ESTUDE NA UNIT
MENU

O que esperar da área de Recursos Humanos para 2023?

Diante dos acontecimentos nos últimos anos, fica evidente que as organizações necessitam de uma transformação cultural que se adapte à nova mentalidade de trabalho

às 22h55
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Dentre as inúmeras mudanças que aconteceram durante a pandemia, as relações de trabalho, principalmente na área de Gestão de Recursos Humanos foram uma delas. Nunca antes estes profissionais foram tão exigidos, os quais estão aprendendo na prática a lidar com os novos desafios que se apresentam. E em 2023 não será diferente.

Antes da pandemia, o trabalho presencial era a realidade da maioria das pessoas e pouco se falava sobre o home office. Com a disseminação da Covid-19, muitas empresas e colaboradores tiveram que se adaptar do dia para a noite a um modelo 100% remoto. Aos poucos, o retorno presencial, com segurança, foi se tornando uma possibilidade e os profissionais começaram a voltar para os escritórios.

Diante deste contexto, um dos principais desafios do gestor de Recursos Humanos foi conseguir manter os colaboradores produtivos, engajados e em sintonia com os valores organizacionais, mesmo que à distância. Ou seja, esse profissional possui um papel fundamental na empresa.

“Ao se falar em sociedade, nós levamos os nossos olhares para as pessoas que fazem parte dela. O profissional de RH, ao lidar diretamente com pessoas, desenvolvendo iniciativas na organização que possam elevar a satisfação, o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos colaboradores, estará contribuindo diretamente com a sociedade”, destaca o coordenador operacional do curso de Ciências Contábeis e dos cursos Tecnólogos em Gestão da Universidade Tiradentes (Unit), Joenison Batista. 

Uma empresa que valoriza seus colaboradores apresenta melhores resultados e ganho de performance. No entanto, é fundamental o papel da liderança como motivador dessa mudança de visão em relação ao trabalho. “Uma das possibilidades para o profissional de RH está associada à consultoria, ou seja, prestar serviços de consultoria de RH para as organizações, realizando um diagnóstico do clima organizacional, traçando estratégias para retenção e desenvolvimento de talentos da organização”, pontua Joenison.

Diante de todos os processos que foram acompanhados nos últimos anos, fica evidente que para 2023 as organizações necessitam de uma transformação cultural que se adapte à nova mentalidade de trabalho. Afinal, todos ganham quando os profissionais trabalham mais satisfeitos e motivados, as equipes são mais saudáveis, os líderes mais completos e as organizações conquistam os melhores resultados.

Curso EAD em Gestão de Recursos Humanos

Ficou claro a necessidade desse profissional para empresa. É uma profissão que está sempre se renovando e acompanhando as atualidades do mundo. Além disso, o mercado de trabalho para o gestor de RH sempre terá espaço. Dessa forma, é importante se especializar cada vez mais na área. Uma das formas é realizando o curso de Gestão de Recursos Humanos, o qual é oferecido pela Universidade Tiradentes na modalidade de Educação a Distância (EAD), permitindo que o aluno possa conciliar trabalho, estudos e a rotina do dia a dia.

“O curso de Gestão de Recursos Humanos da Unit traz como diferenciais um corpo de docentes mestres e doutores, com vivência no mercado. Mediante uma estrutura curricular envolta em conhecimentos teóricos e práticos, o estudante irá aprender no decorrer das disciplinas, quais as principais atividades a serem desempenhadas pelo profissional de RH. Além disso, a UNIT conta com uma estrutura muito completa, desde a estrutura física até o ambiente virtual de aprendizagem AVA”, elenca o coordenador.

Durante a graduação, o curso promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

Dentre as disciplinas estudadas estão: Gestão do Fator Humano; Gestão do Desempenho Organizacional; Sistemas de Trabalho; Gestão por Competência; Técnicas de recrutamento, seleção e treinamento e Planejamento de Carreiras.

Leia também: Recursos fundamentais para aprendizagem no EAD

Compartilhe: