ESTUDE NA UNIT
MENU

Escrita Criativa: o curso que ensina a deixar os textos ainda melhores

A Unit oferta o curso tecnológico, cujo objetivo é formar criadores de conteúdo para trabalhar com diversas linguagens

às 18h31
Compartilhe:

Até pouco tempo, realizar um curso de Escrita Criativa poderia ser algo específico demais para se cogitar. No entanto, existe um mercado crescente que busca por profissionais com um conhecimento especializado no ramo, capazes de produzir um conteúdo envolvente e de qualidade para os mais diversos fins. 

A melhor parte é que o curso está disponível na modalidade de Educação a Distância (EAD) trazendo noções aprofundadas acerca da construção de diferentes tipos de texto, possibilitando a atuação do profissional em contextos literários, mas também educativos, por exemplo.

A coordenadora operacional do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit) Catharine Prata, ressalta que essa área é uma ótima opção para sair da maneira tradicional da elaboração do texto e optar por uma maneira criativa de escrever, como o próprio nome já diz. “A Escrita Criativa vai ter como objeto a poesia, o drama, a ficção, incluindo textos voltados para a escrita de sites, blogs, então traz uma nova tradução do que seria aquele texto tradicional para passar a mensagem”, explica.

Para aqueles que já trabalham no campo da redação – seja ficcional, documental ou jornalística, estudar escrita criativa proporciona o domínio de novas técnicas que podem aperfeiçoar os seus processos narrativos.  “O estudante que for realizar o curso percebe que existem várias formas de passar aquela mensagem, então ele vai utilizar da própria criatividade e autonomia para desenvolver um trabalho que interesse o público. Os jovens tem uma outra forma de perceber a comunicação então esse profissional tem que está aliado com essa nova exigência do mercado”, destaca a coordenadora.

Além de melhorar as habilidades de produção textual, quem passa por uma formação na área de escrita criativa trabalha a concentração, criatividade e melhora o hábito de leitura. “Esse profissional vai fazer a adequação do material para o público que vai estar trabalhando, seja o público mais jovem ou uma exigência mais formal. O diferencial é que ele vai estar utilizando a criatividade, diferente do texto dissertativo e argumentativo que estávamos acostumados há um tempo atrás”, pontua. 

Escrita Criativa EAD

O curso está disponível na modalidade EAD e serve como uma especialização. Durante o curso, os alunos aperfeiçoam habilidades relacionadas a:

  • Leitura: aprendendo como interpretar e analisar textos dos diversos gêneros.
  • Produção textual: conhecendo as técnicas de construção narrativas de texto ficcional e não-ficcionais. 
  • Construção do estilo e da autoria: entendendo como criar e consolidar o seu próprio estilo de escrita. 
  • Campos de atuação para o escritor criativo: compreendendo as possibilidades de atuação profissional dentro dessa área.

Contudo, é importante ressaltar que profissionais de outras áreas também podem fazer esse curso, aperfeiçoando suas habilidades de escrita e aplicando-as em seu contexto profissional. “O curso é como se fosse um prolongamento ou especialização de Letras-Português, entretanto nós temos agora a oportunidade de formar outros profissionais interessados na área de Marketing, Jornalismo, Publicidade, Fonoaudiologia, entre outros profissionais que precisam agregar a profissão, sendo muito interessante porque não se restringe apenas a professores, pois permite que seja elaborado um ambiente virtual de forma dinâmica que interaja com o público”, finaliza.

Leia também: Marinha abre vagas para áreas presentes em cursos EAD

Compartilhe: