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Dissertação do PPED sobre o antigo Colégio Tiradentes é lançada em e-book

Livro traz uma versão adaptada e ampliada da pesquisa que descreve e reconstitui os cinco primeiros anos de funcionamento da escola, marco que deu origem à atual Universidade Tiradentes

às 18h38
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A reconstituição da maquete virtual da antiga sede do Colégio Tiradentes, que funcionou no Centro de Aracaju entre 1962 e 1967, está retratada agora em um e-book que acaba de ser lançado pela Criação Editora. A obra “Temos orgulho de estudar neste colégio: práticas educativas, memória e arquitetura escolar no Colégio Tiradentes de Sergipe (1962-1967)”, é um desdobramento da dissertação apresentada em abril de 2024 pela arquiteta Indayane Gomes da Silva, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), da Universidade Tiradentes (Unit). O trabalho foi escrito pela própria Indayane, em conjunto com o professor-doutor Cristiano Ferronato, também do PPED. 

A pesquisa, realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa História da Educação do Nordeste (GPHEN), fez um estudo mais profundo sobre os primeiros anos do antigo colégio, que foi fundado como Ginásio em 21 de abril de 1962 e que serviu de base para o que veio futuramente a ser transformado na Unit e no Grupo Tiradentes. Ela se baseou em uma série de entrevistas com os fundadores da instituição, professores Jouberto Uchôa de Mendonça e Amélia Maria Cerqueira Uchôa, com outros professores da época e ex-alunos, além de jornais da época e outras publicações.

De acordo com Ferronato, a transformação da dissertação em livro foi uma sugestão da banca examinadora logo após a defesa. “O nosso objetivo é ampliar o alcance e o impacto da pesquisa. Geralmente, dissertações são acessíveis apenas em bibliotecas ou repositórios acadêmicos, alcançando um público limitado. Publicar um livro permite que o conteúdo atinja leitores fora do meio acadêmico, como profissionais, estudantes e o público com uma linguagem mais acessível. Nós precisamos destacar tanto o valor do conteúdo original quanto o planejamento necessário para transformá-lo em uma obra com maior alcance e impacto”, afirma ele, definindo a experiência como “um trabalho minucioso, mas enriquecedor”. 

Para a produção do livro virtual, o texto original da dissertação foi adaptado e ampliado, com a inclusão de outras referências que dão ênfase no âmbito da educação. “Com o e-book, nós conseguimos expandir o conteúdo e consolidar o tema, que é de interesse crescente e aborda uma lacuna não antes estudado. Ainda tivemos o acesso a outros espaços da Unit, como o Memorial de Sergipe, para acessar fontes”, relatam os autores, que contaram com o apoio da museóloga Sayonara Viana, diretora do Memorial.

O e-book traz ainda um link para o vídeo com a maquete virtual do prédio do Colégio, um antigo pensionato que funcionava na rua Laranjeiras, centro de Aracaju, e foi demolido no fim da década de 2000 para dar lugar a um estacionamento particular. Essa reconstituição foi construída através do Blender, um programa de computador utilizado em trabalhos de animação, modelagem e escultura digital, a partir das informações e especificações técnicas sobre o formato e a disposição da estrutura, dos materiais utilizados, do mobiliário e de outros itens que compunham o imóvel. 

Histórico resgatado

Para além de reconstituir a sede, a pesquisa que deu origem ao livro levantou e reuniu outras informações que contextualizam o cenário e panorama  educacional de Aracaju na época e contam detalhes sobre o dia-a-dia do Colégio, como as festas e eventos escolares, os currículos dos cursos, a metodologia, a rotina diária, a administração, as práticas pedagógicas e como o espaço escolar era aproveitado pelos alunos. Um dos aspectos que mais se destacaram entre os relatos e dados dos ex-alunos e ex-professores foi o impacto das relações interpessoais, bem como a influência do ambiente educacional.

A ideia, conforme os autores, foi “ir além de seus muros” para explorar a identidade institucional do velho Tiradentes. “O estudo não recai somente sobre a própria escola, mas também a sociedade onde ela está inserida. Portanto, investigações como esta revelam diferentes formas de apropriação e representação dos valores e práticas vivenciadas no cotidiano escolar, integrando tanto as ações dos sujeitos quanto a função das instituições educativas na sociedade. Foi fundamental para solidificação da memória e conexão com a prática, entendendo as transformações ao longo do tempo e os desafios e superações que foram fundamentais para a consolidação da instituição”, destaca Cristiano. 

Outra passagem marcante da primeira fase se deu em fevereiro de 1967, quando o Colégio sofreu uma ação de despejo, motivada por um impasse com a antiga dona do imóvel. Após uma decisão judicial, a escola foi invadida pela polícia e teve todos os seus pertences colocados na rua, forçando a transferência do Tiradentes para outro imóvel, na Avenida Airton Teles. O episódio mobilizou a opinião pública sergipana e permitiu que o colégio não apenas mantivesse a sua quantidade de alunos, mas também aumentasse as matrículas. 

“O Colégio Tiradentes se mostrou um espaço de vivências, alegrias e tristezas, que mostrou a importância de valores e disciplina, a criação de um sentimento de comunidade, que mesmo com o infeliz acontecimento do despejo, os alunos se mantiveram firme com a instituição, demonstrando o quanto sua atuação na educação sergipana nesses anos, foram eficientes para institucionalização do colégio em Aracaju”, contextualiza Indayane, acrescentando que a valorização da figura do professor e a adaptação às mudanças, bem como o resgate da identidade e da tradição, são pontos característicos do velho colégio que ficam como exemplos para as escolas de hoje.

Onde encontrar

O e-book “Temos orgulho de estudar neste colégio: práticas educativas, memória e arquitetura escolar no Colégio Tiradentes de Sergipe (1962-1967)” pode ser encontrado e baixado gratuitamente no site da Criação Editora

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