ESTUDE NA UNIT
MENU

Corrida Tiradentes inova com desafio de 6 horas de revezamento

Nova dinâmica do evento mobiliza equipes em uma prova estratégica, com suporte técnico e nutricional para os participantes

às 20h14
Compartilhe:

Em mais uma edição da Corrida Tiradentes que acontece todos os anos, a Universidade Tiradentes (Unit) inovou este ano e realizou o Desafio Tiradentes – 6 Horas de Revezamento. A competição, realizada na pista de atletismo da Unit Farolândia, desafiou 15 equipes a acumular a maior distância possível em seis horas, em formato de revezamento. O evento, que começou às 16h e terminou às 22h, proporcionou aos participantes a oportunidade de testar seus limites e celebrar a prática esportiva.

De acordo com o coordenador de esportes da Unit, Walter Thiessen, a decisão de criar um novo formato para a tradicional Corrida Tiradentes surgiu da necessidade de inovar e oferecer aos atletas uma experiência diferente. “Este ano, inovamos na tradicional Corrida Tiradentes. Decidimos criar um novo formato: o Desafio Tiradentes – 6 Horas de Revezamento na pista de atletismo. A dinâmica da prova exigiu das equipes uma estratégia bem definida. Cada equipe, composta por 6 ou 12 atletas, precisava decidir como seus integrantes se revezavam na pista. O objetivo era acumular o maior número de voltas na pista ao longo das 6 horas do desafio”, detalhou Thiessen.

Participação e apoio técnico

Além da competição, o evento contou com suporte técnico e recuperação pós-prova. A professora de Fisioterapia da Unit, Juliana de Góes, destacou a atuação dos alunos na área de recovery. ” Nossa principal função é auxiliar na recuperação dos participantes após o exercício, promovendo a liberação muscular, a liberação miofascial e o alongamento. Esses métodos ajudam a prevenir dores musculares pós-exercício e melhoram o bem-estar geral. O objetivo é proporcionar uma recuperação mais eficiente e confortável para os participantes, reduzindo possíveis desconfortos após o esforço físico”, explicou a professora.

Já o professor Hugo Xavier, dos cursos de Nutrição e Gastronomia, ressaltou a preocupação com a nutrição dos participantes. “A Gastronomia preparou um alimento mais saudável, criando um kit nutricional para os corredores. A distribuição foi realizada pelos alunos da Liga Acadêmica de Nutrição Esportiva da universidade. O kit inclui duas frutas — maçã e banana —, ricas em potássio e fibras, para reposição de sais minerais. Além disso, uma cocada funcional, rica em carboidratos e proteínas, ideal para os corredores. Também oferecemos um suco natural de abacaxi com hortelã, que auxilia na reposição de vitaminas e sais minerais”, elenca Hugo.

O importante é participar 

Os atletas que participaram do evento enfatizaram a relevância da iniciativa para a comunidade esportiva. Alan Santos Rocha, estudante de Educação Física da Unit e integrante da Equipe Universidade Tiradentes, destacou sua alegria em competir em uma prova realizada na própria instituição, local que também utiliza para seus treinos.

“É um prazer enorme participar de um evento como esse, realizado na nossa pista, que também é onde treino. Além de ser estudante da Unit, sou atleta. Diferente deste revezamento de seis horas correndo, eu participo da prova de 100 metros, uma distância que já foi muito desafiadora para mim. É uma honra imensa participar de um evento como esse, e gostaria de agradecer ao nosso reitor, aos coordenadores de esportes, ao Walter e a toda a organização”, conta Alan.

A gerente de Proteção de Dados e Processos da Unit, Susan Kelly, participou da corrida e integrou a equipe “Corra como uma Garota”, ela destacou a importância de superar os limites e a sensação de pertencimento ao grupo. “Eu não sou uma corredora profissional, sou mais focada no trabalho de força, mas essa é a minha primeira vez participando de uma competição como essa. Quanto à nossa equipe, somos 12 mulheres e começamos a nos organizar desde segunda-feira, pelo WhatsApp. Criamos um grupo, fomos nos convidando umas às outras e temos corredoras profissionais, como a Ângela e a Verônica, que ajudaram a orquestrar a organização, dando dicas e orientações para a inscrição e para todos os detalhes”, comenta.

José Roque, jornalista e participante da equipe “Pé no chão”, ressaltou a importância de eventos como esse para incentivar a prática esportiva e promover a integração entre os atletas. “Nossa equipe foi formada em 2002 e já participa de corridas em todo o Brasil. A expectativa é fazer o melhor possível. Eventos como esse são importantes, pois quem ainda não corre se sente incentivado a começar, e para nós, corredores experientes, é uma premiação. Esse evento não é profissional, mas tem um significado grande, pois estamos há 14 anos participando”, destaca o jornalista.

Resultados 

As equipes vencedoras foram anunciadas ao final do evento. 

Categoria Mista (6 atletas):

  1. RT
  2. Unit
  3. Moraes Training

Categoria Masculina (6 atletas):

  1. Thadeu Melo Team
  2. Pé no Chão
  3. Lumiere

Categoria Feminina (12 atletas):

  1. Corra Como uma Garota

Categoria Mista (12 atletas):

Superação

Leia também: Práticas pedagógicas reúnem alunos de Educação Física em atividades lúdicas e esportivas

Compartilhe: