O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade Tiradentes (Unit) desempenhou um papel fundamental na 19ª Semana Nacional de Conciliação, realizada entre os dias 4 e 8 de novembro. Esse evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e liderado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), reuniu cidadãos, empresas e profissionais em busca de soluções consensuais para conflitos. Durante os cinco dias, mais de 500 pessoas foram atendidas, com um volume negociado que ultrapassou os R$ 600 mil.
De acordo com o coordenador do NPJ, Raimundo Giovani França, o desempenho foi notável, evidenciando a capacidade estrutural e a localização estratégica do núcleo. “A Semana Nacional de Conciliação é uma parceria já consagrada. A procura maior se deu por empresas como Banese, Banese Card, Deso e Energisa, com o objetivo de promover mutirões de negociação de dívidas. Além disso, o NPJ ofereceu suporte jurídico, enquanto os cursos de Contábeis, Enfermagem e Fisioterapia também participaram pela primeira vez, ampliando os serviços oferecidos”, elenca.
A iniciativa não se limitou à resolução de conflitos. Além das conciliações realizadas pelas empresas parceiras, os participantes contaram com a participação dos estudantes dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Enfermagem e Fisioterapia, proporcionando aprendizado prático e fortalecendo a compreensão do papel social da profissão. “Os alunos tiveram a chance de aplicar seus conhecimentos em um contexto real, lidando com situações que exigem sensibilidade e profissionalismo. Projetos de extensão focados em temas como direito do consumidor e fraudes bancárias em ambientes virtuais foram diretamente incorporados à Semana”, destaca Raimundo.
Para os alunos do curso de Direito, seja do modelo tradicional ou do currículo Inova, é uma oportunidade fundamental. “Um evento como esse proporciona experiência e aprendizado, e ainda excelentes oportunidades para os alunos quanto aos atendimentos e sua humanização, bem como para a realização de projetos de extensão a exemplo daqueles produzidos nas disciplinas de Práticas inovadoras em projetos de extensão, PIPEX, que foram desenvolvidas exclusivamente para a temática de direito do consumidor e fraudes bancárias em ambiente virtual”, ressalta.
Impacto social
A Semana Nacional de Conciliação tem se consolidado como um importante mecanismo de acesso à Justiça. Para Raimundo, o evento demonstra que a resolução de conflitos pode ser alcançada de maneira simples, rápida e eficaz, sem depender exclusivamente de processos judiciais. “De uma maneira geral o cidadão já vem se conscientizando de formas alternativas para soluções de conflitos, ou seja, já entendem que fazer justiça não tem o único caminho de se dirigirem aos fóruns, mas, o caminho da conciliação homologada pelo judiciário é uma forma de atenderem suas necessidades mais simplificadamente e com segurança jurídica”, infere.
Leia também: NAF da Unit é reconhecido pela receita federal com certificação ouro e diamante