No próximo dia 24 de novembro, milhares de estudantes brasileiros participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mas este ano, o exame traz mudanças significativas impulsionadas pelas portarias nº 610 e nº 611, com foco maior nas competências docentes e habilidades práticas desenvolvidas em estágios supervisionados, reduzindo a ênfase nos conteúdos disciplinares.
As provas terão dois componentes: Formação Geral Docente, com 27 questões de múltipla escolha sobre pedagogia e legislação educacional, e Componente Específico, com 36 questões objetivas e uma discursiva, personalizadas para cada área. As mudanças incluem matrizes de referência atualizadas e um ciclo trienal reorganizado, começando com a avaliação de 17 áreas, como Pedagogia, Letras (Português, Inglês e Espanhol), Matemática, História, Geografia, Ciências Biológicas, Educação Física, Artes Visuais, Música, Filosofia, Química, Física e Ciências Sociais.
Novas regras: mais prática e alinhamento com o mercado
De acordo com o Gerente de Qualidade da Universidade Tiradentes (Unit), Antônio Minoru, as licenciaturas, antes avaliadas em ciclos próprios, passarão a ser avaliadas anualmente. Essa nova abordagem visa manter um monitoramento mais constante da formação docente, destacando sua importância no cenário educacional brasileiro. “Na prática, isso significa que, além de fazer a prova teórica, os estudantes em estágio também serão avaliados durante suas atividades práticas”, elenca Minoru.
Nesse modelo, o professor da escola de Educação Básica, onde o aluno estagia, desempenhará o papel de supervisor pelo Inep. Ele observará uma aula ministrada pelo estudante e registrará a avaliação na plataforma do Inep. Essa medida permitirá um olhar mais próximo sobre as práticas pedagógicas reais dos futuros docentes. “Agora, com a avaliação prática, será possível verificar diretamente como o aluno aplica seus conhecimentos e habilidades no contexto do estágio, consolidando mais de 80% da sua formação”, infere.
Nos últimos 20 anos, o Enade focou predominantemente na avaliação teórica. Agora, o Inep busca um olhar mais amplo. “Essa abordagem prática no estágio permite que o Inep avalie se as instituições estão preparando os alunos para os desafios reais do mercado de trabalho. O relatório de desempenho individual, que incluirá os resultados das avaliações teórica e prática, poderá ser um diferencial competitivo em processos seletivos e concursos”, acrescenta.
O que mantém?
Além das mudanças voltadas para a formação docente, o Enade 2024 mantém algumas características estruturais importantes para o processo avaliativo. Ele continuará avaliando cursos de graduação para medir a qualidade da formação oferecida e o desempenho dos estudantes em relação às diretrizes curriculares de cada área.
Os componentes tradicionais, como a aplicação da prova teórica, o Questionário do Estudante e o Questionário do Coordenador de Curso, permanecem. Essas ferramentas avaliam aspectos da formação acadêmica e prática, além de coletarem informações sobre a percepção do estudante em relação ao curso e à instituição. O Inep também mantém a prática de calcular indicadores como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), usados para medir a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.
Preparação das instituições
As portarias trouxeram desafios para as instituições, que precisaram adaptar rapidamente seus currículos e práticas pedagógicas. “Na Universidade Tiradentes, por exemplo, o Currículo Inova já incorpora metodologias que integram teoria e prática, formando profissionais mais alinhados às demandas do mercado”, destaca Antônio Minoru.
A Unit trabalha com uma tríade de competências:
- Conhecimento teórico: o “saber”.
- Habilidades práticas: o “saber fazer”.
- Atitudes profissionais: o “querer e saber agir”.
Mais informações
O Cartão de Confirmação e o Local de Prova estão disponíveis no Sistema Enade para quem preencheu o Questionário do Estudante.
Prova teórica: 24 de novembro, às 13h30 (horário de Brasília), com duração de 4 horas e 30 minutos.
Atenção para o horário de abertura dos portões (12h) e fechamento dos portões (13h).Avaliação prática: Está ocorrendo entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025, para alunos que estão em estágio de regência de classe.
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