A educação superior no Nordeste deu mais um salto no quesito de transformação digital. A Universidade Tiradentes (Unit) migrou toda sua infraestrutura tecnológica para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), uma das maiores empresas de computação em nuvem do mundo. Essa mudança, realizada em parceria com a SoftwareOne, líder global em soluções de software e tecnologia em nuvem, resultou em uma operação mais segura, escalável e inovadora, colocando a Unit na vanguarda da educação digital no Brasil, sendo a primeira universidade do Norte-Nordeste a implementar esse modelo de armazenamento.
Mas afinal, o que significa migrar para a nuvem? Imagine que toda a informação da universidade, desde os registros acadêmicos até os sistemas administrativos, antes ficava armazenada em servidores físicos, dentro da própria instituição. Agora, esses dados estão hospedados em servidores virtuais, localizados em data centers da AWS espalhados pelo mundo. Essa mudança oferece diversas vantagens, como maior segurança, flexibilidade e economia de custos. O diretor de Tecnologia da Unit, Fábio Santos, explica que a decisão de migrar para a nuvem foi motivada pela necessidade de modernizar a infraestrutura da instituição.
“Tínhamos um data center que já estava próximo ao fim de sua vida útil. Decidimos migrar para o que há de mais avançado em tecnologia para data centers: a nuvem da AWS. Agora, todo o nosso ambiente tecnológico está hospedado na nuvem da Amazon Web Services. A migração nos permite acessar tecnologias como inteligência artificial de maneira mais efetiva. Muitas vezes, as empresas não conseguem processar grandes volumes de dados porque isso exige estruturas tecnológicas enormes e investimentos elevados. A AWS já possui esse ambiente pronto, o que nos coloca em um novo patamar de tecnologia e inovação”, ressalta Fábio.
Segundo o vice-reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, o projeto é parte de uma estratégia mais ampla que busca consolidar a universidade como referência em inovação tecnológica. “Ser a primeira instituição de ensino superior a realizar um movimento dessa magnitude reforça o papel da Unit como líder em inovação. Enquanto espaço de produção de ciência e conhecimento, entendemos que é nosso dever dar o exemplo. Essa parceria com grandes empresas é parte de uma visão mais ampla: a criação de um parque tecnológico em nosso campus a partir de 2025”, prevê o vice-reitor.
Impactos abrangentes
Para discutir os próximos passos dessa transformação, a Unit recebeu, em seu campus, o CEO da AWS Brasil para o setor público, Paulo Cunha e o Country Manager da SoftwareOne no Brasil, Otávio Argenton. Durante a visita, os executivos conheceram de perto os impactos do projeto e participaram de discussões sobre futuras parcerias. Segundo Paulo Cunha, o Brasil foi o oitavo mercado global a receber investimentos da AWS, logo nos primeiros anos da empresa, e tem se mostrado um celeiro muito importante, especialmente na área da educação.
“A Universidade Tiradentes representa o impacto positivo da adoção da computação em nuvem, trazendo agilidade nas decisões, aumento na segurança e escalabilidade para suas operações. Estamos falando de uma instituição com cerca de mais de 40 mil alunos, que agora conta com uma tecnologia de ponta para entregar eficiência e resultados excepcionais. A Unit ganha agilidade na tomada de decisões e na transformação computacional. Além disso, há um aumento significativo no nível de segurança contra ciberataques, além de redução de custos operacionais a longo prazo. Essa transformação é essencial para atender às demandas sociais contemporâneas”, elenca.
A SoftwareOne desempenhou um papel fundamental na execução e gestão do projeto. Segundo Otávio Argenton, a empresa foi responsável pela implementação e operação do novo ambiente tecnológico. Ele também ressaltou a importância desse tipo de iniciativa para o estado de Sergipe. “Nossa função é garantir que o ambiente na nuvem seja gerido com excelência, cobrindo aspectos como governança, compliance e custos. Além disso, a replicação de dados em diversos data centers ao redor do mundo proporciona um nível de segurança inigualável. Ver uma universidade em Aracaju liderar a transformação tecnológica é inspirador. Essa é uma tecnologia que, geralmente, encontramos em grandes centros urbanos. A Unit mostra que inovação pode e deve ser uma realidade em todo o Brasil”, destaca Otávio.
Leia também: Gerente da AWS interage com alunos de TI da Unit sobre as tendências do mercado