ESTUDE NA UNIT
MENU



Como a tutoria aproxima alunos de professores tutores

É esperado que a tutoria seja composta por profissionais que dominem competências socioemocionais como comunicação, empatia e resolução de problemas

às 14h02
Compartilhe:

O dinamismo da sociedade atual, bem como os avanços tecnológicos estão a exigir processos de formação permanentes capazes de abranger competências e habilidades que favoreçam a adaptação a situações novas, como é o caso da Educação a Distância (EAD), que é preciso estar sempre antenado às inovações para que os alunos da modalidade se mantenham sempre engajados sem perderem o ritmo e o estímulo. 

A tutoria de relacionamento surge como uma excelente alternativa para impulsionar e incentivar os alunos, que muitas vezes não estão acostumados a esse modelo de ensino. A Universidade Tiradentes (Unit), por exemplo, já aderiu a esse método e vem implantando a tutoria em diversos polos. Um deles é o polo EAD da Unit em Umbaúba (SE).

Aqui no polo de Umbaúba, a tutoria de relacionamento iniciou no segundo semestre de 2022. Ela acontece por meio de orientações virtuais e presenciais através das orientações repassadas nos encontros semanais e, de forma virtual, quando solicitam o suporte da tutora para sanar dúvidas. Os momentos que marcam a tutoria de relacionamento são: acolhimento (durante todo o semestre); orientação virtual (google meet, whatsApp, via e-mail, ligação telefônica); orientação presencial (encontros no polo); ambientação; eventos internos e externos”, relata a professora tutora do polo, Deiseane Santos.

Além de diminuir a evasão do ensino superior, a tutoria de relacionamento tem como objetivo estreitar o vínculo do professor tutor com o aluno. Segundo Deise, o tutor atua como suporte no processo acadêmico auxiliando o aluno de forma geral e prestando o suporte para que o aluno se sinta parte importante do processo de ensino aprendizagem. 

“Sabe-se que o ensino a distância, apesar de seus inúmeros benefícios, traz consigo alguns desafios. Dentre eles, está a dificuldade do aluno se adaptar ao ambiente virtual e conseguir ser assíduo em suas atividades. Nesse sentido, o tutor atua auxiliando no processo de ambientação onde, além de explicar e ajudar ao aluno a ter domínio do ambiente virtual, contribui no seu planejamento acadêmico e desenvolvimento das atividades”, destaca Deiseane.

Tutoria de relacionamento em Umbaúba

A participação dos alunos na tutoria de relacionamento no polo EAD em Umbaúba, de acordo com Deiseane, tem ocorrido de forma gradativa, com um avanço considerável durante o semestre. “Dentre os calouros que iniciaram os cursos de graduação esse semestre, 80% participam ativamente da tutoria”, afirma.

Deiseane conta que a tutoria ocorre sempre que necessário, quando é solicitado pelo aluno ou em momentos específicos criados pelo tutor. Além disso, tem sido realizado de forma frequente pelo WhatsApp. Uma das estratégias recomendadas é a compra de um chip para uso exclusivo do tutor, isso permite maior disponibilidade de tempo, tanto nos horários e dias que está no polo, quanto fora dele em horário comercial. 

A aluna do curso de Serviço Social, Alessandra do Carmo, já participou algumas vezes da tutoria de relacionamento e conta que é muito importante para seu aprendizado e desempenho. “Ela traz todo um suporte pedagógico necessário para melhorar o desempenho acadêmico, como tirar dúvidas, ou montar um plano de estudos, além de ser interessante ter alguém que nos instrua se dispondo em prol da nossa melhoria”, ressaltou a futura assistente social.

É esperado que a tutoria seja composta por profissionais que dominem competências socioemocionais como comunicação, empatia, proatividade, organização e resolução de problemas. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado o conhecimento teórico sobre os conteúdos da disciplina.

Leia também: O EAD estimula a autoaprendizagem? Professora tutora explica

Compartilhe: