A Universidade Tiradentes (Unit) abriu discussões sobre possibilidades de parcerias com a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju. Nesta quarta-feira, 15, aconteceu a visita do secretário municipal do Trabalho e Emprego, Adilson Júnior, e do diretor de Capacitação e Convênios da repartição, Diego da Costa. Eles foram recebidos pelo reitor Jouberto Uchôa de Mendonça e pelo diretor de Relações Institucionais da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão.
A visita girou em torno de ideias e iniciativas para melhorar a capacitação profissional dos moradores de Socorro e dos próprios servidores municipais. A ideia é fortalecer as parcerias já existentes entre a Unit e o Município, além de incentivar o surgimento de outras. “O prefeito atual e seus secretários estão muito preocupados com a capacitação dos seus munícipes, para eles poderem entrar no mercado de trabalho de uma forma mais qualificada, aumentando as chances de emprego e a atração de investimentos”, diz Wandir.
O secretário Adilson Júnior considerou a conversa como “bastante produtiva” e ressaltou a importância das ideias e projetos que foram discutidos. “Nós estamos no início da gestão do prefeito Samuel Carvalho, visitando alguns órgãos para formalizar parcerias. Nós não poderíamos deixar de fazer essa visita à Universidade Tiradentes. Agradecemos ao professor Uchôa e ao professor Marcos Wandir, que nos receberam muito bem. Com certeza, e como fruto dessa primeira visita, sairão projetos de importância para o município de Socorro na área de capacitação, de formação e de extensão em parceria com a Unit, para que a gente possa sempre levar qualidade de vida ao nosso povo”, disse ele.
Houve a discussão de dois modelos. No primeiro, será utilizada a curricularização da extensão, direcionando projetos e experiências extensionistas desenvolvidos pelos alunos e professores dos cursos da Unit. Tais projetos, incluindo as Pipex (Práticas Inovadoras de Projeto de Extensão), serão voltados para o atendimento das demandas imediatas de escolas, postos de saúde e outros setores da administração pública de Socorro. Por outro lado, a própria Prefeitura de Socorro fará uma pesquisa de demanda junto à população do município, com foco na reentrada ou ampliação do mercado de trabalho. O objetivo é identificar as necessidades e gargalos na qualificação profissional.
“Em cima do que for levantado nessa pesquisa, vai ser discutida qual a melhor forma de atender. Temos os cursos presenciais, os cursos na modalidade de Ensino à Distância, os de extensão que podem ser cursos livres ou uma pós-graduação lato sensu, coisas que sejam sempre rápidas, mas que permitam a essa população ter uma nova oportunidade de renda”, afirma o professor, destacando que Socorro tem uma economia pujante, baseada nos serviços, comércio e indústria, que abrem um amplo campo de estágios e projetos para os estudantes. “Por que não também ter, na solução dos problemas de Socorro, os alunos que fazem a Unit, seja na modalidade presencial ou à distância, e são moradores de Socorro?”, conclui Wandir.
Adilson e Diego estavam acompanhados pelo chefe de gabinete da secretaria, Bruno Oliveira. Ao final da audiência, eles fizeram uma visita guiada a outros pontos do Campus Farolândia, incluindo o Tiradentes Innovation Center.
Sobre a cidade
Com população estimada em mais de 202 mil habitantes, Nossa Senhora do Socorro é a segunda cidade mais populosa de Sergipe, sendo superada apenas pela capital, Aracaju, da qual é vizinha. Foi fundada oficialmente em 1864, quando a então Vila de Nossa Senhora do Socorro da Cotinguiba foi elevada à categoria de município. No entanto, seu maior crescimento se deu entre as décadas de 1980 e 2000, a partir da construção de grandes conjuntos habitacionais populares, como Marcos Freire I, II e III, João Alves Filho, Piabeta, Fernando Collor, Jardim, Parque dos Farois e o Complexo Taiçoca.
O município conta hoje com o Polo Socorro da Unit EaD, que funciona no Conjunto Fernando Collor, em frente ao Shopping Prêmio, e oferta 13 cursos na modalidade híbrida e on-line.
Leia mais:
Mostra PIPEX destaca projetos que transformam a sociedade