V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Curso EAD de Serviço Social: conheça a importância desta profissão

O assistente social atua em todas as políticas sociais, sejam elas de iniciativa pública, privada ou de organização da própria sociedade

às 15h13
Compartilhe:

O objetivo do assistente social é contribuir com a melhoria da condição de vida dos trabalhadores, das crianças exploradas, da população em situação de rua e de todos os indivíduos que estão à margem da sociedade e que não acessam seus direitos fundamentais. A profissão surgiu e foi regulamentada no Brasil na metade da década de 1930 e até hoje tem um papel fundamental na sociedade.

Por ser uma profissão que lida diretamente com pessoas, é importante ter profissionais qualificados e capacitados para atender as demandas da sociedade. É por isso que a Universidade Tiradentes (Unit) oferta o curso de Serviço Social na modalidade de Educação a Distância (EAD) que possui a mesma qualidade do curso presencial. O diferencial é o fato de o aluno poder estudar onde e quando quiser em qualquer lugar.

A tutora do curso do polo da Unit EAD em Arapiraca, Érika Costa, conta que durante as aulas, os professores trabalham com dinâmicas e metodologias ativas para que os alunos sejam levados a refletir sobre o que tem sido aprendido teoricamente. “Situações hipotéticas são levantadas para o debate, fazendo com que os alunos desenvolvam senso crítico e se preparem para a experiência de estágio, momento em que eles têm a oportunidade de irem aos espaços sócio-ocupacionais e serem acompanhados pelos profissionais/assistentes sociais, os quais chamamos de supervisores de campo”, explica.

Ainda de acordo com a tutora, o assistente social é uma profissão extremamente relevante por conta de inúmeros fatores. “O que ocorre é que somos profissionais demandados pelo Estado, com a finalidade de cumprir um trabalho de viabilizar o acesso dos usuários aos serviços sociais em geral. Trabalhos no campo dos direitos sociais. Levantamos bandeiras e apoiamos os movimentos sociais em suas demandas, justamente por entender que estes são compostos, majoritariamente, pela classe trabalhadora”, afirma.

Área de atuação e mercado de trabalho

Se engana quem pensa que o profissional de Serviço Social está presente apenas nas cadeiras das Secretarias de Assistência Social. Ele pode atuar nos mais diversos campos, no setor público, privado, ou ainda em organizações não governamentais. 

No poder público, ajuda a implementar a política de assistência social em qualquer uma das áreas que perpassam a garantia de direitos. No setor privado, atua prioritariamente na promoção da qualidade de vida do trabalhador e em programas de prevenção de riscos sociais das empresas.

O terceiro setor, que engloba as iniciativas da sociedade civil organizada sem fins lucrativos, também representa um leque de possibilidades para o profissional do serviço social, seja acompanhamento de projetos e ações que buscam defender e garantir os direitos da população, seja realizando no atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

“O mercado de trabalho é vasto, pois, a questão social está em todas as instâncias da sociedade através de suas expressões. Entretanto, infelizmente contamos com lutas diárias para a valorização da nossa profissão, à exemplo da pauta levantada incansavelmente acerca da aprovação de um piso salarial”, infere.

Leia também: Coaching e Mentoring: a profissão que chegou para ficar

Compartilhe: