ESTUDE NA UNIT
MENU

Recursos fundamentais para aprendizagem no EAD

Explorar tudo que a internet oferece é uma excelente maneira para incrementar o ensino EAD, principalmente quando se tem acesso a determinados recursos

às 18h45
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

É notório a maneira como o Ensino a Distância (EAD) revolucionou a forma de estudar, por ser um modelo de aprendizagem que tem unido todas as vantagens que contribuem para os alunos conquistarem cada vez mais o diploma de ensino superior com muito menos dificuldade. 

Aliado à internet, o EAD conta com recursos fundamentais que podem ser incrementados na aprendizagem, pois, muitas vezes, é possível ter acesso a bibliotecas, livros disponíveis gratuitamente, e muito mais. Conheça alguns deles:

  1. Google Acadêmico

O famoso Google é um excelente aliado e engana-se quem pensa que a plataforma se resume apenas a um site de buscas. Ele pode ser um recurso chave para alguém que está estudando em um curso EAD. Além de plataformas como o YouTube, Notícias etc.; existem as buscas refinadas, e o Google Scholar, que também é conhecido como Google Acadêmico.

Nessa ferramenta, o estudante terá acesso a pesquisas aprofundadas sobre qualquer assunto, podendo encontrar artigos científicos, projetos de pesquisa, dissertações de mestrado e teses de doutorado, entre outras possibilidades. Esse tipo de material é rico, uma vez que, um artigo científico trará como referências muitos outros livros e outros textos sobre a temática abordada. 

  1. YouTube

Além das aulas fornecidas pela instituição, também é possível usufruir das que estão gratuitamente na internet. O YouTube é um portal repleto de materiais e basta uma simples busca para encontrar algo interessante. É importante buscar por vídeos de pessoas que realmente entendem da área discutida, para assim não correr o risco de aprender equivocadamente. 

  1. Blogs e o compartilhamento de conteúdo 

Além dos fóruns e chat, os blogs estarão disponíveis em algumas plataformas EAD como uma maneira de compartilhar textos dos próprios alunos com os demais, e, assim, agregar conteúdo. É importante que o aluno nunca esqueça de pontuar as referências ao escrever, para que assim todos possam buscar a origem da informação colocada.

  1. Bibliotecas virtuais

Por conter livros voltados para todos os cursos, o aluno não vai precisar perder tempo procurando por obras aleatoriamente. Além das disponibilizadas durante a graduação, é possível buscar na internet bibliotecas com obras de domínio público. Estudar além do que foi passado é uma boa forma de melhorar o aprendizado e a internet é um campo aberto de possibilidades, que, se usado com cuidado, será útil.

Leia também: Trade de Investimento: o que faz um profissional da área? Entenda

Compartilhe: