ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit amplia Núcleo de Práticas Jurídicas

Objetivo é dobrar o número de atendimentos à comunidade carente, que não tem condições de pagar honorários advocatícios

às 17h26
Autoridades presentes ao ato inaugural do novo NPJ
Autoridades presentes ao ato inaugural do novo NPJ
Em frente ao NPJ, professores registram presenças
O presidente do TJ-SE, Desembargador Luiz Mendonça e o professor Uchôa
Mayara Nunes Monteiro Venceslau , acadêmica que já aplica seus conhecimentos no NPJ
Compartilhe:

Para dar início às comemorações dos 35 anos do Curso de Direito, o quarto mais antigo da Universidade Tiradentes, a instituição realizou na última terça-feira, 3, a solenidade de inauguração das novas instalações do Núcleo de Práticas Jurídicas. O NPJ completa 18 anos no próximo mês de setembro. É o espaço onde alunos e professores dão assistência à comunidade carente, desde orientações jurídicas até o ajuizamento de ações e acompanhamento de processos. Mais amplo e confortável, o Núcleo passa a funcionar na Rua Lagarto, 253, no Centro de Aracaju – próximo ao Terminal Rodoviário Luiz Garcia.

Segundo o coordenador do curso de Direito da Unit, professor Eduardo Macedo, a reestruturação do NPJ amplia a capacidade de atendimento à população. “Hoje, já atendemos a cerca de 1.500 pessoas e, com as novas instalações, este número tende a duplicar. Aqui os nossos alunos, a partir do 7º período, começam a vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula e absorvem a essência do que seja o operador do Direito”, explica.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, desembargador Luiz Mendonça, ressalta a importância do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit para o fortalecimento de uma cultura de paz. “Um levantamento do Supremo Tribunal Federal mostra que o Brasil tem mais processos do que o mundo inteiro. São 105 milhões e a previsão é de que cheguemos a 200 milhões em 2025, ou seja, uma média de um processo para cada brasileiro. Nossa população está em permanente litigância e por meio desse trabalho da Universidade Tiradentes – pioneiro no Nordeste –, os alunos mostrarão à comunidade que é melhor um entendimento do que um grande litígio. Desta forma, a Unit colabora com a família, a segurança e a paz”, avalia.

Outras autoridades do judiciário sergipano também prestigiaram a inauguração do NPJ. “Neste Núcleo a comunidade será assistida por alunos bem orientados e as petições aqui formuladas estarão em qualidade para permitir ao poder judiciário apreciar melhor as demandas”, elogia o desembargador do TJSE, Edson Ulisses.

“O NPJ tem a finalidade não só de formar alunos para uma prática jurídica futura, mas também evitar conflitos, principalmente envolvendo o segmento mais necessitado da população, que não conta com possibilidade de buscar uma consultoria ou assessoria técnica de advogados, pois a atividade advocatícia tem um custo. Portanto, a Unit cumpre também um relevante papel social”, acrescenta o procurador de Justiça Carlos Augusto Alcântara Machado, que também é professor do curso de Direito da Universidade Tiradentes.

Para o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Unit, a nova sede do NPJ deve funcionar como uma casa de utilidade pública. “A sociedade necessita de profissionais comprometidos e os nossos devem praticar aqui não só os conceitos jurídicos, a legislação, mas também a ética”, afirma.

Mayara Nunes Monteiro Venceslau é acadêmica do 7º período de Direito e já utiliza o Núcleo de Práticas Jurídicas para o desenvolvimento do seu estágio curricular. “Reconheço a importância de uma estrutura como essa, para que possamos colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Tenho certeza de que ao sair daqui já terei condições plenas para o exercício profissional”, diz a estudante.

O Núcleo de Práticas Jurídicas funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 12 e das 14 às 17 horas.

Fotos – Marcelo Freitas

 

Compartilhe: