ESTUDE NA UNIT
MENU

Representantes do CHA participam de acolhimento a alunos selecionados para internato nos EUA

Visita institucional reforça parceria com rede de saúde norte-americana e amplia perspectivas na área

às 18h22
Compartilhe:

Desde o dia 2 de abril, as professoras Elisa Tristan Cheever e Kirsten Meisinger, representantes do Cambridge Health Alliance (CHA), estão em visita ao Brasil cumprindo uma intensa agenda institucional ao lado da Universidade Tiradentes (Unit). A vinda das representantes marca mais um capítulo na consolidação da parceria entre a Unit e o hospital norte-americano, sediado em Boston nos Estados Unidos, e fortalece o compromisso de internacionalização da universidade, especialmente na área da saúde.

A visita das professoras também tem como objetivo discutir o avanço de projetos conjuntos entre as instituições. Segundo a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert, esse é um momento estratégico. “Essa visita representa a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido há cinco anos com o CHA. Já enviamos 45 alunos e, com essa nova turma, chegaremos a 60. Agora, estamos alinhando os detalhes de um novo programa, ainda mais robusto, voltado à área da saúde da família”, explicou.

Como parte dessa programação, as professoras participaram, na última sexta, de um encontro especial de acolhimento promovido pela Gerência de Relações Internacionais, destinado aos alunos aprovados para o programa de internato médico no CHA. O momento foi marcado por reconhecimento e troca de experiências entre os estudantes, seus familiares e os representantes da universidade.

De acordo com o vice-reitor da Unit, Jouberto Uchôa Júnior, o internato internacional representa mais do que uma vivência técnica, mas uma verdadeira imersão cultural e acadêmica. “Pensamos o curso de Medicina com o propósito de ser único, e a internacionalização faz parte disso. Quando buscamos parcerias como a do CHA, queremos que nossos alunos tenham contato com instituições de excelência, que respirem novos ares e depois retorne com um olhar ampliado sobre a medicina e sobre o mundo”, destacou.

Para o coordenador do curso de Medicina da Unit, professor Dalmo Correa, a visita também reforça a importância da reciprocidade na parceria. “Estamos nos preparando não só para enviar, mas também para receber estudantes. Isso amplia ainda mais a internacionalização da universidade e mostra que nossos professores estão prontos para acolher alunos estrangeiros em diversos idiomas e contextos”, pontuou.

Parceria abrangente e novas vivências

Com vasta experiência no trabalho com a comunidade brasileira em Boston, a médica da área da família e representante do CHA, Kirsten Meisinger, se disse empolgada com os novos caminhos da parceria. “Estou adorando Aracaju, que tem uma energia muito acolhedora. O trabalho da Unit é muito similar ao que fazemos no CHA, e estou animada para dar continuidade a esse intercâmbio tão rico. A experiência que oferecemos aos alunos é transformadora, pois proporciona contato com diferentes sistemas de saúde e culturas”, afirmou.

A estudante de Medicina, Maria Eduarda Pereira, é um dos exemplos desse impacto. Após participar do internato em 2024, ela se prepara para retornar ao hospital norte-americano este ano. “Fui para a área de endocrinologia, conheci tecnologias e abordagens diferentes, e voltei com uma bagagem enorme. Agora, volto com mais maturidade e conhecimento, pronta para absorver ainda mais e contribuir com a medicina aqui no Brasil.  É uma oportunidade que muita gente sonha em ter, mas que nem sempre está acessível. Então, ter esse incentivo e essa chance é algo incrível, que com certeza contribui muito para a nossa formação profissional”, elenca Maria Eduarda.

Outro destaque da nova turma é a estudante Tatiana Oliveira, a primeira aluna da unidade de Estância da Unit a ser selecionada para o internato internacional. Ela compartilhou sua expectativa. “É uma honra muito grande ser a primeira aluna da Unit de Estância a representar a instituição lá na Cambridge Health Alliance. Eu espero conseguir levar toda a bagagem que adquiri nesses anos de curso para Boston, espero aprender muito, quero observar as grandes diferenças entre o Brasil e Boston, o que funciona aqui, o que funciona lá. Pretendo fazer essa troca para conseguir mostrar tudo de bom que temos no Brasil e, ao mesmo tempo, trazer esse conhecimento de volta, para somar à nossa realidade”, projeta Tatiana.

O sonho de se tornar médica é da estudante, mas também é compartilhado por toda a família — especialmente por sua tia, Rita de Cássia Almeida, que acompanhou de perto cada passo da trajetória da sobrinha. “Ver minha sobrinha indo para o internato de medicina é uma emoção que não cabe no peito! Desde pequena, ela sempre foi dedicada, sonhadora e cheia de amor pelo que faz — e agora está cada vez mais perto de realizar o grande sonho de ser médica. A gente sempre dizia que um dia teríamos uma médica na família, e é com muito orgulho que vejo esse dia se aproximando. Vai ser a nossa doutora, com certeza! Que Deus abençoe essa nova etapa da sua caminhada”, comenta Rita.

Próximos passos

Além das reuniões institucionais, visitas às unidades da Unit e eventos com a comunidade acadêmica, Elisa e Kirsten também vão participar da tradicional Noite do Jaleco no campus da Unit em Estância e ministrar palestras para alunos da área da saúde. A visita das representantes do CHA ao Brasil se encerra no dia 8 de abril, mas os frutos dessa agenda devem se estender por muito mais tempo. “Estamos plantando sementes de uma cooperação duradoura, que transforma alunos, instituições e comunidades inteiras”, finaliza.

Leia também: Unit é a única Instituição de Ensino Superior do Nordeste aprovada para o Projeto Rondon 2025

Compartilhe: