O coaching e mentoring são duas técnicas muito importantes para a realização pessoal e profissional das pessoas. Ambas as técnicas são utilizadas para ajudá-las a alcançar seus objetivos e a desenvolver habilidades que lhes permitam alcançar o sucesso.
O coaching visa desenvolver habilidades específicas. Portanto, o coach trabalha com o cliente para identificar as áreas em que ele precisa melhorar e, em seguida, desenvolve um plano para ajudá-lo a alcançar seus objetivos e identificar as barreiras que estão impedindo seu progresso para poder superá-las.
Por outro lado, o mentoring é uma técnica que envolve um relacionamento de longo prazo entre o mentor e o mentorado. O mentor é uma pessoa experiente na área em que o mentorado deseja se desenvolver e, portanto, é capaz de oferecer orientação e aconselhamento valiosos. O mentorado aprende com a experiência do mentor e, ao longo do tempo, desenvolve habilidades que lhe permitem alcançar seus objetivos.
Mas, afinal, qual a melhor maneira de escolher um coach e mentoring? O professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Alan Costa aponta que o profissional de coach precisa gostar de estudar e descobrir coisas novas, além da graduação se especializar e participar de capacitações, mentorias e formações.
“Como exemplo de capacitações podemos citar Inteligência Emocional e em relação às formações específicas, de acordo com a Federação Internacional de Coaching há três graus de certificação: coach com prática, o Associate Certified Coach (ACC); o Professional Certified Coach (PCC); e coach expert, o Master Certified Coach (MCC)”, destaca.
Alan também ressalta que antes de escolher um coach é preciso estar atento a alguns pontos. “É importante observar o histórico do profissional, empresas em que ele trabalhou, projetos que já esteve envolvido, cargos que ocupou e entender como isso se relaciona com o seu problema. Além de pesquisar os resultados que ele obteve com alguns clientes”, orienta.
Por se tratar de processos individuais, a abordagem do coach para cada cliente precisa ser de maneira personalizada, segundo Alan. “A abordagem do coach para ajudar os clientes a identificar seus objetivos é geralmente baseada em um processo colaborativo que envolve questionamento e reflexão. O coach normalmente começa o processo fazendo perguntas para ajudar o cliente a explorar seus desejos, valores e motivações”, elenca.
Outro fator a ser levado em consideração é que o estilo do profissional de coaching pode variar de acordo com sua formação e experiência. “Algumas características como empatia, escuta ativa, comunicação clara, flexibilidade e respeito são relacionadas a esse profissional. Através do diálogo o coachee (cliente) irá alinhar suas expectativas junto ao coaching”, infere.
Curso EAD de Coaching e Mentoring
Dividido em quatro módulos, o curso de Coaching e Mentoring da Universidade Tiradentes é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD). Isso significa que todas as aulas e conteúdos são administrados através da plataforma virtual. O aluno só precisa comparecer no polo para a realização das provas no fim do período.
A graduação aborda ainda disciplinas relacionadas com as áreas de Psicologia, Recursos Humanos, Comunicação e Antropologia. Uma das principais bases do Coaching é a Neurociência. Portanto, também há espaço na matriz curricular para esse campo. Para aprender a estimular o potencial dos seus clientes, os alunos estudam ainda sobre estilos de liderança, noções de empreendedorismo e inteligência emocional.
O da Unit EAD conta com todas as ferramentas necessárias para entrar no mercado de trabalho e fazer a diferença. Durante a graduação, adquire uma base consistente de conhecimento técnico-científico e ainda tem a oportunidade de construir o seu projeto de vida com um suporte adequado. Além disso, é capaz de exercer as suas funções com rigor e ética, sempre levando em consideração a importância de ações de responsabilidade social e ambiental, a promoção da diversidade e da cidadania.
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