ESTUDE NA UNIT
MENU

O sucesso do EAD e o impacto no cenário educacional

Professora tutora da modalidade comenta as vantagens e benefícios do EAD e sua importância para a educação

às 21h57
Professora tutora- Aurisângela Nascimento
Professora tutora- Aurisângela Nascimento
Compartilhe:

A Educação a Distância (EAD) oferece um processo completo de aprendizado de maneira dinâmica e mediada por meio de tecnologias avançadas. Embora os alunos e os tutores estejam separados por tempo e espaço, é possível fazer uma integração virtual pautada na interatividade e construir um ótimo ambiente de aprendizado.

Outro fator importante, é que o EAD é versátil e atende a todas as preferências, uma vez que, a modalidade dispõe de formatos como o híbrido, semipresencial e 100% online. A professora tutora Aurisângela Nascimento do polo da Universidade Tiradentes (Unit) EAD em Poço Verde (SE), trabalha com a modalidade semipresencial há mais de oito anos e comenta as vantagens que esse formato de ensino trouxe.

“O ensino semipresencial é um avanço para o desenvolvimento da educação do país, permitindo uma maior oferta de cursos com um custo menor, facilidade de acesso, flexibilidade de horário aos alunos e professores. Além de possuir uma grande importância de poder chegar a todos os locais, onde muitas pessoas não têm condições de se deslocar todos os dias para universidades presenciais, onde geralmente se encontram nas maiores cidades ou até mesmo apenas nas capitais”, pontua.

Além dessas vantagens, a professora também cita os diferenciais que o ensino semipresencial possui. “Ter autonomia para fazer a rotina de estudos; facilidade de acesso; desenvolvimento do pensamento crítico; desperta maior interesse e habilidades com tecnologia; flexibilidade de horário, pois é apenas um encontro semanal; redução de custos, já que a mensalidade é acessível; reconhecimento pelo mercado de trabalho, visto que o diploma é o mesmo do presencial e apoio e suporte do professor tutor em toda sua jornada”, contempla.

Embora o modelo de ensino seja repleto de vantagens e benefícios, é importante buscar uma instituição qualificada e que atenda a todas as necessidades do aluno que procura pelo EAD. “O ensino EAD quando realizado em uma universidade comprometida com o ensino aprendizagem como a Universidade Tiradentes, a qualidade do profissional que é colocado no mercado de trabalho não diverge com nenhum outro. Eu espero que cada vez mais as pessoas se conscientizem que o protagonismo será sempre do aluno, que ele pode ser o profissional que quiser ser e espero que mais cursos possam surgir para esta modalidade” finaliza.

Leia também: EAD cresce em ritmo acelerado desde o primeiro ano pandêmico

Compartilhe: