ESTUDE NA UNIT
MENU

CAISM oferece atendimento gratuito para colaboradoras e comunidade acadêmica

Projeto disponibiliza exames preventivos e aprendizado prático para futuros enfermeiros, contribuindo para a detecção precoce de doenças e promoção da saúde feminina

às 20h07
Compartilhe:

A saúde da mulher requer atenção constante. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o câncer de mama e o câncer do colo do útero estão entre as principais causas de mortalidade feminina no mundo. No Brasil, a realidade não é diferente, tornando imprescindível a existência de serviços especializados para rastreamento e prevenção dessas doenças. Dentro desse contexto, a Universidade Tiradentes (Unit) disponibiliza o Consultório de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM), um projeto vinculado ao curso de Enfermagem que alia atendimento gratuito à população e formação prática dos futuros enfermeiros.

De acordo com a professora de Enfermagem da Unit, Lorenna Lopes, o CAISM existe há mais de 10 anos e tem evoluído significativamente. “O consultório iniciou suas atividades em um pequeno espaço, mas com o tempo ganhou estrutura adequada para garantir a privacidade e conforto das mulheres atendidas. Além disso, ampliamos o alcance da população beneficiada, consolidando o projeto como um importante instrumento de promoção à saúde feminina”, destaca.

Serviços 

O CAISM oferece exames essenciais, como:

  • Citopatológico
  • Exame clínico das mamas
  • Testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis

Graças a uma parceria com a Prefeitura de Aracaju e respaldo do Ministério da Saúde, também é realizada:

  • Abordagem sindrômica
  • Dispensa de tratamento para corrimentos vaginais nas unidades básicas de saúde

Encaminhamento para mamografia:

  • Disponível para mulheres acima de 40 anos
  • Conforme recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia

Os serviços estão disponíveis principalmente para a comunidade acadêmica e colaboradoras da Unit. O agendamento pode ser realizado por meio da coordenação do curso de Enfermagem, e em algumas situações, as consultas são marcadas diretamente pelos alunos e professores que participam do atendimento. 

“Para o exame citopatológico podem ser atendidas no consultório todas as mulheres que com vida sexualmente ativa e em idade preconizada pelo protocolo do Ministério da Saúde (25-64 anos), e que cumpram com os requisitos de preparação para a realização principalmente do exame citopatológico que são: não ter relações sexuais nas últimas 72h antes do exame, não ter usado medicamentos ou duchas locais nas últimas 48h e não estar menstruada. Para o exame clínico das mamas não existe pré-requisito, basta procurar o serviço”, explica.

Aprendizagem abrangente

A atuação no CAISM não beneficia apenas as pacientes, mas também tem um impacto significativo na formação dos futuros enfermeiros. A estudante Alice Martins Araújo, do 8º período de Enfermagem, compartilha sua experiência. “Participar do CAISM é enriquecedor porque conseguimos visualizar na prática tudo aquilo que aprendemos na teoria. O consultório me permitiu compreender melhor como assistir cada paciente respeitando suas individualidades e necessidades de saúde”, afirma.

Ela também reforça a importância desse contato prático para a qualificação profissional. “Aprendemos o passo a passo da coleta de uma lâmina para exame citopatológico e o correto acondicionamento do material, garantindo um diagnóstico preciso. Com essa vivência, conseguimos desenvolver mais precisão e segurança no atendimento”, explica.

A experiência no consultório também gerou momentos marcantes para Alice, como o atendimento a uma paciente com deficiência auditiva e dificuldades na fala. “Apesar de estar no estágio de enfermagem obstétrica, manifestei interesse em atendê-la. Só percebi o real desafio quando notei seu cordão de identificação de deficiências ocultas. Em uma turma de seis alunos, meu conhecimento básico em Libras fez a diferença. No fim da consulta, ela me abraçou e disse: Que bom que foi com você. Esse momento me mostrou que consegui oferecer um atendimento acolhedor, respeitando suas necessidades de saúde e sua história”, relembra.

A professora Lorenna Lopes ressalta que o principal objetivo do CAISM é a prevenção. “Trabalhamos na perspectiva de rastrear doenças que impactam significativamente a saúde da mulher, como os cânceres de mama e de colo do útero. Esses exames preventivos ajudam a reduzir a morbimortalidade feminina e garantem um diagnóstico precoce, essencial para um tratamento eficaz”, finaliza.

Como ter acesso

Para ter acesso aos serviços basta se dirigir a sala 24 do bloco E e agendar a consulta ou basta agendar ligando para o número (79) 3218-2136.

Ler também: Professores são premiados por engajamento na formação continuada

Compartilhe: