ESTUDE NA UNIT
MENU

Reforma da Biblioteca Central traz novidades

Espaço está sendo reestruturado para atender melhor a comunidade acadêmica

às 12h57
Compartilhe:
Reforma da Biblioteca Central da Unit beneficiará comunidade acadêmica

Reforma da Biblioteca Central da Unit beneficiará comunidade acadêmica

Fechada para reforma! Assim está a Biblioteca Central do Campus Aracaju Farolândia durante o mês de julho. Pintura, troca de piso, reforma no terraço e miniauditório são algumas obras que já estão em andamento. A previsão é que tudo esteja pronto até o dia 26 de julho,  antes do retorno das aulas.

“Precisamos fazer sempre manutenção e, após uma avaliação realizada por arquitetos, constatamos que seriam necessárias melhorias na biblioteca”, explica a gestora do acervo Central, Rosangela Soares.

Com cores mais alegres, as cabines de estudos localizadas nos primeiro e segundo andares foram repaginadas e ganharam um tom mais moderno. Outra novidade é a implementação do guarda volume. Segundo a gestora, os armários já são utilizados na Faculdade Integrada Tiradentes – Fits –  e possuem um retorno positivo por parte da comunidade acadêmica. “É uma sistemática que já funciona na Fits e estamos trazendo para cá também. Será feito um empréstimo da chave como se fosse um livro e o aluno irá se autogerenciar”, explica Rosangela.

Cabines para estudo ganham mais cores

Cabines para estudo ganham cores mais alegres

Outro ganho para a biblioteca será a melhoria do miniauditório, antes uma sala comum com capacidade para 75 pessoas. “Após a reforma, a sala terá uma acústica preparada para palestras, recepção de calouros e outras programações da instituição realizadas no espaço, que passará a ter capacidade para mais de cem pessoas”, informa.

ACERVO

Semestralmente a Biblioteca Central realiza um inventário e aproveita o período de férias acadêmicas para verificar livros que estão faltando, danificados, publicações que têm seus números de acervos trocados, quantidade de exemplares ofertada para a comunidade acadêmica, dentre outras avaliações para o segundo semestre. “Atualmente, estamos fazendo atualizações e priorizando os cursos que fizeram suas solicitações e indicações. Também faremos novas aquisições a partir do resultado do inventário”, ressalta Rosangela.

CAPACITAÇÕES

Guarda volume dará mais autonomia para usuários do acervo

Guarda volume dará mais autonomia para usuários do acervo

Com as novas mudanças na estrutura física da Biblioteca Central, a direção do espaço percebeu a necessidade de também estar capacitando os auxiliares de biblioteca para atender melhor o acadêmico. Para isso, foi realizado um treinamento com cerca de 20 colaboradores, entre auxiliares e bibliotecários, que discutiram sobre conceitos, leis, tipos de biblioteca, quais atividades e funções desses profissionais, além de um treinamento voltado para os normativos.

“O auxiliar precisa participar dessa sistemática para que possam não apenas conhecer, mas dar suas sugestões também. Tivemos um resultado muito bom na capacitação e já percebemos mudanças neste processo. O retorno foi positivo, com o nível de satisfação em torno de 69%. E deste número, 8% julga pertinente que outros treinamentos sejam realizados”, ressalta a gestora.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: