De 25 a 29 de novembro, a Universidade Tiradentes (Unit) sedia a primeira edição da Escola Internacional de Verão, em parceria com a Universidade de Salamanca, na Espanha. A iniciativa tem como objetivo principal expandir fronteiras e fomentar a troca de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes de diferentes países. Com o tema “Formação Docente e o Futuro da Educação: reimaginando o Século XXI”, a Escola de Verão busca instigar reflexões sobre o papel do docente em um mundo cada vez mais globalizado e complexo.
A Escola Internacional de Verão foi criada para incentivar discussões colaborativas sobre educação. Professores e estudantes da Universidade Tiradentes, da Universidad de Salamanca e do Instituto Politécnico de Bragança compartilham pesquisas e vivências acadêmicas que, segundo a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert, reduzem fronteiras e promovem o aprendizado colaborativo e enriquecedor para o desenvolvimento da educação.
“É uma oportunidade única para que todas essas pessoas dialoguem sobre o futuro da educação, alinhadas ao tema central do evento: ‘Diálogos Possíveis da Educação entre o Brasil e a Espanha’. A interculturalidade é uma das bases que buscamos fortalecer em todos os nossos programas de internacionalização na Universidade Tiradentes. O contato com pessoas de diferentes origens e formações acadêmicas enriquece não só a formação acadêmica, mas também a atuação profissional futura. Esse tipo de diálogo e troca de experiências amplia horizontes e agrega valor a todos os envolvidos”, destaca Júlia.
Colaboração internacional
Para Andrea Karla Nunes, organizadora do evento e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), a Escola de Verão reflete um espírito de solidariedade e cooperação. “Vivemos em um mundo onde não é mais possível permanecer isolados dentro das paredes das universidades. A Escola Internacional de Verão foi idealizada justamente com a perspectiva de ampliar relações e formas de interação. Por meio da internacionalização, a Universidade Tiradentes, através do setor responsável, proporciona ao Programa de Pós-Graduação a oportunidade de compartilhar nossos trabalhos, ao mesmo tempo em que conhecemos e aprendemos com as produções de pesquisadores de outros países”, pontua Andrea Karla.
A professora Evangelina Bonifácio, do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, esteve presente e destacou a importância da presencialidade para estabelecer conexões mais profundas. “Eventos como este mostram que temos mais em comum do que pensamos. Além disso, pude observar algo que considero muito relevante: apesar de ser uma instituição privada, ela demonstra uma forte responsabilidade social. Essa experiência de ver de perto como tudo funciona e levar essa percepção adiante é enriquecedora, porque, muitas vezes, a comunicação não traduz com precisão o que acontece na prática”, ressalta
Em sua palestra, Evangelina aborda a ética na pesquisa educacional e a importância das ciências humanas. Ela alerta para o risco de uma formação que prioriza apenas disciplinas técnicas. “Hoje, os cursos de formação de professores têm cada vez menos espaço para as ciências humanas e sociais, o que, na minha visão, é um erro. Não basta focar apenas em conhecimentos técnicos, como matemática ou química; é essencial trazer o pensamento crítico, a filosofia, a história e, claro, os procedimentos éticos para a profissão docente. Falei sobre como conduzir a investigação, com foco não apenas no ‘como fazer’, mas nas boas práticas na investigação”, conta a professora.
Integração e troca de conhecimento
O mestrando do PPED, Alisson Azevedo destaca a importância da integração entre professores e estudantes como um dos pontos mais relevantes do evento. “Essa interação e integração entre professores e estudantes, tanto no Brasil quanto na Espanha, foi o que mais me estimulou. Assisti à abertura da conferência com o professor representando a Espanha. Ficou claro como o conhecimento e essa integração cultural e educacional fazem toda a diferença na nossa vida acadêmica, profissional e até mesmo pessoal. Essa iniciativa é fundamental. Envolve mestrandos, doutorandos, professores e estudantes em geral. É uma oportunidade incrível para aprender e crescer, e precisamos aproveitar ao máximo”, elenca Alisson.
Mais informações
O evento segue até esta sexta-feira, 29 de novembro, com atividades híbridas, permitindo que estudantes e docentes de diversas localidades participem. As transmissões ao vivo continuam disponíveis pelo canal do YouTube da Unit, e é possível acompanhar tudo clicando aqui.
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