A educação política é um pilar fundamental para entender os próprios direitos dentro da sociedade, e aprender desde a infância pode formar cidadãos mais conscientes politicamente. É nesse contexto que os alunos do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) desenvolveram um projeto chamado “Práticas para incentivar a participação política dos jovens do ensino básico no estado de Sergipe”. Coordenado pelo professor Fran Spinoza, essa iniciativa promove a formação cidadã e o engajamento político entre estudantes da rede pública, utilizando a educação como ferramenta de conscientização.
Esse projeto atende a uma demanda específica da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC). O objetivo central é criar uma ponte entre os conhecimentos acadêmicos e as necessidades da comunidade, possibilitando que jovens do ensino básico compreendam temas como direitos políticos, liberdade de expressão e o funcionamento das audiências públicas.
“A ideia surgiu após eu apresentar o Projeto INOVA para diferentes autoridades e funcionários da SEDUC. Coincidentemente, um dos projetos existentes na SEDUC também aborda a formação política de jovens em escolas públicas. Pensamos que seria interessante desenvolver um projeto no formato ‘de jovens para jovens’ para discutir política com os alunos da rede pública”, explica o professor, Fran Spinoza.
Através de palestras, rodas de conversa e dinâmicas interativas, os estudantes do curso de Direito da Unit compartilharam seus conhecimentos e despertaram o interesse de alunos, professores e gestores escolares, abordando temas como direito de associação política, liberdade de expressão, partidos políticos, plebiscitos, referendos, audiências públicas, entre outros. O projeto, apresentado na Mostra das Práticas Inovadoras de Projeto de Extensão (PIPEX), foi um dos vencedores e se destacou por sua abordagem prática e resultados positivos, consolidando-se como um exemplo de extensão universitária transformadora.
Reconhecimento
O sucesso do projeto no PIPEX abriu caminhos para novos desafios e oportunidades. A SEDUC, impressionada pela competência e dedicação dos alunos envolvidos, concedeu bolsas de estágio para seis estudantes em 2024.2, outros sete alunos, premiados no PIPEX, também receberão bolsas para dar continuidade ao trabalho. “Considero essa uma excelente oportunidade. Apesar de serem jovens, já estão estagiando em uma instituição renomada como a SEDUC, em um projeto que eles mesmos elaboraram. Os alunos relatam que estão aprendendo muito e estão felizes com a oportunidade”, pontua Fran.
Maria Clara Tavares Andrade, aluna do 5º período de Direito, ressaltou como o projeto foi transformador em sua formação. “Aprofundei meus conhecimentos sobre as leis e como aplicá-las na prática. Ademais, melhorei minha oratória”, afirmou. Ela também destacou sua contribuição na Rede Estadual de Educação Cidadã/SE. “Auxilio na administração dos projetos, levando conhecimento jurídico aos estudantes de escolas públicas por meio de palestras ministradas por juízes, promotores e defensores públicos”, complementa.
Gabriel Milomes Barros Ioras, do 3º período, que desempenha funções que incluem revisão de planilhas e desenvolvimento de conteúdos educacionais no setor do Pré-Uni da SEDUC, destacou o valor do aprendizado adquirido. “O tema proposto me chamou muita atenção, pois eu não tinha muito conhecimento sobre ele. Foi enriquecedor pesquisar e entender mais sobre o assunto, além de compartilhar o conhecimento adquirido. O trabalho foi conduzido de forma harmônica, com muita colaboração entre os membros do grupo”, elenca.
Ellen Yasmim Oliveira, também do 5º período, conta que o projeto possui grande relevância para sua formação jurídica. “O projeto me possibilitou vivenciar o Direito sob uma perspectiva diferente, voltada para o âmbito da educação. Graças a essa iniciativa, consegui meu primeiro estágio, além do reconhecimento por participar de um projeto tão bem-sucedido”, disse. Atualmente, Ellen atua no Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE) da SEDUC, contribuindo para fortalecer a cidadania nas escolas públicas.
Experiência que inspira
Além de promover a formação cidadã, o projeto é um exemplo de como a extensão universitária pode integrar ensino, pesquisa e impacto social. A conexão entre a Unit e a SEDUC não apenas fortalece o ensino jurídico, mas também demonstra o compromisso da universidade em formar profissionais engajados e preparados para transformar a sociedade. O professor Fran Spinoza acredita no potencial de expansão do projeto. “Atualmente, estamos discutindo possíveis parcerias. Acredito que, nas próximas semanas, realizaremos as primeiras reuniões para definir novas ideias e projetos”, finaliza.
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