ESTUDE NA UNIT
MENU



4ª Edição do France-Brazil Meeting on Natural Products destaca inovações e parcerias científicas

Evento internacional promoveu um espaço para o intercâmbio de conhecimentos sobre os produtos naturais, com foco na biodiversidade e no desenvolvimento de novos tratamentos

às 19h44
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais, sediou a 4ª edição do France-Brazil Meeting on Natural Products (FB2NP Meeting). Realizado no auditório do bloco D da Unit, o evento é uma plataforma de diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, com o objetivo de compartilhar avanços e novas abordagens no campo dos produtos naturais. Esse encontro destaca-se como uma oportunidade para explorar a biodiversidade do Brasil e seus potenciais usos terapêuticos, farmacêuticos e industriais.

A importância desse evento é imensa, não apenas para Sergipe, mas também para o Brasil e a França, pois se trata de uma oportunidade única de aprofundar os laços de cooperação científica entre ambos os países. Segundo o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e presidente do evento no Brasil, Lucindo Quintans, a troca de experiências entre Brasil e França no campo dos produtos naturais reflete uma relação fraterna, fortalecendo os debates sobre o tema que são de grande relevância para a ciência atual, especialmente em áreas como a química, farmacologia e o desenvolvimento de novos medicamentos.

“Esses profissionais estão em Aracaju discutindo os limites e o potencial dos produtos naturais, como o uso de derivados da cannabis, que ainda enfrenta algumas restrições. Além disso, destaca-se a valorização dos nossos biomas únicos, como a Caatinga, que só existe no Brasil. Este é um momento singular para a ciência em Sergipe e representa o maior evento já realizado no estado sobre esse tema. Contamos com pesquisadores não só da França, mas também de Portugal, o que abrilhanta ainda mais esse encontro. Nossas universidades estão em júbilo por sediar, pela quarta vez, o evento da Rede Franco-Brasileira de Estudos de Produtos Naturais”, destaca Lucindo.

Explorando a biodiversidade 

A área de fitoterapia também foi abordada com destaque durante o evento. De acordo com a vice-presidente do evento no Brasil, a pesquisadora e professora da Unit, Juliana Cordeiro, além das investigações científicas que buscam comprovar as propriedades de plantas utilizadas tradicionalmente, há um movimento crescente de apoio às cadeias produtivas da agricultura familiar, que desempenham um papel crucial na exploração e preservação dos recursos naturais do Brasil.

“Quando falamos sobre produtos naturais, estamos tratando de uma área muito abrangente, e é sobre isso que estamos discutindo: pesquisa, inovações, novas abordagens. Os produtos naturais não são algo pontual. Muitos produtos sintéticos têm inspiração na natureza. Como pesquisadores da área química, identificamos essas moléculas sofisticadas que a natureza produz e tentamos mimetizá-las, tornando possível a produção em larga escala. Há um estudo transversal que envolve a compreensão de como comunidades, nossos ancestrais, usavam esses produtos, e os cientistas tentam validá-los cientificamente”, elenca Juliana.

Laurent Picot, presidente e coordenador da Rede Franco-Brasileira na França, destacou a criação de projetos conjuntos, financiados para explorar o potencial dessas moléculas presentes nos produtos naturais, com o objetivo de desenvolver novos tratamentos para doenças inflamatórias e até antibióticos. Além disso, ele também comentou sobre o valor das parcerias científicas entre os dois países. 

“Estar aqui no Brasil com a rede franco-brasileira de produtos naturais é muito importante para nossa universidade na França. Temos uma grande amizade e parceria com colegas brasileiros, e é uma oportunidade para mostrar o trabalho de qualidade realizado lá com pesquisadores daqui. Estamos desenvolvendo projetos que recebem financiamento para colaborar na pesquisa de produtos naturais, que são uma fonte rica de moléculas com diversas aplicações, como o desenvolvimento de antibióticos e de compostos para tratar doenças inflamatórias. Esse evento é a concretização de uma parceria idealizada em 2015, que visa compartilhar conhecimento e promover o intercâmbio de experiências”, ressalta.

Novas possibilidades 

O evento não apenas promoveu a troca de conhecimento, mas também abriu portas para novas colaborações entre as instituições e pesquisadores. Pâmela Barreto, estudante de Farmácia da Unit, compartilhou sua empolgação com a possibilidade de aplicar nanotecnologia no uso de produtos naturais, enfatizando a importância do evento para fortalecer a rede de profissionais da área. “Este encontro é uma excelente oportunidade para desenvolvermos tanto o lado profissional quanto pessoal, algo que levamos para a vida”, comentou Pâmela, destacando o impacto do evento no desenvolvimento de sua carreira.

Cláudio Carvalho, mestrando em Ciências da Saúde da UFS, destacou a relevância das palestras para seu projeto de pesquisa, que envolve produtos naturais. Ele expressou entusiasmo com as possibilidades de parcerias internacionais, principalmente com pesquisadores franceses, que poderão influenciar seu futuro acadêmico, incluindo a possibilidade de realizar um “doutorado sanduíche” na França.

“Este evento foi muito enriquecedor para mim, especialmente porque estou fazendo mestrado e trabalho com produtos naturais no meu projeto. As palestras ministradas aqui me trouxeram vários insights valiosos. Além disso, as discussões foram importantes para firmarmos parcerias internacionais, especialmente entre o Brasil e pesquisadores estrangeiros, principalmente franceses. Meu objetivo, mais adiante, é fazer doutorado e, dentro desse processo, realizar o que chamamos de ‘doutorado sanduíche’, onde passo uma temporada em outro país. Por exemplo, eu poderia realizar parte do meu doutorado na França”, destacou.

Leia também: Demoday reúne projetos de aplicativos desenvolvidos por calouros de TI

Compartilhe: