ESTUDE NA UNIT
MENU



Complexo de Especialidades em Saúde é oficialmente inaugurado com bênção religiosa

Unidade que reúne ambulatórios dos cursos da área de saúde leva o nome da professora Amélia Uchôa; ela funciona desde setembro e já ampliou os atendimentos ao público.

às 13h19
Compartilhe:

Uma cerimônia religiosa na manhã desta quinta-feira, 21, marcou a inauguração oficial do Complexo de Especialidades em Saúde Profª Amélia Uchôa, da Universidade Tiradentes (Unit), que já está em funcionamento no Campus Farolândia desde setembro, com centenas de atendimentos já prestados à população. A solenidade foi presidida pelo padre Marcelo Conceição, egresso do curso de Jornalismo da instituição e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Aracaju. Ela também contou com a presença dos fundadores da Unit, professores Jouberto Uchôa de Mendonça e Amélia Maria Cerqueira Uchôa, além de pró-reitores, gestores, professores e colaboradores da universidade. 

A homenageada agradeceu publicamente pelo uso de seu nome para batizar o Complexo, destacando a importância e a relevância do espaço que reúne e amplia os ambulatórios e espaços de atendimento dos cursos de saúde da Unit. “Com um coração cheio de gratidão e alegria, venho falar que me sinto imensamente honrada em estar aqui. Saber que meu nome estará presente na lembrança das pessoas quando o assunto for saúde, de hoje em diante, é uma honra que vai além das palavras. Digo do fundo do coração que é um privilégio viver isso. Primeiro porque a Unit não é apenas um lugar onde fui aluna 60 anos atrás. A Unit passou a ser a minha vida! Aqui criei laços profundos e vivi histórias inesquecíveis, vivo até hoje, como esse momento e pretendo viver muito mais”, afirma a professora Amélia. 

Este papel também foi destacado pelo padre Marcelo, antes de conceder a bênção para as estruturas do complexo. “Será um espaço de aprendizado para os profissionais e para os alunos que aqui vão desenvolver as suas capacidades, mas acima de tudo ser um lugar de acolhimento de tantos e tantas que não têm a oportunidade de ter uma saúde digna, que lhes dê, de fato, a garantia de ter tudo aquilo que precisam, e que aqui receberão através desse complexo. Certamente esse lugar que tem muita humanização é um lugar de caridade, porque é um lugar abençoado”, disse o sacerdote, estendendo a bênção para todas as equipes envolvidas na gestão e na operação do complexo. 

O início dos atendimentos aconteceu no dia 9 de setembro, começando pelos ambulatórios de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Medicina, seguidos pelos outros cursos. Desde então, a procura pelos atendimentos e serviços se manteve alta por parte do público, somando-se à demanda de usuários que já eram atendidos nos antigos locais de origem das clínicas. “Esse período já nos deixou bastante animados. Só pelos serviços que a gente tem de consulta, de fisioterapia, de procedimentos odontológicos, consultas psicológicas e médicas, a gente vai ver que já existe uma procura muito grande. Tem áreas que a gente não tem mais vagas até o final deste ano”, avalia a gerente do Complexo de Especialidades em Saúde, Liliane Correia. 

Ela acrescenta que, até o início do ano que vem, todos os outros serviços serão ativados, permitindo a ampliação total da capacidade do Complexo. “A gente vai conseguir trazer novos serviços, novas ofertas e novos exames. Nossa ideia é que o Complexo funcione o ano inteiro, sem depender apenas dos períodos letivos, e que a gente consiga atender primeiramente as demandas acadêmicas e em seguida atender mais à população”, prevê a gerente.

Melhorias para os alunos

O impacto positivo do novo Complexo de Saúde também começa a ser sentido nas próprias atividades acadêmicas, com uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e um entrosamento maior entre os cursos. “A demanda com certeza é maior, os pacientes estão muito mais acolhidos em uma estrutura de ponta. Os alunos estão adorando toda essa novidade e com isso a gente está conseguindo atender à população com mais qualidade e efetividade”, disse a professora Juliana Borges Mendonça, coordenadora da área de Saúde da Unit, dando como exemplo a ampliação do número de consultórios do curso de Psicologia, o que melhorou a dinâmica e a agenda dos atendimentos. 

“Já é visível a postura dos alunos, porque eles têm um equipamento como esse e podem interagir com colegas de outros cursos da área da saúde. Isso reproduz aquilo que eles vão encontrar no exercício da profissão após a formatura. Os alunos sabem que o médico sozinho não faz nada, assim como o enfermeiro sozinho não faz nada e o fisioterapeuta também não. É uma equipe multidisciplinar, trabalhando de forma integrada para melhor atender o doente”, considera o coordenador do curso de Medicina, professor Dalmo Correia Filho. 

Leia mais: 
Complexo de Especialidades em saúde é um dos pontos que mais chamaram a atenção de estudantes
Alunos de Odontologia da Unit ampliam técnicas em novo Complexo de Especialidades em Saúde
Noite Cultural da Capela une arte, fé e união

Compartilhe: