V E S T I B U L A R UNIT
MENU

As possibilidades que o curso de Design Educacional oferece

Esse campo do conhecimento se dedica à análise e identificação das necessidades e metas de aprendizagem

às 12h24
Professora tutora, Mirilene Rodrigues
Professora tutora, Mirilene Rodrigues
Compartilhe:

Se engana quem pensa que é fácil elaborar conteúdo para ser ministrado em sala de aula, visto que esse processo necessita de uma série de estudos para que a aprendizagem se torne mais eficiente seja em relação às aulas ou metodologias. Para obter êxito tanto no ensino presencial quanto na modalidade de Educação a Distância (EAD), o profissional de Design Educacional é quem fica encarregado e responsável por pensar e discutir essas questões. 

De acordo com a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues, o Design Educacional é uma área nova e promissora, que por sua vez vem ganhando destaque por conta das tecnologias da informação, do crescimento na oferta e procura do ensino e plataformas virtuais, a qual se mostra relevante em vista da atuação com estratégias educacionais, em como utilizar ferramentas digitais e dispositivos com finalidades pedagógicas, a partir das necessidades dos estudantes. 

“É uma forma de inovar no Design Educacional da apresentação de conteúdos, além de ser muito importante a inovação na educação, pois potencializa o processo de ensino-aprendizagem. Afinal, é possível direcionar as ações e estratégias necessárias para desenvolver as competências e habilidades, a fim de aumentar ainda mais o desempenho dos alunos. Inovando o caminho educacional para que ele seja desenvolvido com soluções criativas, embasadas em dados sólidos e reais, e não só intuitivos e genéricos”, afirma a professora tutora.

No contexto atual, com o avanço do EAD, esse profissional tem se tornado ainda mais requisitado no mercado de trabalho. “O Design Educacional é um campo do conhecimento que atua no planejamento do projeto pedagógico da instituição de ensino. Tendo como principal função criar conteúdo, caminhos e recursos que auxiliem os profissionais da área da educação a proporcionarem experiências significativas na esfera educacional, seja em sala de aula ou espaços virtuais”, destaca.

Quem trabalha na área de Design Educacional precisa desenhar cursos completos ou fragmentos com grande riqueza de recursos. Isso envolve material impresso, vídeos, ferramentas de Learning Management System (LMS), testes, entre outros formatos.

Design Educacional na Unit

A Universidade Tiradentes prepara o aluno da melhor maneira para o mercado de trabalho. Embora seja no formato EAD, o estudante que optar por esse curso terá à disposição um polo com todo suporte e estrutura para realizar suas atividades. Além disso, a Unit busca estar sempre em constante atualização para acompanhar as necessidades do mercado.

Quem se matricular em Design Educacional em 2023, segundo Mirilene, pode pensar em um desenho de curso que auxilie seus profissionais a deixar a turma pronta e motivada para os estudos propriamente ditos, seja através de desafios, práticas descontraídas ou até mesmo momentos motivacionais que abordem os assuntos que serão aprendidos, a fim de que seu público esteja mais disposto e interessado. 

“O curso da Unit também oferece o incentivo à experimentação, pois quando se aprende vivenciando, aprende melhor. Por isso é importante criar experiências que levem o aluno à prática, que o tire da zona de conforto e que “puxem” o seu potencial. A vivência é atrativa. Pode pensar também em momentos de construção e ganho, que ao final dos estudos o aluno tenha aplicado algo referente ao ensino, estimulando a prática, um melhor entendimento do conteúdo e dando a ele a segurança e sensação de que adquiriu de fato o conhecimento. Aprimoramento técnicas para estimular e aquecer a aplicação dos seus conhecimentos”, elenca a professora tutora.

Leia também: Conheça os projetos de alfabetização realizados por egressa da Unit

Compartilhe: