ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe prévia do IV Congresso Internacional de Educação Empreendedora

O evento será realizado em Aracaju no mês de outubro e será centrado em assuntos e projetos relacionados à cultura empreendedora e à abordagem do tema nas escolas

às 14h31
Compartilhe:

Sergipe vai receber neste ano de 2025 um importante congresso internacional que irá discutir as conexões e pontos comuns entre educação, inovação e empreendedorismo. Será o IV Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (4º CiEECi), que acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro no Vidam Hotel, em Aracaju. O evento, organizado pela Universidade Aberta de Portugal (UAb), conta com a participação de diversas instituições e empresas locais, incluindo a Universidade Tiradentes (Unit), o Tiradentes Innovation Center (TIC) e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). 

As instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes promoveram nesta sexta-feira, 9, uma prévia oficial do CiEECi, através de uma mesa-redonda promovida na Arena do Tiradentes Innovation Center, no Campus Farolândia. O principal convidado foi o professor português Jacinto Jardim, presidente da Comissão Científica do congresso e professor da UAb, em Lisboa, onde leciona no Mestrado em Empreendedorismo e Cidadania Global (MECG) e no Centro de Estudos Globais (CEG-UAb). Ele abordou o tema “Educação Empreendedora: Desafios e Oportunidades”, com participação do pró-reitor de Graduação e Extensão da Unit, Ronaldo Linhares; do presidente do ITP, Paulo do Eirado Dias Filho; do diretor técnico do Sebrae Sergipe, Brenno Barreto, e do coordenador geral do evento no Brasil, André Gusmão. 

O evento foi criado em 2019, através de um fórum virtual que reuniu pesquisadores, educadores, empreendedores e formuladores de políticas públicas no Brasil e em Portugal. De lá pra cá, o congresso já teve duas edições presenciais, sendo uma em Ilhéus (BA) e outra em Vila Nova de Gaia, no centro-norte de Portugal. “Desde o início, esse projeto teve a marca de Sergipe, uma vez que várias pessoas do ecossistema empreendedor do estado estiveram envolvidas neste projeto. A Unit desde o início deste projeto esteve presente, com pessoas que têm participado e que fazem parte também do próprio sistema. E o que nós temos notado é um crescimento concreto”, disse o professor Jacinto.

O diretor de Relações Institucionais da Unit, professor Valter Joviniano Santana, definiu a participação da Unit no CiEECi como um momento extremamente rico em troca de experiências, dentro de um cenário inovador. “Uma instituição de formação que visa inserir o aluno no mercado de trabalho, preparando ele nas suas competências específicas, mas ampliando os horizontes, é ter a possibilidade de aqui, no Tiradentes Innovation Center, fazendo parte do ecossistema educacional do grupo Tiradentes, oportunizar esses alunos. Essa discussão é um momento muito rico e próspero. Que esse evento possa não só fomentar discussões, mas também ampliar a visão dos nossos alunos e de todos que fazem parte aqui da sociedade sergipana”, espera ele.

“Olhando para o ecossistema Tiradentes, a gente vai ver toda essa estrutura própria para o empreendedorismo. Seja para se fazer uma startup, ou para desenvolver uma pesquisa acadêmica, que é um empreendimento também. A gente pensar em empreendedorismo não se prende só a questão de empresarial ou comercial, mas sim ao desenvolvimento de um sonho. A nossa intenção, inclusive dentro desse contexto e falando como ITP, com todos os laboratórios e instalações que nós temos para desenvolvimento de pesquisas, inclusive profundas em termos de ciência, é proporcionar um ambiente extremamente propício para isso”, afirma Paulo do Eirado. 

Ponte com os municípios

Para esta edição do CiEECi, o foco será a conexão entre a educação empreendedora e municípios que desenvolvem e se dedicam a projetos de incentivo no setor. A ideia surgiu do Congresso Internacional de Municípios Promotores do Empreendedorismo, que foi realizado no ano passado em Funchal, na Ilha da Madeira, com a participação de 11 municípios portugueses e um brasileiro. 

O evento de Aracaju terá ainda a participação de cinco municípios sergipanos que irão apresentar projetos de empreendedorismo que envolvem alunos dos ensinos Fundamental e Médio: Itabi, Propriá, Moita Bonita, Malhada dos Bois e Campo do Brito. “Agora, atingimos um nível muito interessante que permite-nos realizar o 4º Congresso, que neste ano tem este foco no desenvolvimento de pontes entre os municípios empreendedores. Tendo em conta a situação que vivemos na área da educação, percebemos que precisamos muito de unir instituições e pessoas, para podermos realizar uma educação de qualidade com esta tônica da cultura empreendedora”, adiantou Jacinto Jardim. 

“A gente vai unir dois projetos, os municípios promotores do empreendedorismo e a educação empreendedora e a cidadania. Isso vai trazer pessoas do mundo inteiro, palestrantes do mundo inteiro, especialistas, pesquisadores, professores e pessoas que promovem a educação empreendedora, o empreendedorismo e a cidadania global”, explica André Gusmão, ao definir o conceito de  educação empreendedora como algo que vai muito além do que abrir empresas e negócios. “A função da educação empreendedora é preparar a criança dentro do seu projeto de vida. Em quê você é melhor? O que é que você faz de bom? O que é que isso pode ser aproveitado para que mais na frente ele seja um empreendedor de um negócio, da vida, cultural, social, religioso… O empreendedorismo está aí, dentro dessas conotações todas”, define o coordenador.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma das apoiadoras do congresso e também atua em projetos de educação empreendedora nos municípios, em parceria com as prefeituras locais e com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). “O Sebrae ao longo de todo esse tempo vem cada vez mais se estreitando junto com parceiros, instituições e órgãos. Não só o Sebrae, mas como todos os parceiros envolvidos, assim como a própria Unit, ele tem esse papel para que a gente possa não só capacitar os professores, que são a extensão da condição para levar para os alunos, até atender o seu propósito final, que é o aluno, através da cultura empreendedora. essa prévia do Congresso, esse bate-papo que a gente está tendo aqui, possibilita justamente essa troca de experiência”, ressalta Brenno Barreto. 

A previsão é de que o evento de Aracaju reúna em torno de 900 inscritos e mais de 30 palestrantes. As inscrições são gratuitas e já estão abertas através do site oficial do CiEECi. 

Leia mais:
Ciclo de debates aborda contradições da política externa dos EUA e seus reflexos na América Latina
Nanoempreendedor: nova categoria simplifica formalização para pequenos negócios

Compartilhe: