Desde cedo, o esporte foi mais do que uma atividade recreativa; tornou-se um estilo de vida. Muitos jovens encontram na prática esportiva um caminho para a disciplina, o bem-estar e, em alguns casos, uma carreira. Para aqueles que escolhem a Educação Física como profissão, o desafio vai além da movimentação corporal: é preciso estudar, pesquisar e, muitas vezes, transformar a própria paixão em uma missão educativa. Foi nesse contexto que Lúcio Marques, hoje professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), trilhou sua jornada acadêmica e profissional.
“Durante toda a minha infância e juventude, fui um frequente praticante de diversas modalidades esportivas e de academia. Desde cedo, surgiu a vontade de ser professor e profissional de Educação Física”, conta Lúcio. Em 2003, ele ingressou no curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), alcançando a segunda colocação no vestibular. A escolha pela instituição se deu pela estrutura oferecida no campus Farolândia, que contava com quadras, piscina, campo de futebol, laboratórios e um corpo docente qualificado.
Durante a graduação, as aulas práticas aliadas ao conteúdo teórico foram fundamentais para a sua formação. “Esse modelo de ensino permitia uma compreensão mais ampla e aplicada dos conceitos estudados”, destaca o professor. Após a conclusão do curso, ele buscou se especializar ainda mais, realizando pós-graduações e entrando no mercado de trabalho como professor em escolas, academias e personal trainer.
Colhendo frutos da dedicação
A estabilidade veio com a aprovação em concursos públicos em Sergipe e Alagoas para atuar como professor de Educação Física na Educação Básica. No entanto, seu objetivo era alçar voos mais altos. “Depois de consolidado na profissão, decidi retomar os estudos e ingressei no Mestrado e Doutorado, entrando no universo da pesquisa científica”, explica.
O caminho até a docência universitária exigiu anos de dedicação acadêmica. “Para ser professor universitário em universidades públicas, é necessário o título de Mestrado e Doutorado, além da produção acadêmica, que inclui artigos científicos, livros, capítulos de livros e apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais”, ressalta. Com um Currículo Lattes robusto, Lúcio prestou concurso público para a UEMG e foi aprovado logo na primeira tentativa.
Carreira
Atualmente, ele atua na área dos esportes coletivos, com foco em futebol e futsal, ministrando disciplinas e desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão. Sua rotina como professor universitário envolve 40 horas semanais dedicadas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão acadêmica. “Tive a felicidade de trabalhar em diversas frentes da Educação Física antes de entrar na universidade. Isso me permite oferecer aos alunos não só o conhecimento teórico e prático, mas também minha experiência no mercado de trabalho”, afirma.
Para ele, a maior satisfação está na formação de novos profissionais. “Saber que estou contribuindo para a capacitação de futuros profissionais de Educação Física que irão atuar na sociedade é o que mais me motiva”, diz. Dentre as atividades que mais o marcaram, destaca os projetos de extensão, que proporcionam um contato direto com a comunidade e permitem aos alunos uma vivência prática no atendimento ao público.
Ao refletir sobre sua jornada, Lúcio reconhece a importância da Unit na sua formação. “Devo minha carreira à Unit, que me proporcionou oportunidades desde o início até a conclusão do curso”, afirma. E para os estudantes que desejam seguir uma trajetória semelhante, ele deixa um conselho valioso: “Estudem e se dediquem ao máximo para atender da melhor forma todas as pessoas que buscarem seu serviço. A Educação Física vai muito além do esporte; é uma ferramenta poderosa de transformação social”, finaliza.
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