ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes Unit participam do 4º Simelp

Dr.ª Renata Ferreira Costa e a Msc. Ana Claudia de Ataide Almeida Mota apresentaram pesquisas no quarto Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa realizado em Goiás

às 10h56
Compartilhe:
Docentes participam de Simpósio Mundial em Goiás

Docentes participam de Simpósio Mundial em Goiás

As docentes do curso de Letras Português-Espanhol/EAD Dr.ª Renata Ferreira Costa e a Msc. Ana Claudia de Ataide Almeida Mota apresentaram pesquisas na quarta edição do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – Simelp. O evento, realizado entre os dias 2 e 5 de julho na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, no município de Goiânia, contou com participação dos setes maiores gramáticos do português: Maria Helena Mira Mateus, Evanildo Cavalcante Bechara, Mário Perini, Maria Helena de Moura Neves, José Carlos Azeredo, Ataliba Teixeira de Castilho e Marcos Bagno.

Na oportunidade, as professoras apresentaram dois trabalhos. O tema ‘Análise das Lições Variantes da Memória Histórica da Capitania de São Paulo e suas fontes’, foi ministrado pela Dr.ª Renata Costa. A temática é fruto da tese de doutorado da docente intitulada ‘Um caso de Apropriação de Fontes Textuais: Memória Histórica da Capitania de São Paulo, de Manuel Cardoso de Abreu, 1796’, e defendida por ela na Universidade de São Paulo, em 2012. Já a professora Ana Claudia Mota apresentou o trabalho sobre ‘Edição semidiplomática e estudo paleográfico de forais portugueses do século XVI’, referente à sua pesquisa de doutorado pela Universidade de São Paulo.

Para a professora Renata Costa, a participação no Simpósio contribui para a evolução da Língua. “Participar de um evento como o Simelp é contribuir para os estudos de Língua Portuguesa; promover a reflexão sobre a língua no ensino básico e universitário; e interagir com outras pesquisas realizadas no Brasil e no mundo a respeito de nosso objeto de estudo”, acredita Costa.

Compartilhe: