ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Escrita Criativa e sua importância para a carreira

Existem inúmeros motivos pelos quais é fundamental realizar um curso de escrita criativa, melhorar o raciocínio é um deles

às 13h40
Compartilhe:

São incontáveis as profissões que têm contato frequente com a comunicação em formato escrito, principalmente com a globalização e a constante evolução tecnológica, que exige que todo profissional se comunique bem. Dessa forma, é imprescindível ter uma boa escrita, e é nesse momento que o curso de Escrita Criativa se faz necessário.

“O curso visa preparar profissionais dispostos a oferecer conhecimentos e conteúdos com características próprias, que atenda às dimensões técnicas, mas não se limite a elas, em que sejam escritos de modo criativo, crítico, reflexivo e pessoal. Ele é destinado a todos que visem comunicar-se e escrever com qualidade, pois, tem como objetivo desenvolver a habilidade de raciocínio para expressar uma ideia de forma atrativa, inovadora e convincente”, explica a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues.

O curso, segundo Mirilene, não é limitado ao estudo da língua portuguesa, ou mesmo da literatura, desse modo, o curso de Escrita Criativa além de melhorar as habilidades relacionadas a produção textual, contribui para concentração, criatividade e melhora o hábito para a leitura e articulação do raciocínio para sínteses e apresentações de trabalho, proporcionando novos olhares sobre o mundo, sob uma perspectiva criativa, crítica e analítica. “Digamos, que aprende a contar histórias de forma diferente”. Completa.

Atualmente, com cada vez mais pessoas acessando a internet, há cada vez mais produção de conteúdo em plataformas digitais, como blogs, redes sociais, e-mails, materiais videográficos, etc. “Com as mais variadas formas e meios de interação, a produção de conteúdo é de certo modo, uma obrigação para marcas e empresas que almejam crescimento. Nesse ínterim, o curso propõe formar profissionais qualificados a produzir conteúdo para internet e meios impressos, nas mais diferentes linguagens”, elenca a professora tutora.

Escrita Criativa EAD na Unit

O curso de Escrita Criativa é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) pela Universidade Tiradentes, tendo somente suas provas realizadas de forma presencial, nos diversos polos da instituição. O curso em destaque tem titulação de tecnólogo e duração média de dois anos, divididos em quatro semestres. Os graduados na área poderão atuar como roteiristas, escritores, editores, redatores, revisores de textos, produtores de conteúdo, entre outros.

“O aluno que se matricular nesse curso terá ao seu alcance um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas na sua atuação. Além do prazer pela leitura, criatividade e concentração, esse curso também enriquece qualquer área, pois nos induz a empatia, recurso indispensável para travar boas relações dentro e fora do trabalho, já que nos leva a pensar nos efeitos que a leitura nos provoca, por olhares diferentes, como um bom leitor do mundo”, ressalta Mirilene.

Vantagens em realizar o curso

A professora tutora destaca que ter uma formação é de grande valia pois fortalece a antiga máxima, que a “prática leva à perfeição”, considerando que assim se cria um diferencial, e sai do senso comum. Sabendo que, tal trabalho exige disciplina, criatividade e conhecimento, além de possuir algumas vantagens, como:

Melhora o raciocínio- Muitos dizem ter dificuldade para expressar ideias por meio da escrita porque desconhecem as técnicas para organizar o raciocínio lógico. Sendo assim, uma das vantagens de investir em um curso de escrita criativa está no fato de desenvolver novas habilidades de escrita além de estimular o processo criativo.

Melhora a qualidade dos textos- Um texto de qualidade é aquele que tem uma combinação inteligente de palavras e chama a atenção por conta de sua desenvoltura na forma de expressar as ideias, além de respeitar todas as normas da língua portuguesa.

Ideias inovadoras- Pensar “fora da caixinha” é algo que pode ser estimulado por meio de técnicas ministradas nas aulas de um bom curso de escrita criativa. Além disso, o convívio com profissionais com longa experiência na área (professores e colegas) em um ambiente criativo pode ser inspirador.

Habilidade de escrever estrategicamente- Escrever de forma estratégica é um dos principais fatores que diferenciam um escritor comum de um ótimo escritor, e o curso de escrita criativa pode proporcionar as ferramentas adequadas para que o aluno se torne esse profissional.

Leia também: Empreendedor digital: a profissão do momento

Compartilhe: