ESTUDE NA UNIT
MENU

Jornada Pedagógica 2025-1 é aberta com foco na formação docente

Evento semestral reúne todos os professores da Unit e teve o anúncio de projetos voltados principalmente à qualificação do corpo docente e o aperfeiçoamento das metodologias de ensino

às 19h54
Compartilhe:

Foi dada a largada para mais um semestre letivo na Universidade Tiradentes (Unit), com a abertura da Jornada Pedagógica 2025-1. O evento semestral reúne todos os professores para uma programação totalmente voltada à formação, capacitação e atualização de informações. O momento institucional que marcou a abertura oficial da Jornada aconteceu nesta segunda-feira, 20, no bloco G do Campus Farolândia, com transmissão para os campi da Unit no interior de Sergipe, para os polos de Ensino à Distância (Unit EaD), para o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e para a Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana). 

A abertura contou com a presença do reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, que destacou a importância da Jornada como um momento de aperfeiçoamento da instituição como um todo, acompanhando as tendências e demandas apresentadas pelo mercado de trabalho e pelo contexto social do momento. “Desde que surgiu e se criou como faculdade, depois como universidade, nós procuramos ver onde é que existia qualquer experiência superior à nossa para adotarmos. Isso é o que nós temos feito todo dia, procurando ver o que há de fato novo e seja importante para o crescimento da universidade. Daí a importância de estar qualificando os professores sempre. Esse é o propósito que, por sinal, vem dando resultado porque nós estamos chegando a cada pessoa da comunidade, seja estudante, profissional ou até mesmo uma pessoa sem formação, para que eles conheçam o que é que a universidade está oferecendo”, afirma Uchôa.

Durante a abertura, o vice-reitor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior destacou alguns dos projetos, metas e estratégias institucionais previstas para a Unit em 2025. Entre elas, estão a qualificação do corpo docente e o aperfeiçoamento das metodologias de ensino. “A universidade está avançando cada vez mais nas novas metodologias, no modelo pedagógico que é o da aprendizagem baseada em projetos. É uma coisa obviamente nova para o nosso aluno e para o nosso professor, mas é uma realidade que a universidade está seguindo. O que estamos fazendo aqui nessa jornada pedagógica é exatamente reforçar a importância do professor, da capacitação docente, trazendo para eles uma realidade das novas tecnologias, ou seja, como eles usam o ambiente virtual de aprendizagem, e uma série de outras questões”, disse ele. 

O vice-reitor também adiantou que a Unit está trabalhando na montagem da configuração e implantação, a partir deste ano, de um Parque Tecnológico dentro do Campus Farolândia. A ideia é formar um ecossistema de inovação e negócios que integre empresas já estabelecidas no mercado sergipanos a startups e pequenas empresas incubadas no Tiradentes Innovation Center, além da Unit, do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e do próprio TIC, potencializando o trabalho já realizado pelas três unidades. “Tudo isso traz um extremo impacto para esse aluno. Na Jornada, a gente está fazendo todo o nosso congraçamento de início do semestre, acolhendo os professores, mas fazendo com eles o alinhamento de informações. O professor está recebendo informações de todos esses projetos que estão andando e obviamente, quando ele chegar em sala de aula, ele vai desdobrar isso com o nosso aluno. A qualificação que ele recebe hoje oportuniza para que ele possa também levar essas novas competências e habilidades dele enquanto docente para a sala de aula”, explica Uchôa Júnior. 

Formação continuada

Com o tema “Formação continuada: inspirar, aprender e transformar”, a Jornada Pedagógica 2025-1 está com o seu foco voltado para a formação docente por competências, segundo a professora Ana Cláudia de Ataide Almeida, integrante do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) e organizadora do evento, o intuito é fazer com que os professores, sobretudo os que têm mais formação técnica, tenham uma visão mais aprofundada do que é ser professor. 

“A gente vai trazer as bases necessárias para que eles atuem enquanto docentes. É pensar os conceitos de aprendizagem, de competências e entender, sobretudo, como é que os estudantes aprendem, como é que o cérebro aprende, quais são as melhores metodologias e estratégias para que a gente alcança essa aprendizagem. Porque a aprendizagem é alcançada a partir do momento que se pensa. Então, quando a gente faz o aluno pensar, aí sim, de certo modo o nosso objetivo foi alcançado”, afirma Cláudia. 

Esta edição da Jornada marcou ainda o lançamento de um curso de pós-graduação lato sensu voltado para todos os professores da instituição: o de Educação para Competências no Ensino Superior. Com duração de dois anos e carga horária mínima de 360 horas, dividida em atividades práticas e teóricas, o curso terá turmas de 50 professores por semestre, a começar do atual. As primeiras aulas já começaram a ser ministradas durante a Jornada, com a ministração de três componentes curriculares do novo curso.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Ronaldo Linhares, trata-se de uma retomada do processo de formação continuada de professores, iniciado há cerca de cinco anos, com o Modelo Pedagógico Tiradentes. “Queremos atualizar essa formação e colocar os nossos professores no patamar de importância que eles têm. A gente primeiro resgata o professor na medida em que a gente o ouve para ver suas dores, fazer um levantamento das demandas e desejos de formação que eles têm. No segundo movimento, pretendemos preparar melhor esse professor para o tipo de aluno que a gente está recebendo, que não é mais aquele que a gente tinha há dez anos atrás. E no terceiro movimento, para um mercado de trabalho que também tem se modificado, se transformado com o passado dos últimos vinte, trinta anos, no início do século 21”, define ele. 

GPTW

Outro momento marcante da abertura foi o Momento GPTW, que divulgou para os professores o resultado da pesquisa de clima organizacional aplicado no ano passado pela Great Place to Work (GPTW), organização global que avalia diferentes empresas pelo mundo. Este levantamento classificou a Unit e o Grupo Tiradentes como um dos “melhores lugares para trabalhar”. A atividade da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) fez um agradecimento público aos professores que participaram respondendo às questões da pesquisa, além de apresentar detalhes dos dados apurados. 

“Apresentamos pontos positivos, os pontos de atenção a melhorar, e nós convidamos eles para ajudar na parte da solução. Todos os cursos têm planos de ação GPTW disponíveis para que eles possam dar sugestões e ajudar nessa construção. A gente teve uma boa participação de professores. Isso ajuda muito para o índice de confiança que a gente tem. E, no nosso caso, como é a primeira vez em 10 anos que se faz uma pesquisa, já é satisfatório para nós estarmos presentes, olhando no olho, conversando com eles e dando-lhes um retorno”, disse o analista Ryan Santana do Sacramento, do DRH.  

Programação

A palestra de abertura da Jornada Pedagógica 2025-1 foi ministrada pela professora Maria José Batista Pinto Flores, pró-reitora adjunta de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também é docente da graduação e colaboradora da pós-graduação na Faculdade de Educação (FaE). Ela falou aos professores sobre o tema “Competências docentes: saberes e práticas para a transformação no ensino superior”. 

A Jornada segue até o próximo dia 31 de janeiro, com palestras, minicursos, oficinas e as atividades de Planejamento Acadêmico com as equipes e coordenações de cada área e curso. A programação completa pode ser conferida no site da Jornada Pedagógica

Leia mais: 
Unit avança no planejamento acadêmico para 2025 com reunião estratégica
Unit promove primeira Escola Internacional de Verão com foco na formação docente

Compartilhe: