ESTUDE NA UNIT
MENU

Cursos EAD mais procurados da Unit com salários promissores

Além de tornar o ensino democrático, a educação a distância prepara o aluno para se destacar no mercado de trabalho

às 12h57
Professora tutora, Mirilene Rodrigues.
Professora tutora, Mirilene Rodrigues.
Compartilhe:

O mercado de trabalho passou por uma revolução significativa nos últimos dois anos, especialmente por conta da pandemia causada pela Covid-19, que exigiu a realização do trabalho remoto por parte das empresas. Esse cenário contribuiu para uma grande busca por cursos em áreas como saúde, gestão de pessoas e principalmente da área tecnologia na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

Considerando que, a inserção ao mercado de trabalho é tida como fator preponderante, como também o fato de toda a estrutura curricular ser montada pensando nos aspectos práticos da profissão. De modo que, algumas profissões hoje são muito bem recebidas pelo mercado profissional, sendo a valorização das carreiras uma crescente. 

“Vemos gerações altamente engajadas em diferentes tecnologias, sejam via redes sociais, jogos virtuais, enfim. A tecnologia está cada dia mais presente em nossas vidas, e em consequência contribui para as transformações na educação. Afinal, as soluções tecnológicas podem contribuir com o protagonismo dos estudantes”, afirma a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues.

A Unit oferece muitos desses cursos. Segundo a professora tutora, os mais procurados na instituição são:  

“São cursos que têm boa aceitabilidade no mercado de trabalho, como também se reforçam pela qualidade que são prestados na instituição. Há também a ascensão dos cursos tecnólogos, que apresentam menor tempo de duração, cuja estrutura curricular é montada pensando nos aspectos práticos da profissão, e funcionam tanto para quem deseja ingressar no mundo corporativo, quanto para quem já trabalha e deseja investir no seu crescimento profissional”, ressalta a professora tutora da Unit.

Do ponto de vista profissional, é possível dizer que um aluno formado na modalidade EAD pode ter mais chances de sair na frente em um processo seletivo. Isso porque os recrutadores já começaram a reconhecer algumas características diferenciadas dos estudantes. “Além da esfera técnica e profissional ofertada pelos cursos, são elas: criatividade; organização; flexibilidade, inteligência emocional; proatividade; habilidades relacionadas a gestão de tempo e tarefas; conhecimento de novas tecnologias, vista adaptação ao trabalho remoto, entre outros”, afirma.  

A professora ainda sugere que uma projeção hipotética do EAD daqui a alguns anos é que as aulas sejam cada vez mais multimídias. “Vale destacar que essa já é uma realidade, estamos em vasta parte conectados na maioria do tempo, e muito há de se desenvolver. Entendemos que a educação será mais ligada aos fatos e resultados. Tendo em vista que, se um assunto não for realmente importante, usual, prático para a formação do aluno, venha a ser descartado. Tendo relação teoria e prática mais objetiva”, explicou Mirilene.

A questão dos proventos salariais tem aspectos relativos, pois vai depender do campo de atuação, função que ocupa, local de trabalho e outros fatores. Todavia, cursos como: Administração, Análise de Desenvolvimento e Sistemas, Recursos Humanos, Marketing, Logística tem boa recepção do mercado e retorno financeiro, com previsões de salários promissores e oportunidades de rápida inserção profissional no mercado de trabalho. 

“Para escolher sua graduação, o aluno deve ponderar como aspecto fundamental, a afinidade com a área de atuação, dentre suas habilidades pessoais, para além do mercado profissional. E no ensejo, o aluno precisa ter em mente um plano de carreira. Saber o que é mais importante neste aspecto, seja de imediato e/ou a longo prazo, conhecer as perspectivas de crescimento do setor a qual busca adentrar com seus estudos acadêmicos e preparação profissional. Refletindo também sobre as prioridades e interesses de mercado”, aconselha a professora.

Leia também: Administração é um dos cursos superiores mais procurados em 2022

Compartilhe: