ESTUDE NA UNIT
MENU

Como escolher um curso EAD após completar o ensino médio

Escolher uma graduação é uma etapa muito importante na vida do estudante, principalmente se a modalidade for EAD; veja como escolher

às 13h59
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Com o fim do ensino médio surgem novas etapas na vida do estudante, escolher um curso de ensino superior é uma delas. Muitos já sabem o que irão fazer antes mesmo de sair da escola, já outros decidem no dia do vestibular. Para que não exista arrependimento no meio do caminho é necessário pensar com calma que curso escolher.

Devido a flexibilidade, custo benefício e comodidade da Educação a Distância (EAD), muitos alunos buscam esse formato como primeira opção, que, felizmente, já possui cursos que antes só existiam no ensino presencial. Mas, como escolher a graduação ideal? Veja a seguir:

  1. Realizar um teste vocacional

Se o aluno ainda não tem ideia do que quer fazer quando terminar o ensino médio ou está em dúvida entre dois ou mais cursos, uma das melhores formas é fazendo um teste vocacional. Vale lembrar, contudo, que o mais indicado é realizá-lo com o apoio de um profissional especialista, que pode ser um psicólogo ou um pedagogo. 

O teste pode ser aplicado individualmente ou em grupo, com entrevistas, dinâmicas e conversas com o orientador. Além de trazer uma boa noção sobre diferentes carreiras. O objetivo final é que o orientando saia dele se conhecendo melhor. O resultado não irá apontar exatamente qual profissão deverá escolher, mas vai mostrar as competências e interesses de quem passou pelo processo.

  1. Conhecer as próprias aptidões

É fundamental que o aluno aproveite o ensino médio para experimentar diferentes situações, além de agarrar as oportunidades que aparecerem para fazer aulas de esportes, artes, participar de grupos de discussões, escrever artigos ou aprender a programar. Assim, ficará mais fácil identificar no que, além das disciplinas ministradas em sala de aula, ele é bom ou como utiliza melhor os conhecimentos que já possui.

  1. Pesquisar a área e o mercado de trabalho do curso

Saber mais sobre as profissões que estão em alta e sobre as habilidades e aptidões que são mais procuradas pelo mercado de trabalho atualmente é muito importante. Caso se identifique com uma profissão que não esteja entre as mais promissoras para o futuro, é preciso verificar como está a geração de vagas e o salário para os profissionais da área.

Essas informações podem ser encontradas em sites como o do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) Perfil MunicípioCatho e Salario.com.br. Neles é possível fazer buscas e ver onde estão as principais oportunidades de trabalho nas áreas nas de maior interesse e com as quais se identifica. 

  1. Visitar instituições de ensino superior

Nada melhor do que experimentar o ambiente em que passará os próximos anos antes de fazer a matrícula. Então, já no terceiro ano é importante começar a visitar as universidades para verificar a infraestrutura que é oferecida e, se possível, participar de algumas disciplinas como aluno ouvinte. A Universidade Tiradentes (Unit), por exemplo, possui uma estrutura qualificada e dispõe de polos de apoio presencial para o EAD, além de contar com um corpo docente qualificado.

Vantagens de escolher um curso EAD

Nem todo mundo mora nos grandes centros, onde a maioria das vezes a universidade está localizada. Ao optar pela Universidade Tiradentes (Unit) será possível escolher em qual dos diversos polos espalhados na região Nordeste, o aluno irá estudar sem precisar viajar para fazer o curso de graduação.

Ou seja, é possível acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que oferece ótimas condições de estudo mesmo que o aluno não resida em uma cidade onde essa instituição tenha uma unidade. Por isso a Unit EAD democratiza o acesso à educação e à qualificação profissional.

Agora que você já sabe os passos para escolher uma graduação e as vantagens de optar por um curso EAD, confira os cursos da Unit e as bolsas de estudos disponíveis para a modalidade a distância.

 Leia também: Entenda a importância da gestão da qualidade em uma empresa

Compartilhe: