certamente irão ajudar na difusão das informações que receberão aqui”, destaca o professor e pesquisador Gustavo Rodrigues Borges, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP).
Ao longo dos cinco módulos da Trilha de Formação, os participantes terão bastante contato com as atividades práticas do dia-a-dia do setor, incluindo visitas técnicas a empresas parceiras que também participam do curso, como Petrobras, Eneva e Carmo Energy. “Eles vão encontrar aqui uma estrutura muito completa, desde a parte de infraestrutura, laboratórios onde eles executarão aulas práticas, outros laboratórios de pesquisa que eles vão visitar e conhecer pesquisas na área. Tudo isso vai reunir muito bem a parte de teoria e prática na área de petróleo e gás, e esse é o grande diferencial”, completa Gustavo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Walmor Barbosa, disse que a capacitação dos servidores faz parte do planejamento estratégico para impulsionar o desenvolvimento do estado. “A partir de 2029, Sergipe vai estar no cenário nacional como um dos grandes produtores de petróleo e gás, e as empresas que trabalham diretamente com isso estão se instalando no Estado e vão precisar dessa mão de obra especializada”, diz ele, destacando a importância da parceria entre o Governo e o Ecossistema Tiradentes, composto pela Unit com o ITP e o Tiradentes Innovation Center. “Primeiro pela expertise dessas instituições, que são espaços modernos, propícios para abrigar esse tipo de evento. E o conhecimento dos profissionais, com a estrutura como um todo, que fazem uma união perfeita”, elogia o secretário.
Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professor Ronaldo Linhares, o curso representa a integração entre uma instituição formadora, que prepara profissionais com o Estado, diante de uma proposta de uma política de desenvolvimento de curto, médio e longo prazo. “O Estado tem se preparado para isso e antecipado mesmo as ações com relação à preparação da mão de obra, que vai ser necessária para essa nova demanda. E a universidade entra como uma parceira que prepara e forma essa mão de obra. A Unit se coloca como parte integrante dessa estratégia, um parceiro participativo, se colocando à disposição do Estado para o desenvolvimento e a implantação dessas políticas”, afirma.
A abertura da Trilha de Formação de Petróleo e Gás também contou com a participação do diretor da Esapgese, Wellington Mangueira, e da diretora de Relações Institucionais da Eneva, Regina França.
Leia mais:
Unit e Sedetec vão capacitar servidores para a área de petróleo e gás
Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis