ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe pesquisadora renomada de Portugal

Visita oportunizou divulgação de trabalhos da especialista Suzana Ferreira Dias em países europeus e a parceria entre Universidade Tiradentes e Universidade Técnica de Lisboa

às 13h08
Compartilhe:
Professoras Alini Fricks, Suzana Dias, Cleide Mara e a doutoranda Acenini Balieiro

Professoras Alini Fricks, Suzana Dias, Cleide Mara e a doutoranda Acenini Balieiro

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial – PPBI – da Universidade Tiradentes recebeu nessa quarta-feira, 10 de julho, a professora e especialista renomada em óleos e gorduras na área de biocatálise Suzana Ferreira Dias. A docente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa apresentou para alunos e professores do Programa a palestra intitulada ‘Potencialidades das lipases não comerciais na produção de sucedâneos de gorduras de leite humano’. Na pesquisa, ela aborda a área de gorduras funcionais e compostos que sejam bons para a saúde.

“O leite das mães tem uma gordura diferente de todos os outros azeites, óleos vegetais e até animais. Nos leites em pó, por exemplo, é adicionado como gordura um óleo que, como é diferente do leite materno provoca nos bebês problemas de absorção de cálcio, problemas de prisão de ventre. Na nossa área de pesquisas estamos tentando produzir novos desses sucedâneos partindo do azeite de oliva para utilizar esses ácidos graxos, essenciais para os seres humanos, para incorporar em outra gordura e fazer um sucedâneo de gordura do leite materno”, explica Suzana Dias, premiada em 2012 no  Eurofed Lipid Congress com o melhor trabalho em óleos e gorduras em Biotecnologia na Alemanha.

A vinda da docente para a instituição faz parte de uma parceria firmada em 2011 entre a Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade Tiradentes. Em dois anos de trabalho, já foi produzido um artigo científico internacional, existem dois artigos em fase de elaboração e a recente aprovação do projeto de doutoramento da aluna Acenini Balieiro. Ela foi contemplada com uma bolsa e participará do doutorado sanduíche durante nove meses, desenvolvendo a pesquisa no Brasil e em Portugal.

“Meu principal objetivo com o trabalho é usar o leite com baixo teor de lactose para a produção de um novo produto no mercado. Então o projeto trabalhará na remoção da lactose do leite por dissociação e uma parte do leite, sem remoção de lactose, aplicarei em um produto em Portugal utilizando enzimas lipases. Este projeto foi desenvolvido da parceria entre as duas universidades e vai facilitar muito o intercâmbio de conhecimento. Estou com boas expectativas e já possuo boas aplicações e resultados com o trabalho”, explica a doutoranda em Engenharia de Processos.

Acenini Balieiro:" Este projeto foi desenvolvido da parceria entre as duas universidades e vai facilitar muito o intercâmbio de conhecimento"

Acenini Balieiro: “Este projeto foi desenvolvido da parceria entre as duas universidades e vai facilitar muito o intercâmbio de conhecimento”

A mobilidade acadêmica que hoje Acenini usufrui foi fortalecida com a professora dos Programas de Engenharia de Processos e Biotecnologia Industrial da Unit, a pós-doutora Cleide Mara Faria Soares. No começo da parceria entre as duas universidades, a especialista Suzana Dias foi supervisora de pós-doutorado da docente em Portugal. Para Cleide Mara a visita da professora portuguesa à Unit é a oportunidade de estreitar laços para novos trabalhos em conjunto.

“A pesquisadora está aqui para apresentar trabalhos que ela tem em Portugal em parceria com a Espanha e França, e outros que já possui com a Universidade Tiradentes. Isto gera formação de recursos humanos e ainda a obtenção de novos produtos que tenham característica funcional e dietética. A visita fortalece ainda mais os vínculos com as novas parcerias em trabalho”, ressalta Cleide Mara.

Compartilhe: