A construção de vínculos entre alunos e professores vai muito além do conteúdo teórico transmitido em sala de aula. Criar espaços de convivência, em que o conhecimento se transforma em prática, fortalece o processo de ensino-aprendizagem e contribui para a formação integral dos estudantes. É com esse objetivo que o curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit) promove, a cada semestre, o tradicional Projeto de Práticas Pedagógicas, integrando todos os períodos em uma grande celebração da ludicidade e do movimento.
Nesta edição, a atividade teve como tema as festas juninas e levou para o complexo esportivo da Unit muita música, dança, brincadeiras e competições. Sob a supervisão dos professores, os próprios estudantes foram responsáveis por planejar e executar todas as etapas do evento, que faz parte da disciplina Jogos e Brincadeiras.
“Este ano, a gente resolveu inovar, trazendo brincadeiras inspiradas nas festas juninas e unir no Forró Pé de Serra”, explica a professora Lisane Menezes, coordenadora do projeto, ressaltando que a escolha do tema junino não foi aleatória, mas uma forma de integrar a cultura popular ao conteúdo pedagógico do curso, especialmente com a competição interna de forró já existente.
Além de estimular a criatividade, o protagonismo estudantil e o trabalho em equipe, a proposta também busca acolher os estudantes em um ambiente descontraído. “Eu acredito que o mais importante é essa vivência. Hoje em dia está cada vez mais difícil criar relações entre aluno e aluno, professor e aluno. Mas esse tipo de atividade eleva a autoestima dos estudantes, porque eles mesmos organizaram tudo, junto comigo”, afirma. O engajamento foi tanto que vídeos da atividade viralizaram nas redes sociais, alcançando milhares de visualizações
Coletividade e colaboração
O coordenador do curso, professor Antenor Oliveira, destaca que o projeto Práticas Pedagógicas é um pilar consolidado do curso. “É uma atividade que une todos os alunos do curso, desde o primeiro até o oitavo período, tanto do turno da manhã quanto da noite. Essa integração já é uma característica da proposta”, pontua. A temática junina deste ano permitiu que os alunos aplicassem os conhecimentos de expressão corporal em um contexto festivo e prático.
Ele também destaca a inclusão de calouros e veteranos na organização, proporcionando um ambiente rico de socialização e networking. “Ou seja, um estudante do primeiro período, que está entrando agora no curso, trabalhou lado a lado com um aluno veterano do oitavo período. Isso criou um momento ainda mais rico de socialização e integração”, completa.
A iniciativa visa promover o engajamento e o senso de pertencimento, incentivando os alunos a se conhecerem e interagirem. A proximidade entre professores e alunos também é um dos resultados positivos, com a participação dos docentes na produção dos vídeos de divulgação, demonstrando uma relação de troca e aprendizado conjunto. “A gente está todo mundo aprendendo junto. Os professores estudam um pouco mais para ensinar, claro, e orientar os alunos no caminho para o mercado de trabalho, mas nossa relação com eles é de troca, é uma relação entre pares”, conclui Antenor.
Mão na massa e diversão
Para os alunos, o projeto também representa uma oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos trabalhados em sala. A estudante Nathália Queiroz, por exemplo, se envolveu na organização da competição de dança e na parte das comidas típicas. “Eu nem tinha me inscrito, mas fui colocada no grupo e adorei participar. Foi muito divertido organizar tudo, principalmente a dança, porque a gente já tem essa vivência por conta da ginástica rítmica”, relata.
Já a estudante Elisa Lima destaca a importância da convivência entre alunos de diferentes períodos. “Acho que é muito importante, principalmente porque envolve alunos de todos os períodos convivendo juntos. Isso facilita a troca de experiências”, comenta. Além da socialização, Elisa destaca a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido na disciplina de Jogos e Brincadeiras, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.
Identidade e pertencimento
Mais do que um momento de diversão, o projeto de Práticas Pedagógicas reafirma o compromisso da Unit com uma educação que valoriza o protagonismo estudantil e promove vivências significativas. “A gente aprende junto, lado a lado com os alunos. Nós professores estudamos mais para orientar, mas a relação é de troca”, afirma o professor Antenor.
Leia também: Alunos de Nutrição e Fisioterapia participam de atividades práticas no Outback