V E S T I B U L A R UNIT
MENU

5 cursos EAD para quem quer empreender e ter seu negócio

Muitos sonham com o próprio negócio e ter conhecimento faz toda diferença para começar uma empresa. Um curso superior possibilita novos caminhos para ir mais longe.

às 14h17
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Ter o próprio negócio, empreender e ser seu próprio chefe é o sonho de muitas pessoas, entretanto, nem todas elas sabem como e nem por onde começar, isso porque a maioria não tem uma base prática e teórica de como ser um empreendedor. Existem cursos superiores na modalidade de Educação a Distância (EAD) que oferecem todo o suporte para esse perfil.

Antes de apresentar quais são esses cursos, a coordenadora do curso de Administração da Universidade Tiradentes (Unit), Ivania Souto, destaca as vantagens em ter o próprio negócio. “Possibilidades: uma pessoa que busca empreender em um tipo de jornada dessas, procura possibilidade de um futuro melhor; realização: ter um próprio negócio permite realizar objetivos de vida com mais autonomia, dentro dos parâmetros e controle: é possível gerir os esforços de uma forma mais flexível, podendo selecionar de forma mais focada tarefas e pessoas com as quais gostaria de trabalhar”, diz a coordenadora.

Existem pessoas que entram nessa jornada de abrir seu próprio negócio empolgadas e com altas expectativas, porém muitas vezes de forma amadora. A coordenadora conta que é preciso profissionalizar esse processo e recomenda que o futuro empreendedor estude sobre o segmento que deseja atuar. 

“Conversar com pessoas com experiência e trocar informações. Conhecer o mercado, público, o negócio! Após isso, é necessário elaborar um plano de negócios. Esse é um documento muito importante que ajuda a tangibilizar as ideias. Ao escrever um plano, o profissional começa a ter noção de todos os movimentos que irá precisar fazer para concretizar a ideia. Além disso, o plano de negócios é um documento que irá ajudar a conseguir financiamentos, parcerias e organizar o processo de tomada de decisões”, pontuou Ivania. 

Para selecionar os cursos para quem quer empreender é importante lembrar que eles precisam reunir partes fundamentais para abrir um negócio, como comunicação, finanças, gestão, entre outras etapas. Enquanto uns tem um foco específico de área, outros abrangem mais possibilidades dentro do empreendedorismo, confira 5 desses cursos: 

Administração: ele possibilita uma visão geral de várias etapas importantes para fazer uma gestão dos negócios. “É uma graduação que prepara o aluno para definir e implementar diferentes estratégias gerenciais de planejamento, criação e gerenciamento de processos organizacionais, logística, marketing, produção, finanças e investimentos”, diz a coordenadora.

Também aborda a aplicação de recursos e o processo de tomada de decisão para garantir que as mudanças organizacionais sejam positivas. “O aluno irá aprender a planejar, organizar, controlar e direcionar recursos para obter resultados positivos para a organização onde atua, seja como funcionário ou como empreendedor”, completa.

Ciências Contábeis: escolher esse curso para empreender vale tanto para uma gestão financeira da empresa, quanto ter essa área como um negócio, já que há um leque de opções de serviços para serem oferecidos. O profissional pode trabalhar oferecendo consultoria para realizar auditoria contábil, tesouraria e até gestão financeira.

Engenharia de Produção: este curso reúne conhecimentos técnicos da área de engenharia, com habilidades importantes de administração. O profissional que escolher esse curso para empreender vai ser capaz de gerenciar processos financeiros e materiais de uma empresa, além dos recursos humanos, sempre buscando aumentar a produção e a rentabilidade.

Gestão: é importante que toda empresa tenha profissionais qualificados para fazer um bom gerenciamento em cada área e nos processos de organização. Diferente das outras opções, essa você consegue escolher os cursos por área, como por exemplo:  Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos.

Marketing: de nada adianta começar um negócio se as pessoas não conhecerem o produto ou serviço. Ter uma formação em Marketing pode ser uma boa escolha para aprimorar o empreendimento ou ter essa opção como serviço para empreender. O marketing possibilita uma visão estratégica do mercado de trabalho, o que tem de tendência de consumo para investir e fortalecer a imagem da marca para os clientes fixos e futuros a serem conquistados.

“É importante investir em marketing, divulgar os produtos e serviços. Além de definir os diferenciais de mercado, é necessário investir também em um bom atendimento aos seus clientes. Ter controle sobre as atividades, e não abrir mão da tecnologia para facilitar esse processo”, aconselha.

Unit EAD

Todos os cursos citados acima estão disponíveis na modalidade EAD da Unit, possibilitando flexibilidade, autonomia, custo benefício e qualidade de ensino e aprendizagem.

“Em todos os cursos, temos a disciplina de empreendedorismo como opção para o aluno. Essa disciplina estimula as pessoas a empreenderem suas ideias, sejam elas abrir um negócio, criar um produto ou serviço, redesenhar processos.  Oferecemos ainda eventos temáticos sobre empreendedorismo: trilha de empreendedorismo e empregabilidade, empreendedorismo feminino, empreendedorismo jurídico, Hackathon (evento de soluções empreendedoras)”, destaca a coordenadora.

A instituição também trabalha com a educação empreendedora em todos os cursos. Além dos cursos de Administração e dos cursos de Tecnologia em Gestão (Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Logística, dentre outros) os cursos de Empreendedorismo Digital, Mídias Digitais e Fotografia permitem ao estudante acesso a conhecimentos que profissionalizam suas ações como empreendedor.

“Além de todos esses benefícios, temos o Tiradentes Innovation Center. Um dos nossos melhores parceiros nas graduações da Unit. Um centro de inovação para gerar, lapidar ideias, estimular o empreendedorismo local, inspirar pessoas, repensar a educação, fortalecer e aperfeiçoar o mercado regional e colaborar com o futuro das profissões”, infere.

Leia também: Unit abre as portas para mais uma edição da Manhã Cidadã

Compartilhe: