ESTUDE NA UNIT
MENU

Procura por EAD aumentou durante a pandemia e continua crescendo

Flexibilidade e custo benefício são algumas das vantagens que fazem os alunos procurarem a modalidade

às 12h12
Coordenadora do EAD da Universidade Tiradentes em Alagoas, Flávia Pimentel
Coordenadora do EAD da Universidade Tiradentes em Alagoas, Flávia Pimentel
Compartilhe:

A Educação a Distância (EAD) se tornou uma modalidade praticamente obrigatória durante a pandemia, já que para dar continuidade aos estudos, somente o ensino online era permitido. Entretanto, o EAD continua sendo procurado até hoje devido às inúmeras vantagens que ele apresenta como flexibilidade e custo benefício.

A fim de esclarecer algumas dúvidas que muitas pessoas ainda possuem, a coordenadora do EAD da Universidade Tiradentes em Alagoas, Flávia Pimentel explica os benefícios desse formato de ensino. 

O EAD é uma modalidade tão importante quanto as outras

Os cursos EAD também têm avaliação do Ministério da Educação (MEC), o que torna a qualidade de ensino semelhante à dos cursos presenciais, porém sem precisar comparecer presencialmente no ambiente de ensino todos os dias.

“Estudar a distância não diminui o aprendizado. Ao contrário, as ferramentas de ensino aprendizagem possibilitam que o aluno desenvolva seu conhecimento e até aprimore habilidades extras, como autodisciplina, melhora a gestão do tempo e passa a ter domínio das tecnologias”, diz Flávia.

Habilidades desenvolvidas pelo aluno EAD 

Estudar em horários alternativos contribui para o aumento da produtividade, à medida que os profissionais escolhem a melhor hora de estudo eles medem o rendimento.

Além de adquirir outras habilidades. “Disciplina, organização, autonomia, foco, proatividade, autoconhecimento, domínio de ferramentas tecnológicas são algumas características do aluno EAD”, pontua Flávia.

Vantagens do ensino a distância

Os materiais didáticos ficam disponíveis o tempo inteiro e até mesmo, alguns meses depois do final do curso. As ferramentas de aprendizagem possibilitam uma participação mais ativa dos estudantes entre si, com os professores e tutores. Além de muitas outras vantagens,

“O aluno tem uma rotina de estudo mais flexível, além de possibilitar o contato com novas ferramentas digitais, desenvolver a autodisciplina e fazer com que os limites geográficos não sejam empecilhos. Por se tratar de uma modalidade de ensino eficaz, onde o aluno realmente aprende, é de custo mais acessível e o diploma tem a mesma validade do presencial”, ressalta.

Leia também: Entenda a importância de ter um grupo de estudos no EAD

Compartilhe: