A Universidade Tiradentes (Unit) abriu as inscrições para o Programa Anáhuac Visiting Scholar 2025, uma oportunidade para os docentes da instituição lecionarem na Universidad Anáhuac Mayab (UAM), no México. O programa oferece aos professores a chance de participar de uma mobilidade acadêmica de curta duração, com grande parte das despesas pagas pela universidade mexicana. As inscrições vão até o dia 07 de fevereiro de 2025.
O Programa Anáhuac Visiting Scholar 2025 é uma iniciativa da UAM que visa criar uma “Escola de Verão” na universidade, promovendo disciplinas de verão ministradas de forma colaborativa entre um docente da UAM e um docente internacional. De acordo a assessora de relações internacionais da Unit, Júlia Gubert, essa é uma oportunidade única para os docentes vivenciarem uma experiência internacional de curta duração. “Eles terão a oportunidade de enriquecer seu currículo e compartilhar uma disciplina com um docente internacional”, comenta.
Processo de Inscrição
Os docentes interessados em participar do programa devem se inscrever até o dia 07 de fevereiro de 2025, através do formulário online disponibilizado neste link. O processo de inscrição é feito de forma virtual, e os professores devem fornecer as seguintes documentações e informações:
- Currículo atualizado;
- Indicação da disciplina que tem interesse em ministrar;
- Perfil do LinkedIn (opcional);
- Proposta contendo: a) Descrição do curso que quer lecionar (plano de trabalho) b) Explicação de como suas experiências prévias podem contribuir com a formação dos alunos naquele tema
- Passaporte válido;
- Indicação das duas a três semanas em que está disponível para lecionar a disciplina presencialmente no México.
As áreas do conhecimento abrangidas este ano são Administração e Publicidade, com os cursos de Avaliação de Projetos de Investimento, Operações e Logística Internacional, Identificação de Oportunidades de Negócios e Produção de Webséries. Os cursos estão programados para terem início em 02 de junho de 2025, e término em 04 de julho de 2024, com os professores participantes atuando de duas a três semanas, a serem escolhidas pelo docente.
Impacto na formação e ensino
A participação no programa pode gerar um impacto significativo na formação dos professores e na qualidade do ensino na Unit. “Como toda experiência internacional, é uma oportunidade de se desafiar e ampliar seus horizontes. Os docentes aprovados poderão compartilhar uma sala de aula com outro docente internacional, promovendo a colaboração e a construção conjunta de atividades. Além disso, todo o conteúdo deverá ser ministrado em inglês, o que já representa um desafio, por não ser a nossa língua materna”, explica Júlia.
A experiência internacional proporcionada pelo programa permite que os docentes troquem conhecimentos e experiências com profissionais de outras instituições, o que contribui para a atualização e aprimoramento de suas práticas pedagógicas. “Uma experiência como essa reforça a qualidade do docente, pois mostra um perfil de se adaptar, de colaborar e de buscar sempre ter novas experiências e qualificações”, completa.
Leia também: Internato de Medicina em Boston está com inscrições abertas