ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Carreiras promove evento para divulgar vagas de estágio em empresas

O núcleo reuniu cinco agências de estágio para apresentar vagas à disposição em empresas parceiras, além de cadastrar alunos como potenciais candidatos; objetivo é aproximar a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho

às 18h38
Compartilhe:

Um espaço de contato e oportunidade para quem busca a primeira oportunidade no mercado de trabalho. Assim foi o evento Conexão com o Mercado, realizado nesta quarta-feira, 21, no Minishopping do Campus Farolândia, com a participação de cinco empresas e instituições que atuam como agentes de integração entre empresas e universidades. Elas montaram estandes para divulgar oportunidades de estágio e emprego destinadas aos estudantes da Unit, além de realizar o cadastramento dos alunos. 

A exposição teve a participação de cerca de 300 alunos, que interagiram com as empresas Super Estágios, Ampla, Ideeas e Cempre (Centro de Estágio e Emprego), além do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que já atuam como parceiras da Unit. Este é o segundo evento promovido pelo núcleo Unit Carreiras, que já fez uma primeira exposição em agosto do ano passado por ocasião do Dia do Estagiário. O principal objetivo é impulsionar a empregabilidade dos alunos, promovendo uma maior aproximação entre a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho.

“Nós temos várias parcerias com as agências de estágios. Pensando no nosso aluno e em oferecer vagas de estágio para eles, surgiu a ideia de promovermos projetos e eventos para que eles venham e entrem em contato com essas agências. A gente já convida esse agente para participar do evento para que eles tragam vagas de estágios aos nossos alunos, e para que eles já consigam a oportunidade na empresa depois desse contato conosco, numa vaga que já vem própria para esse evento”, explica Wagner Bispo Carneiro Santos, analista de Desenvolvimento Humano do núcleo Unit Carreiras.  

Ele explica que o agente de estágio mantém parcerias com empresas de vários setores, que apresentam suas vagas disponíveis e procuram as agências para que elas entrem em contato com as universidades e captem possíveis candidatos entre os alunos. “A gente sabe que o estágio em si proporciona o desenvolvimento de habilidades, tanto profissionais como comportamentais, para os nossos alunos. E isso está inerente ao que está sendo solicitado no mercado de trabalho. Além de os nossos alunos conseguirem a oportunidade de estágio, eles conseguem fazer o networking e, futuramente, conseguem ser futuros funcionários das empresas onde eles estagiaram”, destaca Wagner. 

Uma das agências de estágio que participaram do Conexão com o Mercado foi a Super Estágios, que atua há 15 anos no mercado nacional e está há sete anos em Aracaju, trabalhando com mais de 50 empresas parceiras locais. “A grande maioria dos estudantes com os quais a gente trabalha são da Unit, sem dúvida nenhuma. Participar de eventos como esse agrega muito, porque a gente está sempre abrindo novas vagas e também agregando os estudantes daqui, até porque eles são muito engajados e estão sempre à procura de estágios. Isso ajuda muito a gente”, elogia a assistente comercial Mirele Lima Santos, da Super Estágios.

Criada nacionalmente desde 1964, o CIEE é a maior ONG de estágio e aprendizagem da América Latina e está em Sergipe há mais de 40 anos, mantendo parcerias com cerca de 1 mil empresas e instituições na capital e no interior. Uma delas é o Grupo Tiradentes, onde também mantém um programa de jovens aprendizes com alunos dos ensinos Fundamental e Médio. “Temos uma relação de longa data. A Unit é uma parceiraça, que envia sempre os melhores perfis para os estágios. Esses eventos são de extrema importância, porque a gente precisa do aluno para que o estágio e o programa de aprendizagem rode e aconteça. A gente precisa de perfis qualificados e ter a Unit como instituição parceira é ter a certeza de que o programa vai rodar com sucesso”, garante o consultor de atendimento Lucas Santos Oliveira, do CIEE.

Importância

A expectativa para as vagas de estágio mobilizou o interesse e a atenção de muitos estudantes, que logo procuraram os estandes nos primeiros minutos da exposição. Uma delas foi Giovanna Reis Mendonça, do primeiro período de Direito. “Eu quero ter conhecimento na minha área, para ampliá-los. Também quero ganhar dinheiro e experiência”, diz ela, bem-humorada, ao reconhecer a importância do estágio. “Eu acho muito bom ter esse evento aqui, porque auxilia o aluno a entrar no mercado de trabalho, mesmo que ele esteja no começo do curso”, avalia Giovanna. 

A venezuelana Isabella Antonietta Hernandez Sucre, que mora em Aracaju há um ano e estuda o segundo período de Biomedicina, também se disse muito interessada em um estágio na área, atendendo a uma demanda que já começou a ser exigida no curso. “Uma das coisas que olham muito para o pessoal de Biomedicina é a experiência do aluno, e quando têm muitos professores que indicam muito aos alunos para fazerem um estágio. A experiência, ao final, é o que vai nos trazer mais portas abertas para a nossa profissão. E acho que, a diferença de outros lugares, especialmente do meu país, a faculdade vem oferecendo muita ajuda nesse sentido aos alunos, para eles tentarem entrar [no mercado] em sua área de preferência”, compara a estudante. 

Leia mais:
Unit oferece suporte para áreas com alta empregabilidade e prepara alunos para o mercado em crescimento
Egressa da Unit constrói carreira na área de Histotecnologia

Compartilhe: