ESTUDE NA UNIT
MENU

Práticas pedagógicas reúnem alunos de Educação Física em atividades lúdicas e esportivas

Durante os dois dias de evento, os alunos participaram de oficinas como queimado, relógio de cones, totó humano, futevôlei, vôlei e outras

às 19h38
Compartilhe:

As práticas pedagógicas são mais que uma atividade extracurricular: a interação prática, a convivência em equipe e a experimentação de novas ideias para formar profissionais completos, capazes de atuar em diversos contextos. Pensando nisso, o curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit) promove, desde 2012, às práticas pedagógicas, um evento semestral que une alunos, professores e comunidade em atividades lúdicas, esportivas e cooperativas.

Segundo a professora Lisane Dantas, idealizadora do projeto, as práticas pedagógicas foram concebidas como uma forma de confraternização e encerramento dos semestres. “O projeto tem um cunho lúdico, com atividades cooperativas que promovem a integração e celebram tudo o que foi construído ao longo do semestre. A organização do evento varia a cada período e está vinculada à disciplina de Gestão. Neste semestre, a responsabilidade é do professor João, que está coordenando o projeto junto com os alunos”, afirma Lisane.

O professor João Elliakim, responsável pela organização desta edição, destacou a relevância do evento para os alunos. “Neste semestre, o evento ‘Buscando Novos Horizontes’ foi um sucesso, com atividades realizadas nas quadras de areia e no campo. Entre as dinâmicas, os jogos e brincadeiras recreativas trouxeram diversão e momentos de descompressão para os participantes, oferecendo uma pausa bem-vinda durante o período de fechamento do semestre”, reforça o professor.

Integração e dinâmicas

Para Stefany Goes, aluna do 5º período, as práticas pedagógicas têm sido um marco desde o início de sua trajetória acadêmica. “Considero essas atividades extremamente importantes para o curso. “Agora, no meu quinto período, estar à frente da organização tem sido uma experiência muito enriquecedora. Adaptamos várias atividades, como o handemado e o totó humano, para tornar o evento ainda mais divertido e nostálgico. Nosso objetivo é envolver não apenas os alunos do primeiro período, mas também estudantes de outros períodos, para que todos possam vivenciar e aproveitar essas práticas”, aponta.

Já para Jadson Macedo, aluno do 2º período, a inovação e o trabalho em equipe são os grandes destaques. “Sobre as atividades, as minhas preferidas são o futsal, que eu jogo bastante, e o vôlei. Também gosto muito da forma como eles inovam nas práticas, adaptando e modificando os esportes tradicionais para trazer algo novo e interessante. Além disso, a integração é um ponto forte. Eles valorizam bastante o trabalho em equipe, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora para todos os participantes”, elenca Jadson.

Maysa Araújo, do 7º período, ressaltou as mudanças positivas ao longo do tempo. “A cada nova edição, há algo diferente e melhorado. Para nós, que somos do curso, essas práticas são muito importantes, tanto para a integração quanto para o aprendizado. Espero poder continuar participando, pois pretendo dar continuidade ao curso de bacharelado e aproveitar ainda mais essas experiências”, destaca a estudante.

Atividades 

Durante os dois dias de evento, os alunos participaram de oficinas como queimado, relógio de cones, totó humano, futevôlei e vôlei, realizadas em quadras, e no novo campo de areia, além de dinâmicas adaptadas. 

Leia também: Reitor recebe título de sócio benemérito pela Academia Sergipana de Medicina

Compartilhe: